Em evidência – Gente que acontece e faz acontecer

Marcos Arbaitman, Pianista Helene Grimaud, Eliane Tonello, Sebastian Watenberg, vice-cônsul-geral de Israel Aviel Avraham, Alexandre Knopfholz, Isac Baril, Carlos Reis, Drs. Cláudio Roberto Cernea e Dan Linetzky Waitzberg, Telma Abrahão, Liubiana Arantes, Luciana Brites, José Carlos Semenzato , Jorge Yunes, Szyja Lorber, Silviane Scliar Sasson,Josyane Mayr Bibas, Yara Lapidus e Chico César, dentre outros.


Marcos Arbaitman assume a presidência do LIDE Turismo

Empresário pretende alavancar ainda mais o desenvolvimento do setor turístico do país

O empresário Marcos Arbaitman, presidente Grupo Arbaitman, que é composto pela Central de Eventos, Lemontech e Maringá Turismo, acaba de ser anunciado pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais como presidente do LIDE Turismo. O grupo tem o objetivo de debater novas estruturas e modelos de negócios e lançar um olhar para o desenvolvimento deste importante setor.

“É uma grande honra assumir a presidência de uma organização tão relevante para a economia e os negócios do país. Por meio do trabalho árduo e da troca de experiências e ideias com nomes de peso, espero fomentar ainda mais o desenvolvimento do nosso segmento turístico como um todo”, destaca Arbaitman, que também passa a integrar o Comitê de Gestão do LIDE, órgão consultivo composto por representantes do setor produtivo do Brasil e que possui o mote de auxiliar na curadoria de conteúdo de iniciativas do grupo a partir dos respectivos setores de atuação.

Além de comandar o Grupo Arbaitman, o executivo atua como conselheiro ou diretor em entidades como a Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e Associação dos Agentes de Viagens (ABAV). No campo cultural, destaca-se como diretor e membro do conselho do prestigioso The Metropolitan Opera, de Nova York, diretor da Cinemateca Brasileira, membro do Conselho da Fundação Bienal de São Paulo e do Museu de Arte Moderna (MAM) e presidente da Associação de Patronos do Theatro Municipal de São Paulo, entre outras funções.

Ex-secretário estadual de Esportes e Turismo na gestão de Mário Covas, Arbaitman ainda exerceu ampla gama de atividades sócio-esportivas, como a presidência da Associação Brasileira “A Hebraica” e da Confederação Brasileira Macabi, além de participar da Fundação da Associação dos Amigos do Menor pelo Esporte Maior (AMEM), da qual ainda é um dos mantenedores. Na área social, também ocupou a presidência do Centro Israelita de Assistência ao Menor (CIAM), além de participar dos conselhos de entidades como a Liga Cívica Feminina e do Hospital Israelita Albert Einstein. É hoje presidente da Hadassah International, apoiando a divulgação no Brasil do importante trabalho de pesquisa e avanços revolucionários na cura de doenças neurológicas e câncer.


Concerto online da pianista judia Helene Grimaud vai até o dia 3 de janeiro

O Ministério do Turismo, com o apoio da Federação Israelita do Rio de Janeiro (FIERJ) está promovendo o concerto online da pianista judia francesa Helene Grimaud, com o maestro italiano Fabio Luisi e a Orquestra Sinfônica de Dallas. Inscreva-se. O concerto da pianista Hélène Grimaud, que estreou em live transmitida no último dia 4 de dezembro, ficará no ar até o próximo dia 3 de janeiro. Nesta apresentação, a artista interpreta obras de Schumann acompanhada pela Orquestra Filarmônica de Dallas. O concerto é uma realização do Ministério da Cultura e do Beit Lubavitch RJ e pode ser assistido gratuitamente em bit.ly/grimaudbrasil .


Eliane Tonello autografa o livro “Adulto Maduro”

A obra foi duplamente premiada: recebeu o Prêmio Milton Pantaleão de Literatura Independente 2022, na categoria Solo, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, e o Prêmio Internacional Diamante Cultural em Recife – Pernambuco.

Na 68ª Feira do Livro de Porto Alegre, aconteceu a sessão de autógrafos da obra “Adulto Maduro Psicossomática e outros ensaios de Psicologia”, da escritora Eliane Tonello, que foi duplamente premiada: dia 12 de novembro, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, ela recebeu o Prêmio Milton Pantaleão de Literatura Independente 2022, na categoria Solo e, dia 19 de novembro, em Recife – Pernambuco, Eliane recebeu o Prêmio Internacional Diamante Cultural, pelas mãos da presidente do Instituto Cultive (Genebra), Valquíria Imperiano.

