Em evidência – gente que acontece e faz acontecer 

Dentre outros, Regina Pekelman Markus, Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Ministra Luciana Santos, Felício Ramuth, vice-governador paulista, Laura Feldman, Adriana Benjamin, Rabino Ruben Sternschein, Eve Pekelman, Luciana Goldhar Fucs, Ricardo Berkiensztat, Dr. Jean Gorinchteyn, Dan Stulbach, Alex Szapiro, Cora Rónai, David Guillaume, Sandra e Luiz Gross e Flavio Bitelman.


Profa. Regina Pekelman Markus é condecorada com a Ordem Nacional do Mérito Científico

A Profa. Regina Pekelman Markus, vice-presidente do da Associação de Amigos do Weizmann do Brasil, foi condecorada com a Ordem Nacional do Mérito Científico.

Em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, condecoraram a professora Regina com a Ordem Nacional do Mérito Científico criada em 1993 para prestar homenagem a personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram por suas relevantes contribuições prestadas à Ciência, à Tecnologia e à Inovação.

A Profa. Regina é professora Emérita do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IBUSP), membro da Academia Brasileira de Ciências e foi Secretária Titular da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (SEPED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Desde 2007 atua como Vice-Presidente da Associação de Amigos do Weizmann do Brasil e é coordenadora científica da Banca Examinadora que escolhe os bolsistas brasileiros para a Escola de Verão do Instituto Weizmann de Ciências.


Vice-governador Felício Ramuth recebe a delegação da CIP em seu gabinete no Palácio do Governo

Felício Ramuth, vice-governador do Estado de São Paulo, recebeu, nessa terça-feira, 01 de agosto, em seu gabinete no Palácio do Governo, a presidente da CIP, Laura Feldman, acompanhada, da CEO Adriana Benjamin, do Rabino Ruben Sternschein e da diretora Eve Pekelman.

O objetivo do encontro foi convidar pessoalmente o vice-governador para o Concerto Beneficente em prol dos projetos sociais da CIP, que acontecerá no dia 13 de agosto na sala São Paulo terá como destaque a participação do trompetista russo israelense Sergei Nakariakov, que se apresentará junto à Orquestra Sinfônica Heliópolis, do Instituto Baccarelli, sob regência do Maestro Isaac Karabtchevsky.

Em um bate papo descontraído, Ramuth falou sobre sua vida comunitária e sua relação com o judaísmo e com a CIP, e compartilhou memórias dos tempos do movimento juvenil Chazit, e do Colégio Bialik onde estudou. “Foi uma grande satisfação receber a equipe da CIP. Pude relembrar muitas histórias que marcam a minha identidade judaica. Como vice-governador, busco sempre trazer os bons valores judaicos para a política”, destacou Felício Ramuth.

Ele agradeceu o convite e frisou que irá prestigiar o evento juntamente com seu pai e seus irmãos. “O dia 13 de agosto, Dia dos Pais, vai ser um Domingo de comemoração. Vou levar meu pai e toda a família para assistirem o Concerto Beneficente em prol dos projetos sociais da CIP. Com certeza será um lindo espetáculo e que tem um importante viés social”.

“É muito especial e significativo termos um vice-governador que leva seu judaísmo com orgulho e dignidade”, destacou o rabino Ruben Sternschein, que aproveitou a ocasião para explicar o significado da mezuzá que enfeita a porta do gabinete: “A mezuzá representa a conexão entre o dentro e o fora, a coerência de ser a mesma pessoa dentro e fora de casa, e trazer o melhor de um lado para o outro, que é justamente o que nosso vice-governador busca fazer. Ele reconhece suas raízes e tenta aplicá-las à sua realidade”.

Felício Ramuth é uma pessoa encantadora, que dividiu conosco muitas histórias sobre sua juventude, seu relacionamento com o judaísmo e com a CIP. Nós o presenteamos com o livro “Olhares da Liberdade” que conta a história da nossa Congregação, além de uma vela com uma benção para iluminá-lo. Precisamos de lideranças como nosso vice-governador, cheio de boas intenções e compaixão”, concluiu a presidente da CIP, Laura Feldman.


Imobiliária online

Com o avanço da tecnologia, também o ramo imobiliário teve que sofrer alterações em seu modo de agir, daí surgindo a imobiliária online para você escolher, no conforto do seu lar, o apartamento dos sonhos.

