Nada mais completo que um coração quebrado – Rav Efraim Birbojm

Enquanto o seu momento não chegar, siga aprimorando suas capacidades e busque dar o melhor de si em tudo o que fizer.

Certa vez um jovem procurou um sábio para receber orientações sobre como agir diante das circunstâncias que se apresentavam em sua vida. Ao encontrar o sábio, expôs o problema:

– Gostaria de entender o que há de errado comigo. Desde criança eu sou o mais esforçado da minha família. Comecei a trabalhar desde muito cedo, ao contrário dos meus irmãos, que nunca fizeram nada, mas sempre recebiam uma atenção especial dos meus pais. Na escola, apesar de minhas notas sempre estarem entre as melhores, nunca recebi nenhum elogio dos meus professores, diferente de alguns colegas que eram mais populares e frequentemente recebiam ajuda para passar nas provas. Ontem, na empresa onde trabalho, meu colega foi promovido a supervisor, mas é a mim que todos os colegas, inclusive o recém-nomeado supervisor, recorrem quando querem tirar suas dúvidas. Por que o meu valor nunca é reconhecido?

O sábio deu um sorriso suave, olhou nos olhos do rapaz e disse, em um tom sereno e cheio de compreensão:

– Eu entendo que essas situações abalem você. Mas observe a natureza e você compreenderá o sentido de tudo isso. Na floresta, as maiores árvores são aquelas que foram desprezadas pelos lenhadores e, só por isso, puderam crescer até o limite de suas capacidades. Aquelas vistas como árvores de madeira nobre tiveram seu crescimento interrompido muito antes.

– Na vida o mesmo acontece – continuou o sábio – todo aquele que é exaltado desde muito cedo pelas suas capacidades se assemelha à árvore nobre que é cortada pelo machado do lenhador e ali estagna seu crescimento. Todo homem que é honrado pelo pouco que já possui considera esse pouco como uma grande fortuna e se acomoda, já não crescendo mais. Já aqueles que ainda não foram “descobertos” por seus tesouros seguem livres em seu crescimento, até que um dia, assim como as mais altas árvores, não poderão mais ocultar sua grandeza.

– Chegará o dia – concluiu o sábio – no qual você encontrará seu lugar. D’us coloca estas dificuldades em sua vida para que você não se acomode, não se sinta como um “hóspede” na jornada da vida e resolva permanecer ali, confortável e seguro. Enquanto o seu momento não chegar, siga aprimorando suas capacidades e busque dar o melhor de si em tudo o que fizer.

Ao ouvir essas palavras, o jovem acenou com a cabeça, demonstrando haver entendido o valor daquele conselho e, com um leve sorriso no rosto, agradeceu e partiu.


RAV EFRAIM BIRBOJM

RAV EFRAIM BIRBOJM – Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, começou seu processo de Teshuvá (retorno ao judaísmo) aos 25 anos, através da Instituição “Binyan Olam”. Saiba mais.

Email:

20
20