Uma Estrela de David como Tatuagem – Por Tzvi Freeman

Pergunta:

Sou um judeu com 21 anos e estou pensando em fazer uma tatuagem. Pensei em fazer a Estrela de David. Por outro lado, ouvi dizer que as tatuagens violam a Lei Judaica. Pode me explicar a razão?

Resposta:

O fato de você gostar de uma Estrela de David diz-me que você tem orgulho de ser judeu. A questão é o que acharia o Rei Davi ao ter sua estrela tatuada em sua pele. Para ele, tatuagem era algo que os idólatras decadentes faziam, juntamente com sacrifício de crianças e cortes no corpo.

Veja você, D’us não poderia ter sido mais explícito na Torá. Está bem ali, junto com outras ações idólatras, em Levítico 19:28: “Não farás uma tatuagem em si mesmo. Eu sou o Eterno.”

Todas aquelas coisas que os idólatras faziam, mesmo se não são feitas com intenções idólatras, ainda têm aquela impureza espiritual (conhecida em hebraico como tumá) imbuída nelas. A Torá proíbe tatuagens para que não entremos em contato com aquela impureza e a levemos pelo resto da vida.

Esta é a coisa desagradável sobre as tatuagens: elas são permanentes. Uma pesquisa online em 2002 indicou que 19% daqueles que fizeram tatuagens se arrependeram mais tarde. Imagine se você a certa altura decidir que não quer mais sua tatuagem. É difícil e muito dolorido remover uma tatuagem permanente, e quase impossível sem deixar marcas.

Sim, há muita pressão dos amigos. Algumas dessas tatuagens realmente parecem bacanas. Mas veja, você agora é um adulto. Pense um pouco mais profundamente sobre aquilo que você faz antes de fazê-lo. Talvez deva tentar alguma outra maneira de se conectar com seu Judaismo, como correias de couro e caixas (i.e., tefilin) para colocar ao redor do braço e da cabeça.

Por Tzvi Freeman

Rabino Tzvi Freeman, editor sênior de Chabad.org, também lidera nossa equipe Pergunte ao Rabino. É autor de Trazendo o Céu para a Terra. Para inscrever-se e receber atualizações regulares sobre os artigos de Rabino Freeman, visite os Freeman Files.

Fonte: https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/2904159/jewish/Uma-Estrela-de-David-como-Tatuagem.htm

20
20