Lag Baomer na UBIMD – União Brasileira Israelita Maghen David – Por Israel Blajberg
Com o friozinho do Outono chegando, a tradicional sinagoga da Tijuca comemorou na noite de domingo (26/maio) o Lag BaÓmer entre Pessach e Shavuót, quando faleceu Rábi Shímon Bar Yochái, ilustre discípulo de Rabi Akiva e autor do Zôhar, livro básico da Kabalá, a dimensão mística da Torá. Nessa ocasião o dia foi tomado por uma luz fortíssima, da alegria sem-fim pela sabedoria secreta que ele revelou a seus alunos no Zôhar. Por isso, nessa data em que ele passou aos discípulos diversos e profundos segredos da sabedoria divina, se acendem fogueiras, lembrando a luz da sabedoria de Rabi Shímon Bar Yochái trazida ao mundo e as velas de ‘yórtzait’ em nome de 33 Tzadikim (sábios), em sua memória, nesse dia que ele recomendou fosse alegre.
E foi o que aconteceu na tradicional sinagoga instalada em belo casarão tijucano do Rio de Janeiro, com o acendimento de 33 velas por membros da comunidade da UBIMD, como ocorre anualmente. O salão ficou pequeno para receber a todos, sendo oferecido um jantar de comidas típicas orientais. Junto ao casarão da sinagoga funcionou no passado uma Escola Israelita-Brasileira, local hoje que sedia o Lar da Esperança.
Formada por imigrantes oriundos do Libano e países próximos, já se aproximando do centenário a ser comemorado em 2028, a UBIMD vence as dificuldades e realiza um trabalho silencioso, desenvolvendo uma obra abençoada junto à Comunidade Judaica da Tijuca. Os
cânticos e ricas entonações do rito sefaradita a cada Shabat alegram a sinagoga no único dos clássicos casarões tijucanos que resistiu à pátina do tempo na Rua Visconde de Cabo Frio, ostentando sua última e mais bela joia que as construtoras na sua volúpia não conseguiram arrematar.
Recém-pintada de azul e branco resplandeceu a sinagoga na noite agradável com a alegria de Lag Baomer, comidas típicas se distribuindo coloridas sobre as mesas fartas, graças ao trabalho das voluntarias e colaboradoras. A pequena sinagoga continua altaneira em meio aos cordões invisíveis que unem os corações judaicos, antigo e tradicional lar de alvas paredes brancas.
Lugar santificado, novas festas virão na pequena sinagoga da Tijuca, que aguarda na sua santidade muitas festas e alegrias, fazendo justiça às almas dos antigos fundadores, que um dia mandaram escrever no portão as letras U B I M D – União Brasileira Israelita Maguen David. Contemplando a sua obra, elas se engrandecem e se elevam eternamente, na certeza de que seus esforços frutificaram, e que a Eternidade de Israel será preservada, na Pequena Sinagoga da Tijuca.
UBIMD – União Brasileira Israelita Maghen David
Fundada em 28/nov/1928
Rua Visconde de Cabo Frio 29 – Tijuca – RIO
A tradicional e historica Sinagoga Maghen David elegeu em Assembleia de março/2024 sua nova Diretoria, e comemorou Lag Baomer em grande estilo no domingo 26/maio/2024.
Diretoria Maghen David
Triênio 2024 a 2027
Presidente Salim Babaioff
Tesoureiro Salim Bari
Dir. Religioso Tobi Gazale
Dir. Beneficente Sandra Babaioff
Dir. Patrimônio Carlos Moscovitch
Cons. Fiscal Sergio Beniste e Maurino Jalom
Cons. Admin. Israel Blajberg e Alessandra Bari
Israel Blajberg
Carioca, ex-engenheiro do BNDES e Professor da UFRJ e UFF, é diplomado pela Escola Superior de Guerra em Altos Estudos de Política e Estratégia e Logística e Mobilização Nacional, e sócio titular do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil e da Academia de História Militar Terrestre do Brasil.