O HOMEM NASCEU PARA A LUTA – RABINO NISSIM KATRI
A vida é uma luta com a qual devemos lidar e não algo do qual precisamos fugir.
O grande sábio Rabi Ytzchak Abuhab comenta: “Pouco conhecimento é necessário para deslizar montanha abaixo. Caminhar para uma vida autodestrutiva é a coisa mais fácil que uma pessoa pode fazer. Nem conhecimento, nem sabedoria são necessários para alguém achar seu caminho para o abismo”.
Lidar com a realidade é difícil. Há, provavelmente, um número de fatores que contribuem para a epidemia do vício. Um deles é a expectativa de que tudo deve ser fácil e confortável. Estresse e desconforto são vistos como anomalias. Jovens, em particular, sentem que se a vida não é mamão com açúcar algo está errado e pode ser corrigido com uso de químicos.
Sofrer pode não ser uma virtude, mas a busca do conforto tem sido levada ao extremo oposto. Os remédios mais regularmente prescritos nos EUA são tranquilizantes, em milhões de doses. Muitos deles são viciantes. A facilidade com que eles são prescritos e ingeridos promove o conceito de que o desconforto não pode ser tolerado. Esta é a mensagem do vício.
A Torá diz: “o homem nasceu para a luta”. Tranquilizantes são remédios, e devem ser usados apenas quando há doença. Estar desgostoso com o mundo não é uma doença. A vida é uma luta com a qual devemos lidar e não algo do qual precisamos fugir.
RABINO NISSIM KATRI
RABINO NISSIM KATRI – É emissário do Rebe de Lubavitch e diretor do Beit Chabad de Belo Horizonte/MG. . Foi dos primeiros rabinos a serem ordenados no Brasil. Saiba mais.