Nesse novo segmento e para acompanhar o mundo moderno, está a Luli Imóveis atuando nos bairros de Higienópolis e Perdizes. No comando está Luciana Goldhar Fucs.

Fundada em março de 2022, a empresa atua em corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis. E vale a pena você conferir.

Contato: lgfcorretora@gmail.com .


Ricardo Berkiensztat entrevista o Dr. Jean Gorinchteyn

no “Fisesp Debate Podcast”

Nesta edição do “Fisesp Debate Podcast” , o presidente executivo da Fisesp, Ricardo Berkiensztat, entrevista o Dr Jean Gorinchteyn, ex- secretário da saúde do Estado de São Paulo, médico Infectologista do Instituto de Infectologia de São Paulo – Emílio Ribas (IIER) e do Hospital Albert Einstein (HIAE).

Nascido e criado no Bom Retiro, ele deu detalhes sobre sua carreira, bem como de sua atuação durante a pandemia do coronavírus, destacando as dificuldades que encontrou ao se deparar com grupos que eram contra as medidas que estavam sendo tomadas e também das lições aprendidas.

O “Fisesp Debate Podcast” apresenta semanalmente (todas as quintas-feiras) algum tema importante dentro da comunidade judaica, de Israel ou que tenha alguma relação com os valores judaicos. As entrevistas ficam a cargo do presidente executivo da Fisesp, Ricardo Berkiensztat, que é jornalista de formação.

Acompanhe este episódio no

You Tube:

https://youtu.be/_M1tweGPrJw““`

ou no Spotify: https://open.spotify.com/episode/5O8wkp7MsN5F8qLbg8yuKG


Ciclo Diálogos da CIP reuniu Dan Stulbach, Alex Szapiro e Cora Rónai, para um debate sobre o futuro da Inteligência Artificial

Alex Szapiro, Cora Rónai e Dan Stulbach

Quais os principais desafios ligados à Inteligência Artificial? Ela é uma aliada ou uma ameaça? Como a IA está impactando o mercado de trabalho e a gestão de pessoas? Como será sua regulamentação?

Esses foram alguns dos temas debatidos durante o Ciclo de Encontro Diálogos da Congregação Israelita Paulista (CIP), que lotou o Teatro UOL do Shopping Higienópolis, em um debate conduzido por Dan Stulbach e que reuniu Alex Szapiro, atual Head do Soft Bank e Cora Rónai, pioneira do jornalismo de tecnologia e colunista do jornal O Globo e do Portal Meio.

De maneira bem humorada, Dan Stulbach conduziu a conversa que contou com tradução em libras e com a participação do público .

David Guillaume, Sandra e Luiz Gross e Flavio Bitelman

Alex Szapiro compartilhou algumas de suas experiências durante o período em que foi responsável pela operação brasileira da Amazon, como por exemplo o caso da assistente virtual Alexa, onde foram contratados 2 mil brasileiros para ensinar o dispositivo a falar português e trouxe sua visão sobre o tema.

“Tudo que existe na inovação pode ser usado para o bem e para o mal. A Inteligência Artificial pode nos trazer grandes oportunidades, mas, como tudo na vida, precisamos olhar para os dois lados. Eu pessoalmente tenho uma visão otimista e acredito que a IA vai gerar grandes mudanças e trazer benefícios infinitos. Ainda vamos aprender muita coisa nesta jornada e temos que ser pacientes, mas sempre tomar cuidado com as questões de privacidade, veracidade das fontes e ética, entre outros”, frisou Alex Szapiro.

Ele também compartilhou algumas dicas de ferramentas de IA que podem facilitar nosso dia a dia tais como: Mid Journey ( Arte), Synthesia e Pictory (vídeos), Generate PPTs ( Slides), Remini (editar fotos), Sounddraw (música), Writesonic (textos), Starrytars (gerar Avatars).

Cora Rónai, que já é avó de cinco netos, considerada uma pioneira na área de tecnologia, compartilhou sua experiência pessoal. Primeira jornalista a criar um blog, ela falou sobre o estranhamento que isso gerou naquela época. Em sua percepção a Inteligência Artificial tem a possibilidade de nos trazer uma quantidade de vantagens imensa, muito maior do que de prejuízos. “Acredito que o segredo da IA nesse momento é saber como vamos lidar com tudo o que ela oferece, como vai ser a regulamentação e a partir daí, ver o que que vai acontecer. Porém, colocar a alma em algo que a gente faz, é insubstituível”, ponderou.

Crédito fotográfico: Fabiana Koren