SEMINÁRIO DA FISESP DISCUTIU O ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL
Eduardo Slotnik, Liora Alcalay, Patricia Sereno, Sueli Schreier e Ricardo Berkiensztat
A “Década do Envelhecimento Saudável”, foi o tema do 17º Seminário do Envelhecimento que reuniu 150 participantes, no dia 20 de março, na Unibes Cultural. O evento aconteceu por iniciativa do Atéos120! da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), em parceria com a CIP, UNIBES, UNIBES Cultural e Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein.
O evento, destinado a atrair, capacitar e atualizar profissionais e voluntários que lidam com a terceira idade, abordou tópicos relevantes para esse público, tais como gestão em saúde e transformação digital, inteligência artificial, empregabilidade para idosos, atenção às necessidades da 4ª idade e espiritualidade no envelhecimento, entre outros.
Na abertura, destacaram-se discursos de Eduardo Szlotnik, vice-presidente do Conselho do Hospital Albert Einstein e diretor de inclusão social da Fisesp; Liora Alcalay, presidente da Unibes; e Ricardo Berkiensztat, presidente executivo da Federação, que destacaram a necessidade de nos adaptarmos às mudanças e desafios do envelhecimento, reconhecendo-o como uma fase da vida cada vez mais ativa e relevante.
Eduardo Szlotnik ressaltou a importância contínua do Seminário diante da dinâmica do envelhecimento, destacando a necessidade de novos conceitos e o desafio de garantir uma população idosa bem assistida. Já Liora Alcalay expressou a relevância do tema do envelhecimento e a parceria com a Federação, sublinhando a importância da atualização constante para o bem da sociedade. Ricardo Berkiensztat discursou sobre a evolução da percepção da terceira idade, destacando a importância de uma comunidade judaica ativa e experiente.
A sobrevivente do Holocausto Ariela Segre, Laura e Syla Feldman e Morris Ely
“Devemos focar no envelhecimento saudável, proporcionando atividades, entretenimento e oportunidades de trabalho, ao mesmo tempo em que reconhecemos a necessidade de cuidar dos idosos doentes e dependentes. O Seminário de hoje concentrou-se em promover o envelhecimento saudável e consciente, abordando não apenas a economia financeira, mas também a preservação da saúde e das relações sociais, para garantir uma velhice gratificante e plena de bem-estar”, concluiu Patrícia Sereno, diretora do Atéos 120! Da Fisesp.