Vem ai uma Kristallnacht – Noite dos Cristais Quebrados?

Roberto Freire, Conib, Fisesp, Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria e B’nai B’rith do Brasil repudiam declaração do ex-deputado José Genoíno sugerindo boicote a empresas de judeus em entrevista ao DCM (Diário do Centro do Mundo) TV, jornal digital político brasileiro de esquerda.


Roberto Freire no X

O grau de antissemitismo de lideranças petistas nas redes e na mídia – lideres que se referenciam como de esquerda e são assim considerados – é altíssimo e assustador. Já surgiu a proposta de boicote a lojas e empreendimentos de judeus. E sabemos todos que foi o boicote, como tal, que deu inicio as ações de rua e de perseguição aos judeus na Alemanha hitlerista.

Teremos a escalada de atentados tal como os dos nazistas lá na década de 30 do século passado aqui no Brasil? Vem ai uma Kristallnacht – Noite dos Cristais Quebrados com uma tropa lulopetista? Um antissemitismo abjeto que nunca imaginei pudesse surgir no campo das esquerdas brasileiras, está vicejando como uma nossa banalização do mal.

@freire_roberto

Cidadão brasileiro Parlamentar por mais de 44 anos. Constituinte de 1988. Candidato a presidente em 1989. É advogado e político brasileiro, ex-presidente nacional do Cidadania.

Fonte: https://x.com/freire_roberto/status/1749086300668412198?s=20


Conib repudia declaração do ex-deputado José Genoíno

A Conib repudia veementemente declarações do ex-deputado José Genoíno, que, em live para o site Diário do Centro do Mundo (DCM), pediu boicote contra “empresas de judeus”. É uma fala antissemita, e o antissemitismo é crime no Brasil.

O boicote a judeus foi uma das primeiras medidas adotadas pelo regime nazista contra a comunidade judaica alemã, que culminou no Holocausto.

A Conib mais uma vez apela às lideranças políticas brasileiras que atuem com moderação e equilíbrio diante do trágico conflito no Oriente Médio pois suas falas extremadas e em desacordo com a tradição da política externa brasileira podem importar as tensões daquela região ao nosso país.


Nota de repúdio da Federação Israelita do Estado de São Paulo

Petista condenado no Mensalão, José Genoíno sugere boicote a empresas de judeus

No último sábado (20/01), durante o programa “Sabadão do DCM”, o ex-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, José Genoíno, condenado no mensalão, sugeriu o boicote a empresas ligadas a judeus e que o Brasil corte relações comerciais com o Estado de Israel.

Além de criminosa, a fala antissemita de Genoíno remete a filosofia de Adolf Hitler. O boicote a judeus foi a primeira ação coordenada do regime nazista contra os judeus na Alemanha.

A Federação Israelita do Estado de São Paulo (FISESP) afirma o seu repúdio, ao ver que constantemente, figuras importantes do Partido dos Trabalhadores e que exercem influência no governo federal se utilizam dos mesmos discursos que flertam com o nazismo e o fascismo e que foram condenados pelo próprio PT há pouco tempo.

Destacamos que nas relações comerciais entre Brasil e Israel, estão cerca de 450 empresas, com contratos de longo prazo, trabalhando, colaborando e ativamente investindo no setor de Tecnologia e Inovação, fundamentais para o desenvolvimento do Brasil.

Ao evidenciar a origem judaica de empresas e pedir seu boicote, Genoíno revela a sua covardia e o seu viés antissemita.

O que nos preocupa ainda mais é o silêncio dos dirigentes do partido que o acolhe. Líderes que se dizem defensores da democracia não podem concordar com mais este ataque, que busca atingir pessoas apenas pelo fato de serem judeus ou judias.

O antissemitismo merece total reprovação. Esperamos, mais uma vez, a retratação e principalmente o repúdio das pessoas de bem que defendem os valores da paz e da democracia.


Nota da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria

A Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria, fundada há 65 anos, tendo por objetivo desenvolver e aprimorar negócios entre o Brasil e Israel, repudia declarações do ex-deputado José Genoíno pedindo boicote a “empresas de judeus” e “empresas vinculadas ao Estado de Israel”. É uma fala, antissemita, que remonta ao começo da perseguição do regime nazista aos judeus, e deve ser repudiada por todos. A fala de Genoíno sem conhecimento dos benefícios desta relação comercial, é também contrária aos interesses do Brasil e da população brasileira. Trata-se de dois países democráticos, independentes, com benefícios comerciais recíprocos.

