FERNANDO LOTTENBERG RECEBE A MEDALHA ANCHIETA E O DIPLOMA DE GRATIDÃO DA CIDADE DE SP
A Câmara Municipal de São Paulo, através do vereador Daniel Annenberg (PSDB) homenageou com a Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da cidade o advogado Fernando Lottenberg, ex-presidente da Confederação Israelita do Brasil (CONIB) e atual presidente do Conselho Consultivo da instituição, por “atividades com significativo valor para a comunidade e para a cidade”. A Sessão Solene para entrega da honraria aconteceu na noite desta terça feira (22), no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo.
Bacharel em Direito, Mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito e Doutor em Direito Internacional Público pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Fernando Lottenberg é também o primeiro comissário da Organização dos Estados Americanos (OEA) para monitoramento e combate ao antissemitismo.
Além da reconhecida trajetória profissional, Lottenberg vem desenvolvendo atividades importantes para a comunidade e para a cidade de São Paulo.
“Uma honra homenagear Fernando Lottenberg com a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo. Além da reconhecida trajetória profissional, Fernando vem desenvolvendo atividades com significativo valor para a comunidade judaica e para a nossa cidade. Dentre tantas atribuições, Fernando é hoje o primeiro comissário da Organização dos Estados Americanos (OEA), um grupo que reúne 35 Estados das Américas com o objetivo de promover a democracia, os direitos humanos, a segurança e o desenvolvimento, além de ser um organismo facilitador do diálogo pelo fim de crises institucionais. O cargo hoje ocupado por Lottenberg tem como missão o monitoramento e combate ao antissemitismo, cuja responsabilidade fundamental é unir forças no Hemisfério Ocidental para enfrentar o flagelo da discriminação e do ódio. O antissemitismo não é um problema apenas da comunidade judaica, mas das sociedades que fazem parte do continente; é uma questão ligada à defesa da democracia e dos direitos humanos, tão necessário nos dias de hoje”, disse Daniel Annenberg.
Veja abaixo as palavras de alguns ilustres que lá estiveram:
“Essa medalha é mais que merecida para quem sempre lutou pela coletividade, sempre trouxe a importância do pluralismo da nossa sociedade para construir laços fraternos e pontes, fazendo com que as pessoas se aproximassem e vissem o quanto a nossa comunidade pode e tem colaborado para uma sociedade mais justa, não só voltada para a nossa coletividade, mas para toda a sociedade. Você é um orgulho para todos nós. Essa medalha nos representa”. – Jean Gorinchteyn, Secretário de Saúde do Estado de SP.
“Certamente nessa mesa sou a pessoa que mais conhece o Fernando. Fomos educados juntos e fui testemunha de cada um dos esforços que ele empreendeu no sentido de criar um conceito de respeito em cima de um conhecimento acumulado”. – Claudio Lottenberg, presidente da CONIB – Confederação Israelita do Brasil.
Celia Parnes, Secretária de Desenvolvimento Social do Estado de SP, disse de forma bastante emocionada, que é um orgulho imenso que todos sentem por Lottenberg. “Orgulho da tua coragem em tantos embates e tantos posicionamentos ao longo da tua trajetória. O quanto você sempre foi correto, o quanto você sempre escutou todos os lados antes de se posicionar, a sua ética e a sua trajetória fazem de você um membro muito respeitado na comunidade judaica, mas também um membro muito respeitado na sociedade como um todo”.
“Fernando tem contribuições enormes como a Lei antiterrorismo. Você é a representação da comunidade judaica em seu mais alto nível, uma pessoa respeitadíssima, um advogado de muita qualidade, uma pessoa amiga dos amigos”. – Julio Serson, secretário de Relações Internacionais da CONIB.
“Muito honrado com a concessão da Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão, outorgada pela Câmara Municipal de São Paulo, através do vereador Daniel Annenberg. Foi aqui que meus avós chegaram e nossa família se desenvolveu, meus pais foram a primeira geração nascida aqui. Também sou nativo da Capital, onde estudei e me formei. Sou advogado e conselheiro, atuando na área do direito empresarial, mas sempre achei que a vida não pode se limitar apenas ao trabalho remunerado. Entre atividades sociais, públicas e comunitárias, procurei me dedicar de forma voluntária a diversas instituições. É uma maneira modesta de retribuir à São Paulo e ao Brasil o que deles recebi”, encerrou Fernando Lottenberg.
Fotos: Afonso Braga