A elevação espiritual das mulheres – Rav Efraim Birbojm

Um lar harmonioso se forma quando o respeito e a admiração falam mais alto do que o ego e o autoritarismo. Antes de apontar o dedo para o outro e culpá-lo pelos problemas no relacionamento, aponte o dedo para si mesmo e verifique se você está cumprindo a sua parte.

“Certa vez, um jovem rapaz foi conversar com o rabino. Ele estava visivelmente chateado e, logo que o rabino perguntou como ele estava, começou a desabafar:

– Rabino, está tudo péssimo. Minha esposa não quer me escutar!

– Mas por que você pensa que sua esposa deveria escutar você? – perguntou o rabino.

– Pois a esposa deve escutar o marido – respondeu o jovem rapaz – Foi assim que eu aprendi que deve ser.

– Mas por que a esposa deve escutar o marido? – insistiu o rabino.

– Pois o marido é o senhor da casa – respondeu o rapaz, já visivelmente irritado por estar sendo contrariado.

– Você está errado – exclamou o rabino – A primeira coisa que você, como marido, deve seguir, é o princípio de que o homem deve honrar sua esposa mais do que a si próprio. E, então, a mulher honrada terá um marido quem ela poderá respeitar e amar. Quando o homem não preencher sua função, então é a mulher que deve, com respeito, fazê-lo parar para refletir.

O jovem rapaz então entendeu que realmente não estava fazendo a sua parte. Daquele dia em diante ele se esforçou para cuidar de sua esposa como deveria, e a harmonia voltou a reinar no lar”.

Um lar harmonioso se forma quando o respeito e a admiração falam mais alto do que o ego e o autoritarismo. Antes de apontar o dedo para o outro e culpá-lo pelos problemas no relacionamento, aponte o dedo para si mesmo e verifique se você está cumprindo a sua parte. Se o marido quer ser tratado como rei, antes de tudo ele deve verificar se está tratando sua esposa como uma rainha.


RAV EFRAIM BIRBOJM

RAV EFRAIM BIRBOJM – Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, começou seu processo de Teshuvá (retorno ao judaísmo) aos 25 anos, através da Instituição “Binyan Olam”. Saiba mais.

Email: efraimbirbojm@gmail.com

20
20