Voluntariado Einstein celebra Chanucá no Residencial Israelita Albert Einstein
Festividade judaica comemorou a vitória da luz, a preservação do espírito de Israel e a liberdade religiosa
O Voluntariado Einstein promoveu no dia 19 de dezembro um chá da tarde em celebração ao Chanucá, tradicional festividade judaica também conhecida como a “festa das luzes”. A comemoração aconteceu no Residencial Israelita Albert Einstein (RIAE), na Vila Mariana, e contou com a participação de cerca de 90 moradores.
O Chanucá – palavra hebraica que significa “dedicação” – tem duração de oito dias, sendo celebrado com um acendimento noturno da chanukiá, preces e consumo de alimentos fritos.
A tradicional festividade comemora a vitória da luz contra a escuridão, a preservação do espírito de Israel e a liberdade religiosa. Os judeus aproveitam o feriado para se reunir em família, recitando bençãos e cânticos de louvor.
A origem da tradição
O hábito de acender as oito velas está baseado em uma história do ano 165 a.C, descrita em livros como o Talmude. Nessa época, Israel era governado pelo rei assírio Antíoco 4º, um tirano que impôs a cultura helenística e teria proibido os “judeus de serem judeus”.
Com um pequeno exército, os rebeldes, conhecidos como macabeus, reconquistaram o Templo Sagrado de Jerusalém e conseguiram restaurar a cultura judaica. Foi durante a reconquista que, para os judeus, ocorreu o “milagre da luz”.
Para purificar o templo após a retomada, seria preciso acender ali, com azeite puro, a chanukiá, – candelabro de sete braços. Mas os macabeus encontraram somente uma pequena ânfora com o óleo, em quantidade suficiente para durar apenas um dia.
Segundo a lenda, entretanto, a chama permaneceu milagrosamente acesa por oito dias, tempo necessário para que os macabeus conseguissem produzir um novo azeite. Desde então, a Festa das Luzes é celebrada pelos judeus durante o mesmo período.
Neste Chanucá, o Voluntariado Einstein levou aos moradores do RIAE a chama da alegria, liberdade e esperança por meio da união, muitos sonhos e da apresentação musical da talentosa Régis Karlik.