Às vezes, as perguntas nunca são respondidas – Rabbi Arieh Raichman

Na semana passada, tentei marcar uma reunião com um importante dignitário do mundo dos negócios. No entanto, fui informado que a reunião não poderia ser agendada porque o indivíduo estava viajando. No dia seguinte, descobri que ele não havia viajado e estava de fato ali. Não pude acreditar! Ele perdeu a credibilidade ou nossa reunião não era tão importante para ele?

Quando Jacob é informado que José ainda está vivo, seus filhos discretamente contaram ao pai que haviam mentido sobre sua morte. José não foi realmente atacado por um animal, 22 anos atrás. Por tantos anos contaram a Jacob essa história, e agora o roteiro mudou. Ele não podia acreditar neles! Suas palavras eram críveis? Ou ele não era uma pai bom, para ouvir a verdade anos atras?

Depois de um tempo ele acabou aceitando a nova história e foi ao encontro de José. Simplesmente ver seu filho o revigorou com alegria, e as perguntas dissiparam. O porquê, onde e como às vezes nunca são revelados em nossas vidas. Gerald Cotton era dono de uma criptomoeda e foi para o túmulo com a senha secreta de mais de 250 milhões de dólares em dinheiro. Antonio Stradivari fabricava violinos com acústica incrível, mas nunca ensinou seu método de produção para poder ser reproduzido. Existem milhares de exemplos de “toda a história” em nossas próprias vidas, que nunca foram contados. Talvez não devemos realmente saber?

D’us atrasou e proibiu que a verdade fosse revelada sobre José, e talvez até mesmo em nossa vida pessoal.

Os irmãos fizeram um pacto de que ninguém revelaria a verdade e incluíram D’us nesse grupo. Se D’us fez parte disso, então somente Ele pode revelar a verdade. Isso é exatamente o que D’us fez. Ele manteve segredo por 22 anos, como forma de punição pelos 22 anos que Jacob não honrou seu pai, Isaac. Agora, seu próprio filho, José não iria honrá-lo. No entanto, mesmo após esse período, os detalhes da venda de José nunca lhe foram revelados.

É possível que, se Jacob tivesse ouvido a história completa antes, teria explodido de raiva. Em vez de aceitar a história, poderia ter amaldiçoado seus próprios filhos e possivelmente perderia ainda mais filhos. Chegou a hora certa, 22 anos depois, quando sua raiva acalmara, e Jacob foi capaz de reconhecer que todas as ocorrências foram dirigidas por D’us. Às vezes, as perguntas são deixadas para nunca serem respondidas.


Rabbi Arieh Raichman

Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.comchabadmanaus@gmail.com