Em evidência – gente que acontece e faz acontecer

Dentre outros, Alexandre Sikinowski Saltz, Sebastian Watenberg, Governador Tarcísio de Freitas, Fernando Lottenberg, Luciana Bonace, Marcia Naspitz, Jacques Griffel, Cônsul-geral da Itália, Domenico Fornara, João I. Prando, Rita Blasioli, Priscila Krause, Embaixador de Israel Daniel Zohar Zonshine, Sonia Schechtman Sette, Elisa Nigri Griner, Vera Grytz, Mariza de Aizenstein, Virginia Griffel, Denise Gelberg, Thais Roitman, Patricia Lisbona, Rabino Ruben Sternschein, Petria Chaves, Rossandro Klinjey, Jack Terpins e o Cônsul de Israel Rafael Erdreich.


Escolhido pelo governador Eduardo Leite, Alexandre Saltz toma posse como o novo procurador-geral de Justiça do MPRS

Foto: MPRS

Escolhido pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o promotor Alexandre Sikinowski Saltz tomou posse nesta terça-feira (6/6) como o novo procurador-geral de Justiça do Ministério Público do estado (MPRS). Saltz foi o mais votado na lista tríplice entregue pelo MPRS. É também o primeiro judeu a chegar ao posto de Procurador-Geral do Estado no País. A cerimônia de posse aconteceu perante o Órgão Especial do Colégio de Procuradores, no auditório Mondercil Paulo de Moraes, na sede institucional do Ministério Público do Rio Grande do Sul. O diretor da CONIB Sebastian Watenberg participou do evento.

Em seu discurso de posse, Saltz, que foi vice-presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) por duas gestões, disse ser esse o momento mais importante da sua vida. Ele falou da sua trajetória no Ministério Público do RS, desde o início, na Promotoria de Justiça de Santiago, em 1990, depois na de Uruguaiana, sua cidade natal, até chegar a Porto Alegre.

Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) com mestrado pela Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), Saltz já atuou nas comarcas de Santiago, Uruguaiana e Porto Alegre.


Governador Tarcísio de Freitas participa de homenagem da Fisesp aos voluntários que atuaram durante as chuvas que assolaram o Litoral Norte

O governador Tarcísio de Freitas participou da homenagem realizada no Mitzpe da Hebraica de São Paulo pela Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), por meio do DSC (Departamento de Segurança Comunitária), aos cerca de 200 voluntários que rapidamente se mobilizaram formando uma consistente rede de apoio para ajudar os desabrigados e as vítimas das chuvas que assolaram o Litoral Norte no Carnaval de 2023.

A Fisesp, por meio do DSC e do Projeto Ezra coordenou arrecadações em 12 organizações judaicas, mobilizando quase 200 voluntários no Litoral e em São Paulo. A ação mobilizou mais de mil doadores de roupas, mantimentos e dinheiro perfazendo um total de 25 toneladas de doações de alimentos, água, fraldas, produtos de higiene pessoal e limpeza, além de 300 colchões.

Tarcísio de Freitas agradeceu à Fisesp e a todos os voluntários que se juntaram a essa importante corrente de solidariedade e se disse surpreso ao constatar como a comunidade judaica está preparada e estruturada para enfrentar desafios. “Não tenho palavras para agradecer e só posso dar os parabéns à comunidade judaica, que fez toda a diferença e deu conforto e esperança a quem mais precisava neste momento tão difícil”, concluiu o governador.


EUA lançam Plano Nacional de Combate ao Antissemitismo e Fernando Lottenberg participa de sessão preparatória

O governo dos Estados Unidos lançou seu Plano Nacional de Combate ao Antissemitismo. Fruto de debates com especialistas e organizações da comunidade judaica, o plano é ambicioso e detalhado.

Fernando Lottenberg (foto), presidente do Conselho Consultivo da CONIB e Comissário da OEA para o Monitoramento e Combate ao Antissemitismo, participou em março de uma sessão preparatória com os encarregados de sua formulação, em Washington, juntamente com outros Enviados Especiais. Segundo Lottenberg, “trata-se de um passo relevante, no qual os EUA se somam a outros países e organizações que elaboraram seus planos. É a conclusão de uma fase e o início de outra, na qual será importante assegurar que as propostas ali mencionadas sejam de fato aplicadas, ajudando a combater essa forma tão antiga de discriminação”.

Em mensagem de vídeo divulgada pela imprensa, o presidente Joe Biden disse que a primeira estratégia nacional para combater o antissemitismo envia uma “mensagem clara e contundente” de que “na América, o mal não vencerá, o ódio não prevalecerá” e “o veneno e a violência do antissemitismo não será a história do nosso tempo”.


