Em evidência – Gente que acontece e faz acontecer

Cantora Fortuna, Abram Topczewski, Jacke Denise Terpins, presidente de Israel Isaac Herzog, Chella Safra, Claudio Epelman, Laura Feldman, Petria Chaves, Raquel Gabel, Ariel Palácios, Eve Pekelman, Ben Zruel, Selene Almeida, Rony Vainzof, Andrea Vainer, Carola Videira, Alexandre Pacheco da Silva, atriz Vivianne Pasmanter, Alexandre Schwartsman, Natalie Klein, governador de Rondônia, Capitão Marcos Rocha, Jaime Benchimol, deputada federal Cristiane Lopes Benarrós, Messody Bennesby, Adélio Barufaldi, Belisário Arce, Anne Benzecry Benchimol, Karina e Sylvio Levy, Marjory Abuleac, Apostolo Estevam Hernandes, bispa Sonia Hernandes, pastor Edson Rebustini e Wesley Rebustini.


Noite musical em prol do NOTEA – projeto residencial assistido para portadores do TEA

Diretoria do NOTEA

Show denominado “Tudo aquilo que a gente é” com a cantora Fortuna e a Banda Klezmer Três Rios agitou em São Paulo o Teatro Porto Seguro em prol do NOTEA – Núcleo de Orientação para o Transtorno do Espectro Autista, entidade presidida pelo médico Abram Topczewski. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos que ajuda crianças e adolescentes com autismo e oferece tratamento clínico, psicológico e multidisciplinar, além de dar suporte aos pais com orientação, treinamento e acompanhamento psicoterapêutico.

Mas, o projeto ambicioso do Dr. Abram, primeiro deste gênero existente no Brasil, vai muito além disto: pretende ser uma casa de acolhimento que possa dar segurança clínica e o tratamento que certamente os autistas merecem quando os cuidadores familiares se vão.

Saiba mais: https://notea.org.br/


Terpins se encontra com o presidente de Israel

Membros do CJL mostram sua solidariedade aos israelenses

Uma delegação do Congresso Judaico Latino-Americano, encabeçada por seu presidente Jack Terpins, acaba de retornar de Israel, onde aconteceu um encontro do Executive Committee Meeting do Congresso Judaico Mundial Na agenda, uma reunião com o presidente de Israel, Isaac Herzog, quando demonstraram sua solidariedade e apoio a Israel, uma visita ao Knesset, sobre a atual situação do país.

Também, conheceram o local onde foi realizado o Festival Nova, transformado agora em um memorial, e o dia foi finalizado no Kibutz Kfar Aza, onde centenas de pessoas foram atacadas em suas próprias casas, sequestradas e assassinadas com requintes de crueldade, Na oportunidade, conversaram com sobreviventes, escutaram o testemunho de familiares das vítimas, inclusive de Shai Hermesh, ativista do WJC, que teve um filho morto e sua filha escapou, porque estava dando á luz a um menino.

“A dor é sentida em cada esquina, escutar a história e conhecer “os rostos” dessa tragédia, se faz mais premente que nunca”, disse Terpins. E concluiu “Essa foi uma visita dura, mas foi importante que para que pudéssemos ver e escutar em 1ª pessoa o que significou o 7/10. Também, fizemos questão de mostrar nossa solidariedade ao povo israelense”.

Integraram a comitiva, entre outros, Chella Safra, tesoureira do Congresso Judaico Mundial, Denise Terpins e Claudio Epelman, diretor executivo do CJL.


Projeto Diálogos da CIP explora os bastidores da América Latina com os jornalistas Ariel Palácios e Petria ChavesLaura Feldman, Petria Chaves, Raquel Gabel, Ariel Palácios e Eve Pekelman

O Teatro UOL do Shopping Higienópolis foi o palco, na segunda-feira, 3 de junho, de mais uma edição do Projeto Diálogos da Congregação Israelita Paulista (CIP), com o tema: “América Latina: tudo sobre o Lado A e o Lado B”. O evento reuniu os jornalistas Ariel Palácios, correspondente da GloboNews em Buenos Aires, e Petria Chaves, escritora e colunista da Rádio CBN, que conduziu o bate-papo.

Ariel abordou, de maneira rica e divertida, as histórias de monarcas, ditadores, presidentes e até mesmo líderes religiosos dos países vizinhos, especialmente as mais peculiares, narradas em seu mais recente livro: “América Latina Lado B: O Cringe, o Bizarro e o Esdrúxulo de Presidentes, Ditadores e Monarcas dos Vizinhos do Brasil”.

Palácios também comentou sobre o excêntrico presidente da Argentina, Javier Milei, destacando algumas bizarrices do líder argentino, como o fato de decidir a agenda presidencial por intermédio das cartas de tarô e a incrível adoração que tem por cães. Ele inclusive mandou esculpir os rostos de seus quatro cachorros clonados no tradicional bastão passado durante a cerimônia de posse.

