DR. MARCELO LANGER WROCLAWSKI É O NOVO PRESIDENTE DA SBU/SP PARA O BIÊNIO 2022/23 – POR GLORINHA COHEN

“Manteremos os projetos de sucesso das gestões passadas, como o podcast Uro-Talks, os encontros on-line intitulados Sabadão Urológico, e o congresso “horizontal” de uro-oncologia, o OncoClub, dentre outros, e implantaremos novas iniciativas, como o “Saber Fazer” e o “Aconteceu”.

Mas, a “cereja do bolo” será a organização do XVII Congresso Paulista de Urologia (CPU), que se constituirá no maior evento urológico da América Latina no ano de 2022 e já tem data marcada: 3 a 6 de setembro, no WTC, em São Paulo”

Mestre e doutorando pela Faculdade e Medicina do ABC (FMABC), onde também se formou, em 2003, o Dr. Marcelo Langer Wroclawski é o novo presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), seccional São Paulo, para o biênio 2022/2023, tendo sido, na última gestão, vice-presidente da entidade.

“É uma grande responsabilidade estar à frente de uma Sociedade com quase 2.000 urologistas, tão pujante, que preza pela educação continuada de qualidade e pela defesa profissional. Conseguimos formar um grupo extremamente motivado, que certamente se esforçará muito para atingir todas as expectativas, mantendo projetos de sucesso e implantando novas ideias”, disse o Dr. Marcelo, que tem ao seu lado uma equipe first class formada pelos Drs. Wagner Eduardo Matheus (vice-presidente), Fernando Nestor Facio Jr. (1º secretário), Cristiano Mendes Gomes (2º secretário), Felipe de Almeida e Paula (1º tesoureiro) e Leonardo Seligra Lopes (2º tesoureiro).

Dentre os desafios da nova equipe médica estão a responsabilidade de representar os interesses de seus membros, o resgate da visão federativa da Sociedade, além do trabalho pela defesa profissional, educação continuada, conscientização do público leigo e transparência administrativa.

“Felizmente conseguimos unir toda a comunidade urológica do Estado e, assim, remaremos juntos, com o objetivo de engrandecer ainda mais a especialidade. Manteremos os projetos de sucesso das gestões passadas, como o podcast Uro-Talks, os encontros on-line intitulados Sabadão Urológico, e o congresso “horizontal” de uro-oncologia, o OncoClub, dentre outros e implantaremos novas iniciativas, como o “Saber Fazer” e o “Aconteceu”, destacou o novo presidente.

“Mas, a “cereja do bolo” será a organização do XVII Congresso Paulista de Urologia (CPU), que se constituirá no maior evento urológico da América Latina no ano de 2022 e já tem data marcada: 3 a 6 de setembro, no WTC, em São Paulo”, finalizou ele.

Dr. Marcelo Langer Wroclawski

Com especialização (residência médica) em cirurgia geral (Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo) e urologia (Faculdade de Medicina do ABC), realizou Fellow em uro-oncologia no Mount Sinai Hospital / University of Toronto em 2010 e em 2011 foi escolhido como Scholar da American Urological Association, através do AUA/SBU Academic Exchange Program, realizando aperfeiçoamento em cirurgia minimamente invasiva no Denver Health Medical Center.

Em 2011, apresentou dissertação de mestrado em ciências da saúde, com ênfase em uro-oncologia, no programa de pós-graduação da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC).

Desde 2009 é cirurgião do Programa de Transplante Renal do Instituto de Responsabilidade Social da Sociedade Beneficiente Israelita Brasileira Albert Einstein. Na FMABC, exerce a função de Professor Afiliado da Disciplina de Urologia e é responsável por esta especialidade durante o Internato (sexto ano) do curso médico.

Sobre a SBU

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é uma entidade médica com 90 anos de fundação, que congrega mais de 4.500 médicos associados em todo o País, sendo 30% relativos ao Estado de São Paulo. Sem fins lucrativos, representa os profissionais da especialidade de Urologia clínica e cirúrgica, responsável pelo diagnóstico e pelo tratamento das enfermidades do sistema urinário, de ambos os sexos, e do sistema genital masculino.

A seccional São Paulo tem mais de 50 anos e cerca de 2.000 médicos associados. Desde 2004, realiza campanhas anuais de conscientização sobre o câncer de próstata para aumentar a sobrevida e a qualidade de vida de pacientes acometidos pela doença. Mais recentemente outras campanhas também vêm sendo organizadas, como as sobre câncer de bexiga, incontinência urinária, litíase renal, tumor de testículo, dentre outras.

Para mais informações, acesse: www.sbu-sp.org.br