O comércio bilateral entre Brasil e Israel tem crescido de forma exponencial nos últimos anos, com claros benefícios aos dois países, tendo esta relação triplicada a balança comercial nos últimos 3 anos.

Produtos e empresas israelenses têm papel fundamental em vários ramos da economia brasileira, como saúde, agricultura, irrigação, tecnologia, segurança, vinculando sim de forma positiva as respectivas empresas brasileiras e israelenses.

Advocar pela interrupção dessa corrente comercial é defender o atraso tecnológico e comercial do Brasil em atividades essenciais de nossa economia e é também contra o bem estar de nossa população.


Nota de repúdio da B’nai B’rith do Brasil

É com grande indignação e repúdio que, nós, da B’nai B’rith – Filhos da Aliança, entidade judaica de Direitos Humanos, fundada em 1843 e presente no Brasil desde 1933 – portanto, 90 anos de atividades nacionais, nos manifestamos contra a fala indecorosa e repugnante do ex-presidente do Partido dos Trabalhadores – PT, José Genoíno, numa entrevista recente, comentando a manifestação assinada por 19 mil cidadãos e cidadãs brasileiros, encabeçada pela empresária progressista Luiza Trajano, fundadora do Magazine Luiza.

Esta manifestação solicita ao presidente Lula que o Brasil retire a sua decisão de apoiar a ação movida pela África do Sul na Corte Internacional de Justiça, pedindo a condenação de Israel pela prática de genocídio junto aos palestinos da Faixa de Gaza, controlada, há quase duas décadas, pela organização terrorista Hamas, que declara o seu objetivo de matar todos os judeus e destruir o Estado de Israel, entre outros. Terroristas estes financiados e apoiados pelo Irã.

Aproveitando a reação de simpatizantes dos terroristas do Hamas, que propõem o boicote ao Magazine Luiza, José Genoíno reforça e propõe o boicote às empresas dos judeus e revogação do acordo de cooperação entre Brasil e Israel na área militar.

A fala, antissemita e racista, remete ao nazismo e fascismo. A população de bem não pode corroborar tal fala, altamente ofensiva.

Cabe lembrar a José Genoíno que os judeus têm participado e contribuído, desde o descobrimento, ao engrandecimento do Brasil, atuando como brasileiros empresários que investem, contratam, produzem e contribuem com o país, além de atuação na área de pesquisa social e científica e nas áreas de educação e cultura.

E Israel, uma democracia plena, diversa e livre, tem contribuído internacionalmente em todas as áreas do saber, com ênfase na tecnologia, e sempre procurou e procura a paz e a convivência com todos os seus vizinhos e países, inclusive os palestinos.

José Genoíno deixa de considerar o fato que as Forças de Defesa de Israel estão reagindo à ação terrorista do Hamas, realizada em 7 de outubro, onde cerca de 1,2 mil israelenses – entre crianças, jovens, homens e mulheres de todas as idades – foram mortos, degolados, queimados e exibidos como triunfo. Além de sequestrar mais de 200 pessoas, cujo número hoje está 136, sendo que, dia a dia, Israel encontra mais de seus corpos mortos pelos terroristas do Hamas.

Se o Hamas tivesse devolvido os sequestrados logo no início, o povo palestino de Gaza, exposto pelo Hamas, não teria sofrido as consequências. Povo este que é visto pelos terroristas como mártires necessários à sua causa.

O que mais nos estarrece e indigna é que este tipo de comportamento vem sendo repetido de forma constante pelos dirigentes do partido, insuflando ódio e propagando a discórdia.

É importante salientarmos que a fala caracteriza crime e, como tal, José Genoíno deve responder à Justiça.

Aguardamos, também, ação da cúpula petista, incluindo José Genoíno, de retratação, esclarecendo as suas falas e a não repetirem mais atitudes como esta que só semeiam conflito e desavença.

Por um Brasil Múltiplo, Fraterno e Harmonioso!

B’nai B’rith do Brasil

20
20