“Foi um encontro incrível onde tivemos a oportunidade de ouvir o Ariel Palácios, um jornalista que nos trouxe tanta informação sobre presidentes, poder e sobre o que é a política na América Latina, tudo isso com muito bom humor e de uma maneira bem descontraída, assim como em seu novo livro, que é maravilhoso”, concluiu Petria Chaves.

Foto: Fabiana Koren


Ben Zruel e Selene Almeida falam sobre liberdade financeira no Iguatemi Alphaville

Autor do best-seller ‘Eu vou te ensinar a ser rico’ e a empreendedora de impacto social e consultora de negócios apresentaram cases e deram dicas de segurança financeira

Casal de noivos posando para foto

O escritor israelense Ben Zruel, autor do best-seller ‘Eu vou te ensinar a ser rico’, e Selene Almeida, empreendedora de impacto social, consultora de negócios e fundadora da WS2.Credit, comandaram um concorrido talk sobre segurança e liberdade financeira, no Iguatemi Alphaville.

Selene Almeida apresentou o projeto ‘Saia com Renda’ e trouxe cases de sucesso que revolucionaram a vida de muitas empreendedoras.

Ben Zruel falou enumerou passos importantes construir uma liberdade financeira saudável e recompensadora.

“É fundamental trazer soluções especiais para mulheres que precisam de recursos para expandir ou iniciar seus negócios, além de suporte e apoio para investir em suas carreiras”, resume ela.

Fundada por Selene Almeida juntamente com o marido, Weligton Lima, a fintech WS2.Credit realiza um trabalho de consultoria personalizado, mapeamento do negócio e entendimento das necessidades de cada empreendedora para oferecer a melhor opção de mercado.

O talk integrou a programação da 4ª edição do evento Elite da Imagem, que reuniu personalidades, empreendedoras e empresárias nos dias dias 10 e 11 de junho, no Shopping Iguatemi Alphaville, em São Paulo (SP).


CONIB lota espaço na Unibes Cultural para debater discurso de ódio e antissemitismo

Rony Vainzof

Em evento que lotou um dos espaços da Unibes Cultural, a CONIB realizou o debate “Discurso de ódio e antissemitismo nas redes: aspectos jurídicos e sociais”, com a presença de advogados e especialistas de dentro e de fora da comunidade judaica.

O advogado, professor e secretário da CONIB, Rony Vainzof, especializado em Direito Digital, abriu o evento abordando aspectos das recentes manifestações de antissemitismo nas escolas e nas redes sociais relacionados à guerra em Gaza. Vainzof observou que muitos culpam os judeus pelas políticas de Israel e os acusam de serem mais leais ao Estado judeu do que ao seu próprio país. Ele citou o caso Dreyfus – o capitão francês Alfred Dreyfus, oficial do Estado-Maior do Exército, que foi sentenciado injustamente à prisão perpétua na Ilha do Diabo, Guiana Francesa, como um dos exemplos mais notáveis de um erro judiciário e de antissemitismo.

A advogada criminalista e diretora da CONIB Andrea Vainer falou em seguida explicando o seu trabalho na instituição: “A Conib vem monitorando esse aumento substancial dos casos de antissemitismo e do discurso de ódio. Ela pontuou que “a liberdade de expressão não pode servir de salvaguarda para atos antissemitas”.

O Primeiro Painel abordou “Aspectos jurídicos do discurso de ódio e antissemitismo nas redes sociais” e reuniu Carola Videira – especialista em gestão de diferenças no ensino e no ambiente corporativo. Conselheira Independente, Professora e Presidente da ONG Turma do Jiló. Vencedora do Prêmio Empreendedor Social de 2022 e do Prêmio Rise & Raise Others da ONU – e Alexandre Pacheco da Silva – Doutor em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp, Mestre em Direito e Desenvolvimento, Bacharel em Direito pela FGV Direito SP e professor na graduação e pós-graduação da FGV Direito SP. Rony Vainzof foi o moderador desse primeiro painel.

Carola falou sobre o bullying e o cyberbullying, especialmente no ambiente escolar, e destacou que o Brasil é o segundo país com mais casos nessa questão. Para ela, “é preciso ter preparo para identificar esse tipo de violência e agir com rapidez e empatia”.

O segundo painel, sob a moderação da diretora da CONIB Paula Puppi, reuniu Natalie Klein – empresária da moda, criadora da NK Store, e uma das fundadoras do movimento Pin for Peace; a atriz Vivianne Pasmanter (foto) e Alexandre Schwartsman – sócio-diretor da Schwartsman & Associados Consultoria Econômica, especializado em macroeconomia, e colunista semanal na Folha de São Paulo.