A apresentação do livro é da psicanalista Rosa Squeff e a aba, do psicanalista e organizador de oficina psicanalítica e literária, Paulo Monteiro Ferraz. O tema parte da travessia das pulsões na adultez madura, câncer de mama, neurose sobreadaptada, reflexões sobre criatividade no envelhecimento, sensações intrauterinas e chegando a pedofilia e pornografia Infantojuvenis. Uma obra de grande relevância social que reúne escritos, ensaios e artigos com diversificados temas que possibilita a criação de espaço reflexivo para profissionais da área e para interessados em assuntos da psicologia.


Primeira edição do Cine Israel reúne mais de 500 pessoas em praça de Porto Alegre

Com o apoio da Federação Israelita do Rio Grande do Sul – FIRS e do Consulado Geral de Israel de São Paulo, a primeira edição do Cine Israel reuniu no domingo (20/11) mais de 500 pessoas na Praça Maurício Cardoso, em Porto Alegre. O evento, que integrou a programação da Primavera Cultural, apresentou quatro curtas-metragens israelenses inéditos no Brasil e foi promovido pela curadoria de cinema LORA.movie e a Associação dos Amigos da Praça Maurício Cardoso. Foram eles: : Uma História Comum (2016), Sombra de Verão (2020), Fata Morgana (2019) e Deus é Brincadeira (2012).

Primeira edição do Cine Israel reúne mais de 500 pessoas em praça de Porto Alegre – Fundada em 1948, a CONIB – Confederação Israelita do Brasil é o órgão de representação e coordenação política da comunidade judaica brasileira. A abertura do evento contou com a presença do presidente da FIRS, Sebastian Watenberg, e do vice-cônsul-geral de Israel em São Paulo, Aviel Avraham. “Ficamos muito contentes com a grande adesão do público, é um momento em que podemos compartilhar a cultura israelense com todos os porto-alegrenses. E ter a presença do vice-cônsul-geral de Israel em São Paulo torna o Cine Israel ainda mais significativo”, destacou Watenberg.

O vice-cônsul-geral Aviel Avraham declarou: “Para nós, é motivo de muita felicidade que Israel e Porto Alegre estejam cada dia mais próximos e fortalecendo os laços de amizade há muito existentes. É ainda mais gratificante que estes laços estejam sendo fortalecidos através do que há de mais belo na história humana: a cultura”.

O objetivo do evento foi criar um espaço de reflexão e celebração da cultura israelense em Porto Alegre, reunindo toda a comunidade.


Evento no Paraná celebra os 11 anos do Museu do Holocausto de Curitiba

O presidente da Federação Israelita do Paraná, Alexandre Knopfholz, e o vice-presidente Isac Baril, participaram do evento em comemoração aos 11 anos do Museu do Holocausto de Curitiba.

Na ocasião foram lançados os livros “Entre as sombras e os sóis” de autoria de Carlos Reis e “Herança” de Jacques Fux.

Foto: Federação Israelita do Paraná


247 pesquisadores da USP estão entre os mais influentes da ciência mundial

Dentre eles, os médicos Cláudio Roberto Cernea e Dan Linetzky Waitzberg, classificados respectivamente em Clinical Medicine e Biomedical Research.

Drs. Claudio Roberto Cernea e Dan Linetzky Waitzberg

Matéria sobre Updated science-wide author databases of standardized citation indicators publicada dia 27 de outubro no Jornal da USP apresenta uma lista dos cientistas mais influentes do mundo em suas respectivas áreas de atuação e conta com os nomes de 247 pesquisadores da USP, pertencentes a 22 áreas e 176 subáreas. Dentre eles, os dos médicos Cláudio Roberto Cernea e Dan Linetzky Waitzberg, classificados respectivamente em Clinical Medicine e Biomedical Research.

O Dr.Claudio Roberto Cernea é médico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: cirurgia de cabeça e pescoço, tumores de tireóide, tumores de pele, tumores salivares, tumores de cabeça e pescoço, tumores de base de crânio, carcinoma espinocelular e cirurgia craniofacial. Foi Professor Visitante em diversas Universidades e Serviços no Brasil e no Exterior, dentre as quais o Memorial Sloan-Kettering Cancer Center (Nova Iorque, USA), Harvard School of Medicine (Boston, USA), University of Pittsburgh (Pittsburgh, USA), Free University (Amsterdam, Holanda) e University of Göttingen (Göttingen, Alemanha).

O Dr. Dan Linetzky Waitzberg é Especialista em Terapia Nutricional Parenteral e Enteral pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral – BRASPEN, Professor Associado da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP e diretor do GANEP Nutrição Humana.

O estudo é elaborado anualmente por pesquisadores da Universidade Stanford (EUA) e analisa a influência dos cientistas com base na Scopus – o maior banco de dados mundial de resumos e citações de publicações científicas revisadas por pares –, a partir do cálculo de um indicador composto de citações (c-score), capaz de retratar de maneira mais abrangente o impacto do trabalho de cada cientista.

Acesse aqui a lista completa, por área, dos 247 pesquisadores da USP mais influentes em 2021.


