A SABEDORIA DE SABER A DIFERENÇA – POR RABINO SIMON JACOBSON

A sabedoria vem da humildade. Um copo cheio não pode ser enchido. Quando você está repleto de si mesmo e de suas necessidades, “Eu e nada mais”, não há espaço para mais. Quando você se “esvazia” em face de algo maior que você mesmo, sua capacidade de receber aumenta além dos seus limites notados previamente.


Deixando de Controlar

“D’us, conceda-me a serenidade de aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem de mudar as coisas que posso, e a sabedoria para conhecer a diferença”.

Essa prece, escrita por Dr. Reinhold Neibuhr por volta de 1932 e adotada pelos fundadores de Alcoólicos Anônimos em 1940, é familiar para milhões de pessoas, muitas das quais nunca colocaram o pé numa reunião dos AA. Ela expressa uma ideia fundamental em crescimento espiritual e auto aperfeiçoamento: há coisas que transcendem o controle humano, ou pelo menos seu controle individual, e tentar controlar aquilo que você não pode vai lhe deixar louco.

E mesmo assim, apesar do que está em foco, nem sempre sabemos o que está além do nosso controle e o que podemos fazer por nós mesmos. Felizmente, a tradição de 4.000 anos da Cabalá tem algumas respostas.

O Que Você Não Pode Mudar

Você não pode mudar o passado. Porém, quando a pessoa errou ou foi prejudicada por outras, ela tem o poder não apenas de corrigir seus caminhos, mas seu passado pode lhe ensinar (e a todos nós) novas maneiras de atingir alturas que as pessoas sem aquelas experiências jamais podem alcançar. Isso não é dizer que sofrimento é preferível ou justificável – temos de evitar causar sofrimento aos outros a todo custo e tratar aqueles que sofrem com compaixão. Mas não podemos voltar o relógio, e precisamos nos perguntar: Como posso crescer através da minha experiência, e: O que faço em seguida?

O Que Você Pode Mudar

Os místicos ensinam que você pode mudar a si mesmo, e mudar a si mesmo tem o poder de afetar o mundo por meio de um efeito cascata espiritual. Ao reconhecer nossas fraquezas e falhas em potencial, sendo responsável e assumindo responsabilidade, retificando nossos erros – demonstramos realmente a suprema dignidade humana: reparar um mundo quebrado. Afinal, a confiança não é construída sobre a perfeição, mas sobre responsabilidade. Errar é humano: reparar é Divino. Quando nos elevamos para corrigir um crime do passado, manifestamos a majestosa Imagem Divina na qual fomos criados – a capacidade de transcender nossa mortalidade, ir além da nossa humanidade, nossas ofensas, até além do nosso passado, e sairmos mais fortes do que antes da queda. O poder e a habilidade de transformar nosso passado é usar o conhecimento recém encontrado e os métodos que vêm das experiências dolorosas para abrir canais sem precedentes de santidade.

A Sabedoria de Saber a Diferença

A sabedoria vem da humildade. Um copo cheio não pode ser enchido. Quando você está repleto de si mesmo e de suas necessidades, “Eu e nada mais”, não há espaço para mais. Quando você se “esvazia” em face de algo maior que você mesmo, sua capacidade de receber aumenta além dos seus limites notados previamente. Humildade é a chave para a transcendência; para atingir além de si mesmo. Somente a verdadeira humildade dá a você o poder de total objetividade. Humildade é sensibilidade; é o saudável reconhecimento de que você pode ser melhor do que é e de que pode esperar mais de si mesmo.

Exercício:

Examine um erro do seu passado. O que você pode aprender com ele? Como ele oferece a você a oportunidade de uma mudança significativa em sua vida?


Rabino Simon Jacobson – MLC – Meaningful Life Center

O rabino Simon Jacobson é um orador, educador e mentor de milhares. Ele é o autor do livro best-seller “Toward a Meaningful Life”, uma publicação de William Morrow que já vendeu mais de 400.000 exemplares e foi traduzido para hebraico, francês, espanhol, holandês, português, italiano, russo, alemão, húngaro, tcheco e georgiano. O rabino Jacobson dirige o The Meaningful Life Center, chamado de “Spiritual Starbucks” pelo New York Times, que conecta o secular e o espiritual por meio de uma ampla variedade de programação ao vivo e online, apresentando os ensinamentos universais da Torá como um plano de vida para as pessoas de todos os fundos.

Com sua visão aguçada da condição humana, ele tem a capacidade única de oferecer clareza e direção, especialmente em tempos difíceis. O rabino Jacobson e o MLC foram elogiados por criarem uma programação ininterrupta que nutre os corações e almas das pessoas.

Fonte:

https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/5148550/jewish/A-Sabedoria-de-Saber-a-Diferena.htm

20
20