PALAVRA DO PRESIDENTE FERNANDO ROSENTHAL:  NÃO AO ANTISSEMITISMO

Não descansaremos enquanto não forem punidos aqueles que cometem crimes contra nós pelo simples fato de sermos judeus. O mundo não aceita mais os horrores do antissemitismo, do ódio ou preconceito contra os judeus, assim como contra qualquer raça, religião, gênero ou nacionalidade.

Ledor va dor, de geração em geração, preservamos a estreita relação com Israel e seus representantes diplomáticos. Nesse amado País que tão bem acolheu nossos avós e fez com que as gerações futuras aqui fizessem suas vidas e famílias, temos a honra de sermos judeus, o orgulho de sermos Paulistanos e o privilégio de sermos Brasileiros e de manter nossos laços com Israel.

Nesse difícil momento que vivemos, no qual Israel luta pela democracia e garantia de subsistência, nossa

comunidade sofre com o antissemitismo oriundo principalmente de fanáticos ignorantes, até de partidos políticos, e de políticos que nos ofendem e insultam, dessa vez escondidos no que pensam ser um mundo sem leis. Se enganam. Dessa vez não permitiremos as atrocidades que se iniciaram com a noite dos cristais há exatos 85 anos. Nossa comunidade está atenta e representada pela CONIB e FISESP. Não descansaremos enquanto não forem punidos aqueles que cometem crimes contra nós pelo simples fato de sermos judeus. O mundo não aceita mais os horrores do antissemitismo, do ódio ou preconceito contra os judeus, assim como contra qualquer raça, religião, gênero ou nacionalidade.

Não há espaço para esse tipo de discurso de ódio e para o antissemitismo muitas vezes travestidos do antissionismo e ante Israel.

Que fique claro que não se trata de ideologia política de direita ou de esquerda e sim do certo ou errado.

Se aproveitar do conflito e o importar para o Brasil traz consequências gravíssimas para a nossa comunidade. Comunidade essa que tanto fez e tanto faz pelo nosso amado Brasil!

Aproveito para agradecer as forças policiais municipais, estaduais e federais, que muito nos apoiam na

segurança de nosso Clube, principalmente em nome do Comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel PM Marcos Daniel Fernandes, representando a grandiosa Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Am Israel Chai.

Shalom.

NOTA – Matéria publicada na revista de março/2024 da Hebraica de São Paulo.


Fernando Rosenthal

Advogado, é presidente da Hebraica de São Paulo e do Conselho Superior da Acesc – Associação de Clubes Esportivos e Socioculturais de São Paulo, e do Conselho Deliberativo da Fisesp – Federação Insraelita do Estado de São Paulo.

20
20