Rio inaugura Memorial para homenagear as vítimas do Holocausto

Ricardo Nigri Stolerman – Dnigris Eventos Sociais

Com a presença de autoridades, foi inaugurado no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (7/12) o Memorial às Vítimas do Holocausto, um espaço destinado à visitação, onde as pessoas poderão conhecer, através de imagens, um pouco mais sobre o genocídio de mais de seis milhões de judeus pelo regime nazista durante a Segunda Guerra. Estiveram presentes na cerimônia o prefeito Eduardo Paes; representando o governador, a Secretária Estadual de Cultura, Danielle Barros; o Desembargador Mauro Dickstein, representando o Presidente do Tribunal de Justiça; os embaixadores de Israel, Daniel Zonshine, e da Alemanha, Heiko Thoms, e rabinos, entre outras autoridades. Assista ao vídeo.

Em sua página no Instagram, o prefeito Eduardo Paes postou: “Lembrar para que jamais se repita. O Rio se torna mais uma cidade do mundo a contar com um memorial do Holocausto. Além de nos lembrar os horrores causados pelo extremismo no passado o museu será, sobretudo, um espaço que tem a importante missão de fazer todos refletirem sobre o respeito e a tolerância nos tempos atuais. O espaço homenageia o saudoso deputado Gerson Bergher!”.

A vereadora Teresa Bergher, presidente de Honra do Memorial, declarou: “Quero imediatamente nossas crianças visitando o memorial! A memória de todos que sofreram com o horror nazista está aqui presente conosco! Não à intolerância, não à discriminação! Sim, à igualdade e amor para a humanidade”.

O presidente do Memorial e da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ) Alberto Klein, disse: “Esse memorial é para que a humanidade nunca esqueça o genocídio nazista. Holocausto nunca mais!”

Em declarações à CONIB, Ary Bergher, vice-presidente da instituição e presidente do Instituto Memorial do Holocausto, afirmou: “Idealizado pelo deputado Gerson Bergher, o Memorial às Vítimas do Holocausto além de ser o maior e mais moderno da América Latina é um local onde jovens, crianças, e adultos poderão conhecer a parte da História que mais envergonha o mundo. E a mensagem que deixaremos é não à discriminação, não ao preconceito, não à intolerância! O mundo não pode esquecer jamais do maior genocídio de todos os tempos”.

Localizado no Morro do Pasmado, em Botafogo, o espaço será aberto ao público a partir do dia 27 de janeiro, Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Até lá, o espaço receberá apenas visitas guiadas.

Toda a exposição tem teor educativo e a primeira área do local apresenta fotos e frases emblemáticas de personalidades que foram perseguidas pelo nazismo em um painel de LED, que também projeta a ‘chama da vida’. Uma experiência interativa convida o público a dar as mãos em um semicírculo e aciona uma frase central, icônica, criando um senso de empatia em respeito à vida.

Em 13 de dezembro de 2020 foi inaugurado no local um monumento em memória às vítimas do Holocausto, em cerimônia que também contou com a presença do então prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) e do governador em exercício do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, entre outras autoridades.

O Memorial do Holocausto é uma realização da Associação Cultural Memorial do Holocausto, com apoio institucional da Prefeitura do Rio. O Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG) é responsável pela implantação museográfica, concepção curatorial, consultoria para a futura gestão e captação de recursos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tendo a Multiplan como patrocinador master, o projeto conta com o Banco Safra, Banco Daycoval e Cyrela como patrocinadores, Fundo RJZ como copatrocinador e Consulado da Alemanha, CSN e Gávea Investimentos como parceiros.