Por que Israel é Chamado de Terra do “Leite e do Mel”? – Por Menachem Posner
Alguns de nossos maiores sábios fizeram a mesma pergunta; vamos ver o que eles têm a dizer:
Quando D’us falou a Moshê na sarça ardente, Ele o informou que redimiria os israelitas e os levaria a uma “terra boa e espaçosa, uma terra que emana leite e mel…”1
Mel aqui (e em outros lugares no Escrituras) é geralmente entendido como uma referência ao néctar de frutas, especificamente o mel de tâmaras – não o mel de abelhas.
1) Nachmanides2 escreve que a palavra-chave no versículo é “fluir”. As árvores frutíferas crescem em muitos terrenos diferentes, mas seus produtos transbordam de néctar apenas quando a terra é especialmente fértil, quando as árvores são particularmente bem nutridas.
Da mesma forma, o gado sobrevive em muitos habitats, mas só transborda leite quando está em pastagens particularmente férteis. Assim, uma “terra que emana leite e mel” é indicativa e sintomática de um bem maior — a fertilidade da Terra Prometida.
2) O Midrash3 explica que o leite simboliza qualidade superior, riqueza de sabor e nutrição. Mel representa doçura. A bondade de Israel é nutritiva e agradável.
3) Alguns apontam que o mel e o leite compartilham uma qualidade paradoxal. O mel é casher, embora seja produzido por um inseto não casher. O leite é casher, embora venha de uma vaca cuja carne não pode ser ingerida junto com o leite.
A bondade de Israel muitas vezes vem de lugares onde menos se espera.
NOTAS
1.
Shemot 3:8.
2.
Ibid.
3.
Yalkut Shimoni Provérbios 8:943.
Fonte:
Menachem Posner
Rabi Menachem Posner atua como editor no Chabad.org, o maior site informativo judaico do mundo. Ele tem escrito, pesquisado e editado para Chabad.org desde 2006, quando recebeu seu certificado rabínico da Yeshiva Central Tomchei Temimin Lubavitch. Reside em Chicago, Illinois, com sua família.