Telma Abrahão participa do 3º Congresso Internacional de Educação Parental em São Paulo

Especialista em Neurociência Comportamental Infantil moderou o painel de neurociências e falou sobre a importância da Educação Neuroconsciente

Telma Abrahão, autora dos best-sellers “Pais Que Evoluem” e “Educar é um ato de amor, mas também é ciência”, realizou palestra no 3º Congresso Internacional de Educação Parental, que aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de novembro, no Teatro Fecomércio Raul Cortez. A pioneira em unir ciência à educação dos filhos moderou o painel “Neurociência a serviço da parentalidade”, onde falou sobre a importância da Educação Neuroconsciente. O evento, criado em 2020, se trata de um movimento de profissionais que promovem a Educação Parental no Brasil e que acreditam que a transformação da sociedade começa em casa, através da transformação das famílias.

Telma Abrahão (na foto com Liubiana Arantes e Luciana Brites) é biomédica, formada há mais de 20 anos e mãe de um casal. Idealizadora da Educação Neuroconsciente, através de seus cursos, livros e a certificação ‘Academia da Educação Neuroconsciente’, ela impacta positivamente a vida de milhares de famílias, promovendo mais respeito, empatia e compreensão sobre a biologia humana e seus impactos em nossos relacionamentos e comportamentos.


Empresário José Carlos Semenzato tem noite de autógrafos na Livraria da Vila

Lançamento do livro “Você pode tudo”, da Editora Nacional, reuniu amigos e fãs

José Carlos Semenzato e Jorge Yunes – crédito: Michelle Keyne

José Carlos Semenzato realizou uma noite de autógrafos, dia 29 de novembro, na Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi, em São Paulo.

Entre amigos e fãs, o empresário comemorou o lançamento do livro “Você Pode Tudo”, pela Editora Nacional – uma das mais importantes e tradicionais do Brasil, com quase cem anos. Também estava presente Jorge Yunes, diretor-presidente do Grupo IBEP, do qual a Editora Nacional faz parte.


B’nai B’rith e Sinagoga Beit Yaacov realizam mais uma alegre tarde no Instituto Ama

Na quarta-feira (7/12), o grupo de voluntários Ester Proveller, da B’nai B’rith de Curitiba e da Sinagoga Beit Yaacov, realizou mais uma tarde animada para as crianças assistidas pelo Instituto Ama – Associação Mantenedora de Apoio à Criança de Risco e com Câncer, que funciona no bairro Capão da Imbuia. Desta vez, teve lanche especial, contação de histórias, distribuição de livros infantis e a entrega de 50 cestas de Natal para as famílias das crianças.

A atividade solidária, realizada pelo grupo de voluntários que leva o nome da saudosa ex-presidente da Loja Chaim Weizmann da B’nai B’rith de Curitiba, Ester Proveller, cumpre um dos objetivos da B’nai B’rith que no ano que vem estará completando no Brasil 90 anos de existência. De acordo com Szyja Lorber, atual presidente da Loja, “o objetivo é o Tikun Olam, uma ação para melhorar ou reparar o mundo”.

As crianças cantaram uma canção de fim de ano para os voluntários, após a contação de histórias pelas autoras de livros infantis Silviane Scliar Sasson e Josyane Mayr Bibas, que também presentearam a todos os assistidos pela Ama com livros que escreveram. Ao final, o grupo de voluntários fez ainda a entrega de 50 cestas para as famílias das crianças. Outras 70 cestas também foram ofertadas por empresas e instituições para atender assim os familiares do total e 120 crianças assistidas pela Ama.


Yara Lapidus e Chico César fazem dueto franco-brasileiro em “L’Amor c’est la Vie”

ASSISTA AO CLIPE DE “L’AMOR C’EST LA VIE”

A cantora franco-libanesa Yara Lapidus lança a canção “L’Amor c’est la Vie”, que conta com a participação especial do cantor e compositor brasileiro Chico César. A canção é uma harmoniosa e suave união entre culturas, com a sonoridade e leveza da MPB de Chico se juntando à língua francesa e a sensibilidade de Yara.

A canção é acompanhada também por um clipe, gravado pela dupla em Paris. De modo espontâneo, Yara e Chico mostram em 3 min o bom humor franco-brasileiro e a sinergia que seus estilos musicais têm entre si.

Essa é a segunda colaboração de Yara Lapidus com Chico César. A cantora também já colaborou com outros ícones, como Iggy Pop, e os virtuosos palestinos Simon Shaheen e Adnan Joubran.

“L’Amor c’est la Vie” fará parte do álbum Back to Colors, com lançamento marcado para o dia 20 de janeiro. Yara também virá ao Brasil para fazer um show durante a programação da SIM São Paulo.

Yara Lapidus encanta todos que a escutam. Suas letras, escritas por conta própria, falam do amor e suas origens no desejo, solidão e obsessão. Sua música é espaçosa e orgânica, variando entre o épico e o sútil, mas sempre em serviço de sua voz macia.

20
20