Quantos passos diários de caminhada são necessários para viver mais?

[Imagem: Daniel Reche/Pixabay]

Quantidade de passos por dia

Uma meta-análise de 15 estudos científicos, envolvendo quase 50.000 pessoas de quatro continentes, trouxe novas informações para identificar a quantidade de passos diários que garantem uma boa saúde e a maior longevidade – e se o número de passos é diferente para pessoas de diferentes idades.

O frequentemente repetido mantra de “10.000 passos por dia” surgiu de uma campanha de propaganda feita décadas atrás para um pedômetro japonês, sem nenhuma ciência para respaldar aquele número.

Como a propaganda fez efeito e a expressão virou sabedoria popular, inúmeros cientistas se voltaram para a questão, sendo que esta nova análise coroa esses esforços, resumindo o que se concluiu para criar uma mensagem de saúde pública baseada em evidências sobre os benefícios da atividade física.

E então, quantos passos?

A equipe internacional confirmou que caminhar mais – dar mais passos por dia – de fato ajuda a diminuir o risco de morte prematura.

Mais especificamente, para adultos com 60 anos ou mais, o risco de morte prematura se estabilizou em cerca de 6.000 a 8.000 passos por dia, o que significa que mais passos do que isso não proporcionam nenhum benefício adicional para a longevidade.

Adultos com menos de 60 anos viram o risco de morte prematura se estabilizar em cerca de 8.000 a 10.000 passos por dia.

Continue lendo : https://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=quantos-passos-diarios-caminhada-necessarios-melhorar-longevidade&id=15222