Rabino Nilton Bonder lança livro e toma posse na Academia Carioca de Letras – Por Glorinha Cohen
Dois dias antes de ser recebido pelo presidente da Academia Carioca de Letras, Sergio Fonta, e tomar posse presencial da cadeira número 8 da Academia Carioca de Letras (ACL), sucedendo o escritor e jornalista Murilo Melo Filho (1928-2020), o rabino, escritor e dramaturgo Nilton Bonder movimentou a sociedade carioca e lançou no último dia 22 de agosto no Teatro Café Pequeno, no Leblon/RJ, o sexto volume da série “Reflexos e refrações” intitulado “Cabala e a arte de investimento do poder”.
Assinando o prefácio, nada menos que o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, expert em seu tratando de poder, que disse: “Nilton Bonder escreveu um livro impactante, lançando um olhar ousado, criativo e original sobre um dos temas mais antigos da história da humanidade: o poder, seu fascínio e sua perdição. No mundo desencantado da pós-verdade, dos fatos alternativos, da desinformação, do conhecimento ligeiro, da superficialidade geral e da polarização intelectualmente desonesta, surge um sopro de razão, de erudição desafetada e de superação das obviedades triviais”. E finaliza: “O leitor tem em mãos um livro que combina, com brilho invulgar, pragmatismo, idealismo e espiritualidade”.
Vencedor de inúmeros prêmios, dentre os quais o Prêmio em Literatura pela Universidade Hebraica de Jerusalém com o trabalho – “Misticismo e a obra de S.Y. Agnon”, em 1984, o Prêmio Jabuti de Literatura 2000 e o Prêmio Afrânio Coutinho, da União Brasileira de Escritores, em 2019, Nilton Bonder tem seus livros – são mais de 20 -, sobre diversos temas vistos sob uma ótica judaica, reconhecidos nacional e internacionalmente publicados também na Holanda, Itália, Alemanha, Estados Unidos, China, Rússia, Coréia do Sul, Espanha e República Tcheca. Dentre eles, o livro “A Alma Imoral” foi adaptado para teatro com grande sucesso tendo sido considerado o melhor espetáculo em São Paulo no ano 2008 pela revista Veja e estreou no cinema sob a direção de Silvio Tendler.
Nascido em Porto Alegre/RS em 27/12/1957, recebeu sua ordenação rabínica no Jewish Theological Seminary em 1986, é Engenheiro Mecânico, Doutor Honoris Causa pelo Jewish Theological Seminary, Nova Iorque, líder espiritual da Congregação Judaica do Brasil, doutor em Literatura Hebraica pelo Jewish Theological Seminary/NY, idealizador e diretor do Midrash Centro Cultural no Rio de Janeiro e rabino da Congregação Judaica do Brasil.
Niton Bonder e Deborah Colker /Foto: Divulgação
Os irmãos Esther Bonder e Roberto Kreimer
Carlos Minc e Nilton Bonder
Nilton Bonder entre Flávia Tygel e Nathalie Kuperman
Bel Kutner, Gringo Cardia e Nilton Bonder
Sergio Fonta e Nilton Bonder