Natalie Klein deu detalhes sobre a campanha #Pinforpeace, pela paz, contra o terrorismo e o antissemitismo, que surgiu após os ataques do grupo terrorista Hamas em outubro passado e a crescente onda de antissemitismo global.

Fotos: Flávio Mello


Rondônia é o quinto estado brasileiro a aderir à definição de antissemitismo da IHRA

Governador de Rondônia e lideranças

O governo de Rondônia aderiu, nesta terça-feira (28 de maio), à definição de antissemitismo da Aliança Internacional para Memória do Holocausto (IHRA). A adesão foi assinada pelo governador de Rondônia, Capitão Marcos Rocha, em cerimônia realizada em Porto Velho e que contou com a presença do Cônsul Honorário de Israel para os Estados do Amazonas, Roraima e Rondônia, Jaime Benchimol, a deputada federal Cristiane Lopes Benarrós, a presidente da Comunidade Judaica de Porto Velho, Messody Bennesby, o presidente da PanAmazônia Adélio Barufaldi, o diretor da PanAmazônia Belisário Arce e a vice-presidente do Comitê Israelita do Amazonas, Anne Benzecry Benchimol.

Rondônia é o quinto estado brasileiro a aderir à definição de antissemitismo da IHRA. Outros estados – Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo e Roraima – já aderiram à definição.

A definição de antissemitismo da IHRA é um marco importante na luta contra o ódio e a discriminação. Ela reconhece e condena manifestações de preconceito e hostilidade direcionadas aos judeus, bem como a negação do Holocausto. A adesão de Rondônia a essa definição reforça o compromisso do estado em promover a tolerância, a diversidade e o respeito mútuo.

A Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA – sigla em inglês) é uma entidade presente em mais de 40 países com iniciativas para ampliar o conhecimento sobre o Holocausto, com o objetivo de prevenir que ocorram genocídios no futuro. Essas iniciativas ajudam pessoas em todo o mundo a lembrar, compreender a aprender sobre o Holocausto e o genocídio dos ciganos durante a Segunda Guerra Mundial.


Karina e Sylvio Levy comemoram Bodas de Alexandrita

Os paulistanos Karina e Sylvio Levy seguiram dia 20 último com destino ao Nordeste brasileiro, mais precisamente aos Lençóis Maranhenses para comemorar Bodas de Alexandrita, ou seja, 26 anos de casados.

Para quem não sabe, a alexandrita é uma pedra preciosa rara e valiosa, conhecida por sua capacidade de mudar de cor dependendo da iluminação. Essa característica simboliza a transformação e a adaptação ao longo dos anos de casamento.


Clube de Leitura da B’nai B’rith SP recebe Marjory Abuleac

Evento especial no Clube de Leitura da B’nai B’rith São Paulo teve como atração Marjory Abuleac em torno do livro “O Verão em que Mamãe Teve Olhos Verdes”, da autora Tatiana Tibuleac.

O livro é sobre uma família polonesa na Inglaterra, que depois segue para a França, nos tempos de hoje.

Foi uma troca rica e profunda sobre temas de amor, perda e redenção.

.

.

.


Presidente Isaac Herzog recebe líderes evangélicos brasileiros em visita de solidariedade a Israel

O presidente israelense, Isaac Herzog, recebeu um grupo de líderes evangélicos brasileiros, liderado pelo Apostolo Estevam Hernandes, bispa Sonia Hernandes, pastor Edson Rebustini, Wesley Rebustini, entre outros, que foram a Israel prestar solidariedade ao país pelos ataques terroristas de 7 de outubro. O presidente israelense agradeceu ao apoio e sua esposa, Michal Herzog, falou em português, destacando a importância da iniciativa “num momento tão difícil para o povo israelense”.

“Os povos do Brasil e de Israel são irmãos. No Brasil e pelo mundo vemos irmãos e irmãs da comunidade cristã que entendem que fomos atacados por terroristas e estamos lutando contra forças do mal. Queremos mandar uma mensagem para nossos irmãos de todas as igrejas : nós amamos vocês e queremos vê-los aqui na Terra Santa. Amamos os brasileiros e desejamos o melhor a todos os brasileiros. Shalom”, destacou o presidente Herzog.

“É muito importante entendermos essas palavras tão profundas que o Presidente acabou de falar, porque realmente temos uma aliança entre Brasil e Israel. Nós amamos Israel, oramos por Israel, e queremos que essa aliança jamais seja rompida ”, complementou o Apostolo Estevam Hernandes.

A viagem dos líderes evangélicos é uma missão de solidariedade ao Estado de Israel, por conta dos ataques brutais do dia 7 de outubro de 2023 e os ataques contínuos que Israel tem recebido na região do Norte e Sul do país, cotidianamente, desde então.