Você já ficou furioso? – Rabino Arieh Raichman

“Se você ver uma falha em outra pessoa, não expresse raiva nela. Provavelmente é um reflexo de suas falhas. Conserte-se e automaticamente o outro vai melhorar”.

Tenho certeza que sim. Não estou dizendo que você deve ser perfeito. O homem foi destinado a este mundo para fazer teshuva, então falhar faz parte do jogo da vida. No entanto, quando ficamos com raiva, na verdade falhamos em um teste de D’us. Veja, se acreditamos que tudo vem de D’us, e que Ele é todo bem, então por que ficaríamos com raiva de algo que aconteceu? Era para acontecer, e quer entendamos ou não, tudo é para o bem.

Porém, mesmo sabendo de tudo isso, é difícil controlar as emoções que surgem quando as coisas não saem do jeito desejado. O Ramban aconselha o filho, em sua famosa carta, que se treine para falar sempre com calma com todos. Ao criar esse hábito, ele será salvo da raiva que sempre se expressa. Pense bem, qual é a primeira palavra que ouvimos das pessoas ao nosso redor, quando estamos com raiva – “Calma”. Ao falar mais devagar, realmente assumimos o controle das emoções.

Teoria do espelho

O Baal Shem Tov ensinou que se você vê uma falha em outra pessoa, é um reflexo de sua falha. A prova disso pode ser entendida em um artigo do rabino Abraham Twersky Z”L. Ele explica que se três pessoas estivessem paradas em uma esquina por um minuto, todas perceberiam coisas diferentes. Isso porque o modo de pensar e o caráter de cada pessoa formulam um filtro para o que vemos. Em outras palavras, vemos o que devemos ver.

Sendo que a psique humana é criada para minimizar o desconforto da pessoa, portanto, aponta nossas falhas – nos outros. Ao fazer isso, na verdade, permite que a pessoa ignore o conserto de seus problemas pessoais. A mente subconscientemente diz à pessoa que os outros têm a mesma coisa com a qual você está lutando. Dessa forma, a pessoa não se sente tão mal com seu próprio mau comportamento. Portanto, o que se destaca para você é na verdade seu reflexo no espelho.

O Rebe de Lubavitch anterior foi um passo além e disse: “Se você ver uma falha em outra pessoa, não expresse raiva nela. Provavelmente é um reflexo de suas falhas. Conserte-se e automaticamente o outro vai melhorar.”

Você pode perguntar: como alguém pode mudar a outra pessoa? Nunca se trata de mudar a outra pessoa. Isso você não pode e não deve fazer. No entanto, se você alterar o seu filtro, o espelho refletirá de uma maneira diferente.


Rabino Arieh Raichman

Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.comchabadmanaus@gmail.com