Vernissage da Exposição Victor Brecheret na Galeria A Hebraica contou com a presença da filha do escultor

No último dia 06 de junho, a Galeria A Hebraica de SP foi palco do vernissage da Exposição Victor Brecheret em Comemoração aos 70 anos do Monumento às Bandeiras.

O ítalo-brasileiro Victor Brecheret foi um escultor, considerado dos mais expressivos do Brasil (1894 Farnese,Itália – 1955 São Paulo – Brasil). Foi o responsável pela introdução do modernismo na cultura e escultura brasileira participando da Semana de Arte Moderna de 1922. Apesar de ser um dos principais artistas da vanguarda, Brecheret nunca abandonou sua formação artística clássica, ligada à arte greco-romana e renascentista.

O evento, que teve como objetivo celebrar o icônico monumento localizado na região do Ibirapuera e homenagear o consagrado escultor, contou com a presença especial de Sandra Brecheret Pellegrini, filha do artista, além de Raquel Machado (idealizadora e organizadora), Iso Weinfeld (co-curador) da “Lana Machado Leilões” e de Olívio Guedes, curador da Galeria A Hebraica.

“Expor na Galeria da Hebraica era um desejo antigo que agora está se realizando. Isso mostra a valorização da arte e da cultura brasileira e o reconhecimento da comunidade judaica a um dos maiores escultores que adornou esta cidade com muitas obras, entre elas o Monumento às Bandeiras que é o tema orincipal da Exposição, comemorando 70 anos de sua criação e implantação”, destacou Sandra Brecheret Pellegrini.

A Exposição terá parte do que for arrecadado com a venda das esculturas (todas com Certificado de Autenticidade) revertida para o Ten Yad.

Estão reunidas dez obras do escultor. Entre elas, destaca-se a maquete em terracota do “Monumento às Bandeiras”, a escultura em bronze patinado “Vitória”, que integrou a Semana de Arte Moderna de 22 e a escultura “Bailarina” em bronze polido, que faz parte de um múltiplo de sete esculturas. Uma delas foi danificada durante os ataques ao Congresso Nacional em 08 de janeiro, porém já foi restaurada e recolocada no saguão da Câmara dos Deputados.

Iso Weinfeld reforçou a ligação do povo judeu com a arte e a cultura: “Nosso povo tem uma forte ligação com a arte e Brecheret é um nome importante e uma grande referência. É um presente para São Paulo, para a Hebraica e para a coletividade judaica poder receber esta Exposição”

“Esta noite celebramos um grande encontro com muita arte e cultura. Para nós é uma grande honra poder receber na Galeria A Hebraica uma Exposição desta relevância, ainda mais com a presença de Sandra Brecheret Pellegrini, que é uma grande amiga nossa”, concluiu Olívio Guedes.

A Exposição Victor Brecheret em Comemoração aos 70 anos do Monumento às Bandeiras é organizada por Raquel Machado, da Lana Machado Leilões, com curadoria de Olívio Guedes e co-curadoria de Iso Weinfeld e ficará em cartaz de até 26 de junho, na Galeria A Hebraica (de segunda à sexta, das 6 às 23h, sábados e domingos, das 7 às 22h e nos feriados, das 7 às 20h). Contato para aquisição das esculturas por e-mail: contato@lanamachadoleiloes.com.br ou pelo tel: (11)9.4056.2505

Crédito fotográfico: Luís Paulo Aleixo

Raquel Machado, Iso Weinfeld, Sandra Brecheret Pellegrini e Olivio Guedes

Sandra B. Pellegrini

 Raquel Machado ao lado da escultura Vitória

Leja e Ana Rosa Rojtenberg com Iso Weinfeld

Flavia Charatz, Karina Kevy, Carolina Birenbaum e Silvia Novak

 Liane Zaidler, Olivio Guedes, Eduardo El Kobbi e Desirée Suslick

Raquel Machado, Iso Weinfeld e Berel Weitman

Iso Weinfeld, Sandra B. Pellegrini, Marcela Fongaro Paskowith e Carlos Nanni