Por que minha vida é tão difícil? – Por Aron Moss

Quando a vida parece difícil, quando você precisa se esforçar e lutar para seguir em frente, significa que você está carregando um tesouro dentro de si. Os tempos tranquilos e fáceis podem ser agradáveis, mas as riquezas da vida surgem quando as coisas exigem muito trabalho.

Pergunta

Tudo sempre foi fácil para mim, mas recentemente algo mudou. Tenho explorado o judaísmo e, embora sinta uma forte atração por ele, também sinto que um certo peso vem com ele. Achei que orar e estudar a Torá me traria paz. Mas, de muitas maneiras, tornou minha vida mais complicada e difícil. Então minha pergunta é: se tudo é tão difícil, talvez isso signifique que não é para mim?

Resposta:

Há uma história contada pelos grandes mestres chassídicos e é assim.

Era uma vez um simples aldeão que ganhou na loteria. Antigamente, isso significava literalmente ganhar um pote de ouro. Então, com entusiasmo e expectativa, ele partiu a pé para a jornada de três dias até a cidade grande para receber seus ganhos.

Quando ele foi ao escritório da loteria e viu seu prêmio, percebeu que não poderia carregar um pote de ouro tão pesado para casa. Então, com parte de sua nova riqueza, ele contratou um carroceiro com um cavalo forte para levar ele e seu ouro de volta para sua aldeia.

A viagem durou várias horas. No caminho, eles pararam na beira da estrada para descansar um pouco. O motorista da carroça estacionou a carroça no que parecia ser um local seguro e o aldeão tirou uma soneca debaixo de uma árvore.

Revigorados e prontos para partir, eles pularam de volta na carroça para continuar a jornada. Mas depois de um tempo, o carroceiro parou e disse: “Acho que seu pote de ouro foi roubado.” O aldeão foi verificar rapidamente. Para sua grande angústia, ele viu que de fato o pote havia sumido.

O aldeão imediatamente virou-se desconfiado para o carroceiro e perguntou-lhe acusadoramente: “Como você sabia que a panela foi roubada sem sequer olhar para a parte de trás da carroça?”

O carroceiro respondeu: “Era óbvio. Quando estávamos viajando mais cedo, antes de pararmos para uma pausa, o cavalo estava lutando sob a carga pesada. Mas desde que retomamos nossa jornada, o cavalo está galopando com tanta facilidade e sem esforço que eu poderia dizer que ele não está mais puxando um peso pesado. Somente uma carga vazia é fácil de carregar. Quando você tem um pote de ouro em sua carroça, é preciso esforço para carregá-lo.”

Meu amigo, o mesmo se aplica a você. Quando a vida parece difícil, quando você precisa se esforçar e lutar para seguir em frente, significa que você está carregando um tesouro dentro de si. Os tempos tranquilos e fáceis podem ser agradáveis, mas as riquezas da vida surgem quando as coisas exigem muito trabalho.

Portanto, continue puxando a carga. E seja grato por isso. Só um cavalo fica feliz com uma carroça vazia. Você está carregando um pote de ouro.

Aron Moss

Aron Moss é rabino da Comunidade Nefesh em Sydney, Austrália, e colaborador frequente do Chabad.org. Seu último livro é “Posso nomear meu cachorro Israel? Perguntas da vida que não são tão preto e branco” .

Mais de Aron Moss | RSS