SOMENTE FAÇA SUA PARTE – Rav Efraim Birbojm

Gostaríamos que tudo “caísse do céu”, pronto para nosso uso. Mas as coisas mais importantes

da vida D’us nos dá apenas a semente e somos nós mesmos que devemos cultivar.

“Um rapaz teve um sonho que parecia muito real. Ele caminhava pelo céu e viu uma loja que chamou sua atenção. Ele entrou na loja e viu um senhor no balcão. Era uma loja linda, cuja beleza enchia os olhos. Maravilhado com a beleza do lugar, o rapaz perguntou:

– Senhor, o que é vendido nesta loja?

– Todas as coisas boas que as pessoas tanto desejam na vida – respondeu o senhor – vendemos saúde, sustento e sabedoria, entre outras coisas.

– Quanto custa estas coisas? – voltou a perguntar o rapaz.

– Não custa nada. Aqui tudo é de graça – respondeu o senhor, com um sorriso.

O rapaz contemplou a loja e viu que havia jarros de saúde, pacotes de esperança, caixinhas de sustento, fardos de sabedoria, pacotes de paz e muitas outras coisas que tanto desejamos na vida. Maravilhado, ele pediu:

– Por favor, quero um grande jarro de saúde, alguns fardos de sabedoria e algumas caixinhas de sustento. Se for possível, quero levar para mim, para minha família e para os meus amigos.

O senhor então foi preparar tudo. O rapaz estava esperando um pacote enorme, não sabia nem mesmo como conseguiria carregar. Porém, o senhor entregou a ele apenas um pequeno embrulho, que cabia na palma da sua mão. Incrédulo, o rapaz disse:

– Me desculpe, mas acho que o senhor não escutou meu pedido. Pedi saúde, sabedoria e sustento em grandes quantidades. Como pode estar aqui, neste pequeno pacote, tudo o que eu pedi?

Sorrindo, o gentil senhor lhe respondeu:

– Meu filho, na loja do céu não são vendidos frutos, somente as sementes. Portanto, agora vá e plante-as.”

Gostaríamos que tudo “caísse do céu”, pronto para nosso uso. Mas as coisas mais importantes da vida D’us nos dá apenas a semente e somos nós mesmos que devemos cultivar.


RAV EFRAIM BIRBOJM

Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, começou seu processo de Teshuvá (retorno ao judaísmo) aos 25 anos, através da Instituição “Binyan Olam”. Atualmente comanda uma comunidade em São Paulo, cuja missão é oferecer a oportunidade de crescimento espiritual para o público já observante da Torá, bem como oferecer a oportunidade de pessoas não observantes se aproximarem um pouco mais do judaísmo. Saiba mais.

Email:

20
20