Em evidência – Gente que acontece e faz acontecer

Dentre outros, o Coronel Francisco Moreira de Bastos, Suzana Bennesby, o vereador Arar, Alberto David Klein, Marcelo Calero, Rosemary Lang, Anete Chusyd, Rosane e Mara Nadanovsky, Lucia Akerman, Amalia Wasserstein, Eva Rosenthal, Raquel Hemsi, Vera Salomon, Hana Markovits, Henri Esses, Marlucia Kowal, Miriam J. Markus, Marilia Freidenson, Ligia Tambolini, Angela Venturini Schlesinger, Irene G. Freudenheim, Ricardo Schlesinger, Raul P. Meyer, Alexandre Shinazu, Carlos Reiss, Alexandre, Knopfholz, o rabino Pablo Berman, Alexandre Santos, Meraldo Zisman, Rogério Palmeira, Izio Kowes, Mauro Zalcbergas, Mauro Brachmans, Max Sender Saul, Teresa Seligman e Bebel Ritzmann.


Coronel Fabrício Moreira de Bastos é o novo Adido de Defesa em Israel

A partir de 30 de junho de 2023, o Coronel de Infantaria Francisco Moreira de Bastos (na foto com Israel Blajberg) assumirá o cargo de Adido de Defesa Naval e do Exército junto à Representação Diplomática do Brasil no Estado de Israel, com sede em Tel Aviv. A nomeação foi feita conforme portaria de 24/5/2022 pelo Comandante do Exército, General Marco Antonio Freire Gomes.

Sua missão em Israel terá a duração de dois anos. O Cel. Bastos será o 26º adido militar em Tel Aviv, função cujo primeiro ocupante foi o General Octávio Aguiar de Medeiros – durante sua gestão ocorreu a Guerra do Yom Kippur.

O Coronel Bastos é natural de Minas Gerais, tendo sido declarado Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria pela AMAN em 1997. Possui entre outros os cursos de FE – Forças Especiais e Guerra na Selva.

Durante o biênio 2020/2021 o Cel. Bastos comandou o 52° Batalhão de Infantaria de Selva, em Marabá – PA, orgânico da 23ª Brigada de Infantaria de Selva. O 52º BIS recebeu a denominação histórica de “Batalhão Capitão-Mor Francisco Caldeira Castelo Branco”, tendo sido ativado há exatos 50 anos.


6º FestRio comemora em praça de Ipanema os 75 anos de Israel e da FIERJ

Suzana Bennesby, diretora de eventos da FIERJ, o vereador Arar e o presidente da FIERJ, Alberto David Klein (Foto: FIERJ)

A Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, foi palco dia 26 de março do 6º FestRio Judaico. O evento, que já faz parte do calendário carioca, teve entrada gratuita e atrações especiais, dentre elas as cantoras Fortuna e Varda, Dani Flomin, ator, cantor e compositor e o grupo de dança da Sociedade Síndrome de Down do RJ. O apoio e patrocínio para a realização do evento, junto à Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ), foi da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

O presidente da FIERJ, Alberto David Klein, durante o dia, recebeu os secretários municipais Marcelo Calero, de Cultura, e Brenno Carnevale Nessimian, de Ordem Pública. Também o subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle e o vereador Marcelo Arar.

“Conseguimos, por mais um ano, promover o FestRio e fazemos esta festa com o objetivo de trazer tanto para a nossa comunidade como para a comunidade maior uma mostra das nossas tradições e dos nossos valores. Pensamos que, dessa forma, estamos combatendo o antissemitismo e promovendo a tolerância. Estamos enfrentando o preconceito com conhecimento”, disse Alberto Klein.

Marcelo Calero, secretário municipal de Cultura, disse que o FestRio judaico celebra a diversidade da cultura carioca: “A grandeza da nossa cultura está, justamente, no fato de que temos múltiplas culturas que forjam, que formam, a nossa identidade. É claro que a comunidade judaica e todas as suas tradições fazem parte desse todo. Estamos, portanto, no processo de valorização da cultura carioca por meio das contribuições e das tradições da comunidade judaica.”


Grupo As Sereias da Hebraica de SP

Dentre os muitos grupos que se reúnem semanalmente na A Hebraica de São Paulo, certamente um dos mais animados é o denominado As Sereias da Hebraica. Formado há muitos anos atrás, tomar logo em seguida à aula de natação ou hidroginástica um cafezinho baseado numa boa conversa, fortalece a amizade que perdura até hoje e serve para comemorar mensalmente os aniversários de suas integrantes. Num dos últimos encontros, a homenageada foi Rosemary Lang, na foto com Anete Chusyd, Rosane e Mara Nadanovsky, Lucia Akerman, Amalia Wasserstein, Eva Rosenthal, Raquel Hemsi e Vera Salomon.


