PRESERVANDO O QUE LHE É DADO – RABINO NISSIM KATRI

179_HR_2


Todos nós recebemos traços de caráter positivos.

“Quem é uma pessoa irracional? É aquele que destrói aquilo que lhe é dado”. (Talmud Chaguigá 3b).

Nós podemos algumas vezes ter uma melhor compreensão de algo comparando este com seu oposto. Na busca de entender o conceito de sabedoria é útil definir sabedoria através de contrastar esta com a tolice. Se um tolo é alguém que destrói o que lhe é dado, então o sábio é aquele que preserva o que lhe é dotado.

Todos nós recebemos traços de caráter positivos. Temos habilidade de doar de nós mesmos para os outros. Temos habilidade de aprender dos erros do passado. Temos habilidade de fazer decisões livres e morais, desafiando nossos instintos físicos quando achamos que eles são inapropriados. Temos a habilidade de refletir sobre o propósito de nossa existência. Todas estas características não são presentes em outros seres vivos. Estes são os presentes Divinos ao homem.

O que fazemos com estes traços humanos únicos? Será que os desenvolvemos em sua plenitude? Ou temos gastado nossas vidas buscando a gratificação de nossos desejos essencialmente animalescos e negligenciando o componente verdadeiramente humano de nosso ser? Se for assim, então temos destruído estes presentes divinos tão preciosos. O que pode ser mais tolo do que isto?

Se o ser humano é um “homo sapiens”, uma criatura com intelecto, então ele deveria demonstrar sua inteligência ao concretizar suas habilidades que são unicamente humanas.


RABINO NISSIM KATRI – Casado com Rivka Katri, estudou na Yeshivá Colegial Machané Israel de Petrópolis. Saiba mais…

SHABAT BELO HORIZONTE/MG – Rua Timbiras, 501 – CEP: 30140-060 – B. Hte – M.G. – Tel./Fax: (31) 3273-7772

Home Page: www.chabadbhz.com.br – e-mail: chabad.bhz@terra.com.br

20
20