Entidades femininas realizam evento com Luciane Bonace Lopes Fernandes, autora de “Onde as Borboletas não Habitam”

Luciana Bonace com os mediadores e as representantes das entidades

No dia 05 de junho, o Grupo de Empoderamento e Liderança Feminina (ELF – Fisesp), a Divisão Feminina do Fundo Comunitário, a Na’amat Pioneiras São Paulo e a Wizo SP organizaram um evento especial no rooftop da Fisesp com a presença de Luciane Bonace Lopes Fernandes, finalista do Prêmio Jabuti e autora do livro “Onde as Borboletas não Habitam”.

Com a mediação de Marcia Naspitz e Jacques Griffel, o encontro reuniu representantes das quatro entidades e contou ainda com a presença da representante do Consulado Geral da República Tcheca, Vera Matysíková, que expressou sua satisfação ao encontrar projetos no Brasil que abordam o tema do Holocausto, ressaltando a importância de recordar o que aconteceu para evitar sua repetição.

Luciane compartilhou detalhes de sua jornada pessoal e de como, após entrevistar um sobrevivente da bomba de Hiroshima, percebeu a importância de testemunhos pessoais para compreender a história e os fatos. Seu livro, “Onde as Borboletas não Habitam”, baseado em fatos reais, narra a comovente história de crianças e adolescentes do Campo de Concentração de Terezin (Tchecoslováquia) que usaram a arte através de desenhos e poemas como estratégia para enfrentar o nazismo.

Jacques Griffel ressaltou a importância do livro de Luciane e a dificuldade crescente de educar sobre o Holocausto e a insanidade humana. Ele destacou que as redes sociais, muitas vezes, acabam dando voz a pessoas que se apaixonam por uma ideologia totalmente abominável. “É fundamental que obras como a de Luciane encontrem espaço nas mentes e nos corações daqueles que precisam conhecer a história do Holocausto”.


Consulado italiano comemora o Dia da República Italiana

Com festa na Casa das Caldeiras, em São Paulo, o créme de la créme da comunidade italiana se reuniu no último dia 2 de junho para comemorar o Dia da República Italiana. Dentre muitos, destaque para as presenças do Cônsul-geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara, da cônsul-adjunta, Livia Satullo, João I. Prando, Rita Blasioli, Julia Blasioli Costa, Alceu Costa, Sergia Aymard, Giacomo Guarnera, Luciana Laspro, Fabiola Natali Nardin, Vitor Furlan e Maria Carolina Digiampietri.


Comunidade de Pernambuco celebra com festa o aniversário de 75 anos de Israel

Foto: FIPE

A comunidade judaica de Pernambuco celebrou o aniversário de 75 anos de Israel com festa, na qual compareceram, entre outras personalidades, a vice-governadora do estado, Priscila Krause e o Embaixador de Israel, Daniel Zohar Zonshine. Os convidados foram recepcionados pela presidente da Federação Israelita de Pernambuco, Sonia Schechtman Sette.

Por ocasião de sua visita ao Recife, o embaixador aproveitou para conhecer a Kahal Zur Israel, Primeira Sinagoga das América. Na sequência, foi recebido pela governadora Raquel Lyra e por sua vice Priscila Krause. Segundo seu relato, foi uma reunião muito promissora no sentido de ampliar os vínculos econômicos do Estado de Israel com Pernambuco.


Grupo de Liderança e Networking da Fisesp e Universidade de Haifa realizam a primeira missão de mulheres a Israel

O grupo de liderança e networking LEN, que é o braço do Elf da Fisesp, em parceria com a Universidade de Haifa, realizou a Primeira Missão de Mulheres para Israel, que aconteceu no mês de maio. A iniciativa teve como idealizadoras e organizadoras Elisa Nigri Griner, Vera Grytz e Mariza de Aizenstein e contou com a participação de 28 mulheres altamente qualificadas e empoderadas.

Foram elas: Sandra Himmelstein, Karla Emerenciano, Poliana D’Oliveira, Miriam Lewensztajn, Elisa Nigri, Renata Ucha, Isabel Cohn, Juliana Gonzales, Vera Grytz, Virginia Griffel, Denise Gelberg, Thais Roitman, Christiana Maciel, Isabel Figueiredo, Carla Rosenthal Gil, Silvia Waissman, Paula Erlich, Patrícia Boaventura, Mariza de Aizenstein, Rosecler Gerhardt, Fernanda Kalim, Patricia Lisbona, Fabiana Cassani, Tatiana Catalá, Joyce Horn e Ingrid Barth.