Hana Markovits comemora 103 anos

Sobrevivente do Holocausto, dia 26 de março Hana Markovits comemorou o seu 103º aniversário no Residencial Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Estava ladeada pelo neto Caio e esposa Desiree, seus filhos Davi, Bruno e Carlos, de Itajaí, o primo Gabor que veio do Rio e o filho David Moran e sua esposa Zahava, que vieram de Herzliya, Israel.


O presidente da B’nai B’rith São Paulo, Henri Esses, participou do “1º Prêmio IléÀse Ìsèse”

O presidente da B´nai B´rith São Paulo, Henri Esses, participou, dia 20 de março, do “1º Prêmio IléÀse Ìsèse”, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – Alesp, em comemoração ao Dia Nacional das Tradições de Religiosidade de Matrizes Africanas, sendo um dos convidados a entregar prêmios aos homenageados.


Obras de arte em Curitiba vão homenagear cônsul Português Aristides de Souza Mendes 

Curitiba irá ganhar uma efígie – forma de representar uma pessoa numa moeda, pintura ou escultura – em homenagem ao cônsul português Aristides de Sousa Mendes., que, durante a Segunda Guerra Mundial, concedeu vistos de entrada em Portugal para milhares de pessoas, a maioria judeus, desobedecendo ordens do ditador António de Oliveira Salazar.

A iniciativa faz parte do Acordo de Cooperação Cultural e Inovação que Curitiba assinou com a cidade de Carregal do Sal (Portugal). Serão criadas duas obras, uma que será doada ao acervo do Museu do Holocausto de Curitiba, e outra que ficará no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem. Ambas estão sendo desenvolvidas pelo artista e escultor Rafael Sartori, e trata-se de uma ampliação baseada na medalha com o rosto de Aristides que o prefeito de Carregal do Sal, Paulo Catalino de Almeida Ferraz, deu ao prefeito Rafael Greca.

Em cerimônia realizada dia 27 de março,  estiveram presentes o coordenador-geral do Museu do Holocausto de Curitiba, Carlos Reiss; o presidente da Federação Israelita do Paraná, Alexandre Knopfholz; o rabino Pablo Berman; a vice-cônsul de Portugal em Curitiba, Suzana Pereira; o chefe da mesquita Central de Curitiba, sheikh Sayed Amir Hachem; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o diretor do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Marino Galvão; o assessor-chefe de Relações Internacionais de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó; os vereadores Mauro Bobato e Sargento Tânia Guerreiro; a cônsul-geral da Polônia, Marta Olkowska; a cônsul da Espanha, Blanca Hernando Barco; o presidente da Cohab, José Lupion Neto; o presidente do Imap, Alexandre Matschinske; os secretários municipais do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr; de Planejamento, Finanças e Orçamento, Cristiano Hotz; e da Educação, Maria Sílvia Bacila; o controlador-geral do Município, Daniel Conde Falcão; o presidente do ICS, Tiago Waterkemper; servidores municipais e representantes religiosos.


O novo programa “CHAT pensando em você”

No dia 30 de março de 2023, o escritor Alexandre Santos e o psicoterapeuta Meraldo Zisman apresentaram a primeira edição do programa ‘CHAT pensando em você’ em um encontro transmitido pelo canal Arte Agora no YouTube. A programação do Canal Arte Agora pode ser acessada pelo endereço www.youtube.com/c/ArteAgora.

Aproveite para se inscrever no canal e acompanhar as novidades.


SIB elege seus novos presidente e vice-presidente

A Sociedade Israelita da Bahia (SIB) elegeu seus novos presidente e vice-presidente para o biênio 2023-2025 em assembleia realizada em 01/03/23. Entre as duas chapas que concorreram, a vencedora foi a dos doutores: Rogério Palmeira (presidente) e Izio Kowes (vice-presidente). O ex-presidente Mauro Zalcbergas continua como Diretor de Patrimônio; Mauro Brachmans como Diretor da Sinagoga e Max Sender Saul com Diretor Adm/Financeiro.


Teresa Seligman apaga velinhas

No dia 8 de março,  Teresa Seligman completou 99 anos. Nasceu no Dia Internacional da Mulher e sempre honrou seu papel com líder, cidadã, servidora pública, empreendedora e mãe, vó e bisavó amorosa.


Muito prestigiado o lançamento da coletânea de poesias de Bebel Ritzmann

A jornalista, fotógrafa e empresária estreia na literatura e apresenta poemas que contam amores e angústias, encontros e desencontros

O espaço Elefante Voador, que fica no Hostel Bebel, em Curitiba, Paraná,  foi palco para a noite de autógrafos da coletânea de poesias “Entrega – da alegria aos medos, paixões e prisões”, pelo Selo Editorial Livros Legais, da jornalista, fotógrafa e empresária Bebel Ritzmann. O lançamento aconteceu no dia 22 de março.

Com prefácio assinado por Ernani Buchmann e apresentação da psicóloga Gisele Souza, o livro traz poemas que contam  amores e angústias, encontros e desencontros. Amigos, familiares, advogados, professores, escritores e colegas prestigiaram o lançamento.