RASTREAMENTO DE MAMA ATRAVÉS DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA COM PROTOCOLO RÁPIDO – POR GLORINHA COHEN
Na ressonância magnética com protocolo rápido (Fast Breast MRI) não há radiação associada a este estudo, nem compressão das mamas e dura cerca de 6 minutos. É direcionada a detectar lesões malignas com uma redução do tempo que a paciente fica no aparelho e no custo do exame (cerca de 1/3 do valor do exame convencional).
Se é verdade que a mamografia é o exame que apresenta o melhor custo benefício para detecção do câncer de mama e quando realizada anualmente por mulheres acima de 40 anos contribui para a redução da mortalidade em razão da doença, não menos verdade é a existência de mamas com parênquima denso, que diminui a sensibilidade do método, podendo desta forma não detectar algumas lesões malignas.
Mas, isto pode ser coisa do passado pois, desde agosto de 2021, a Eigier Diagnósticos realiza em São Paulo o rastreamento de mama através de Ressonância Magnética com Protocolo Fast (rápido), um exame que não necessita de compressão das mamas e que tem uma sensibilidade maior para detecção de lesões malignas – estudos sobre este protocolo já existem desde 2014 e nos últimos anos o exame já é executado em vários serviços, inclusive nos EUA. E você pode se beneficiar com isto!
Mamografias, RM de mamas e RM com protocolo rápido
É sabido que as mamografias são um ótimo método para o rastreamento do câncer de mama. No entanto, o tecido mamário denso pode dificultar a detecção de alguns tipos de câncer de mama apenas pela mamografia.
A ressonância magnética de mamas, por sua vez, é um exame mais sensível e pode detectar duas vezes mais cânceres de mama do que a mamografia, porém é um exame extenso e demorado (dura cerca de 30 a 40 minutos) e de alto custo.
Na ressonância magnética com protocolo rápido (Fast Breast MRI) não há radiação associada a este estudo, nem compressão das mamas e dura cerca de 6 minutos. Requer uma injeção de contraste (gadolineo) administrada por via intravenosa, como na ressonância convencional, e é direcionada a detectar lesões malignas com uma redução do tempo que a paciente fica no aparelho e no custo do exame (cerca de 1/3 do valor do exame convencional). Em outras palavras, é um exame que inclui apenas as sequências mais importantes para detectar o câncer de mama e tem se mostrado muito eficaz. E, como acontece com qualquer outro exame de triagem, lesões não cancerosas adicionais também podem ser detectadas, o que pode exigir biópsia ou acompanhamento adicional com RM, mamografia ou ultrassonografia. Mas, A Fast Breast MRI não deve substituir a mamografia anual, da qual é uma aliada.
Quando a RM com protocolo rápido está indicada?
Ela está indicada principalmente no rastreamento para pacientes com mamas densas que apresentam redução de sensibilidade na mamografia (cerca de 38%) e em pacientes com risco elevado para câncer de mama. Um diagnóstico tardio de câncer pode levar ao aumento do tamanho do tumor e um pior prognóstico.
De acordo com estudos, quase metade de todas as mulheres com 40 anos ou mais que fazem mamografias têm mamas densas. Ela pode ser indicada também para pacientes que não toleram uma ressonância de protocolo normal pela duração do exame e não é necessário qualquer tipo de preparação prévia.
Sobre a Eigier Diagnósticos
A Eigier Diagnósticos é o braço direito do Grupo Eigier, que está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.
Fundado pelo médico radiologista Dr. Alberto Eigier, o empreendimento iniciou-se na capital paulista em 1978, com a inauguração de sua clínica particular, percursora em ultrassonografia no Brasil.
O Grupo conta com uma equipe de mais de 500 profissionais entre médicos radiologistas especializados em diversas modalidades, enfermeiras, técnicos e pessoal administrativo.
Saiba mais: https://eigierdiagnosticos.com.br/