A experiência teve, também, a parceria da Universidade de Jerusalém e Technion e conectou empreendedoras brasileiras com mulheres de destaque e personalidades que fazem de Israel referência em inovação e tecnologia e a Missão foi oficialmente aberta pelo Ministro Lincoln Bernardes Júnior, encarregado de Negócios da Embaixada do Brasil em Tel Aviv, que veio dar as boas-vindas ao grupo. Em visita à Universidade de Haifa, as mulheres foram recebidas pelo Prof. Ron Robin, Presidente da Universidade, e Adrian Teper, Diretor para a América Latina.


CIP recebe a jornalista Petria Chaves e o psicólogo Rossandro Klinjey no Café Literário

Rabino Ruben Sternschein, Petria Chaves e Rossandro Klinjey

O Ministério da Cultura e a Congregação Israelita Paulista (CIP) realizaram na CIP a primeira edição do Café Literário, um evento enriquecedor que reuniu cultura, literatura e reflexões sobre a importância da escuta em nossa sociedade. O evento contou com a presença da renomada jornalista, escritora e âncora da Rádio CBN, Petria Chaves, autora do livro “Escute teu silêncio!”, do psicólogo clínico e colunista da Rádio CBN, Rossandro Klinjey e também do rabino Dr. Ruben Sternschein.

O tema central do Café Literário foi a importância da escuta em diferentes aspectos da vida. Segundo Petria Chaves, “a arte da escuta nunca foi tão necessária em um mundo tão polarizado e repleto de ruídos como o atual”. Em seu livro, ela entrevista grandes referências da psicanálise, neurociência, negócios, filosofia e espiritualidade, buscando compreender como podemos nos tornar melhores ouvintes.

Rossandro Klinjey ressaltou que “vivemos em uma sociedade que sofre com uma epidemia de barulho e tem dificuldade em silenciar. O silêncio é fundamental para uma escuta genuína, e só é possível ouvir o outro quando nos calamos”. Ele destacou a importância do evento ocorrer na CIP, um local que representa um povo que já enfrentou diversas tentativas de silenciamento ao longo da história.

O Rabino Dr. Ruben Sternschein pontuou a relevância do encontro no Salão Nobre da CIP: “Estamos hoje reunidos em um local que já recebeu tantos eventos. Porém hoje acontece o primeiro encontro do Café Literário, com a proposta de explorar o infinito mundo da literatura”.

Crédito fotográfico: Daniel Pierosi


A presença latino-americana na Conferência Internacional do Judaísmo Progressista

Entre os dias 3 e 6 do mês de maio, representantes das comunidades judaicas reformistas, presentes em mais de 50 países, se reuniram em Jerusalém para participar do Connections, a conferência global da World Union for Progressive Judaism (WUPJ) – a organização que conecta as comunidades judaicas reformistas, progressistas, liberais e reconstrucionistas em todo o mundo. O evento contou com forte presença da região latino-americana, com lideranças juvenis, rabínicas e comunitárias da Argentina, Brasil, Costa Rica e Guatemala.


Primeiro Fórum Judaico-Evangélico reúne lideranças da América Latina em SP

A CONIB, o Congresso Judaico Latino-Americano (CJL), a Igreja Renascer e a LCI realizaram em São Paulo o Primeiro Fórum Judaico-Evangélico da América Latina, com líderes das diferentes correntes religiosas defendendo a necessidade de uma união contra manifestações de antissemitismo e outros tipos de preconceito, principalmente, nas redes sociais.

A cerimônia de abertura do evento foi no Museu judaico de São Paulo e contou com as palavras do presidente da CONIB, Claudio Lottenberg, da diretora do Museu Judaico, do fundador da Igreja Renascer em Cristo, apóstolo Estevam, do presidente do Congresso Judaico Latino-Americano, Jack Terpins, do presidente da Aliança Evangélica Latina, Juan Cruz Cellammare, e do cônsul de Israel em São Paulo, Rafael Erdreich. À plateia, todos ressaltaram a importância deste evento, marco na aproximação das duas comunidades, que têm valores em comum, assim como Israel por referência.

Em pauta, foram abordadas questões como a proximidade e os valores em comum das duas comunidades devem ser trabalhados. Também foi frisado que a defesa da liberdade religiosa deve contemplar todas as religiões. Também foi ressaltada a importância deste Forum, que visa aproximar as duas comunidades.

Ao final, numa conversa aberta, o diretor da CONIB Sergio Napchan destacou a importância do encontro com base no diálogo inter-religioso e sobre a parceria com os evangélicos na esfera política. Defendeu a ampliação do diálogo e a criação de novas conexões para minimizar diferenças e valorizar convergências. Claudio Epelman, diretor executivo do CJL, destacou a importância do encontro como forma de trocar experiências.