Como os ensinamentos do Rebe ainda iluminam esses tempos escuros – Rabino Dovi Goldberg

Caros amigos,

Acho que a profissão mais popular hoje é o coaching. Todo mundo está procurando e precisando disso. Até os coachs estão fazendo coaching.

Todos estão cheios de dúvidas, sempre se questionando. É o desafio da nossa geração.

Vivemos em tempos confusos! Valores perdidos. As linhas entre certo e errado estão apagadas, muitos não sabem mais diferenciar entre eles.

Nesta terça-feira, dia 9 (julho), comemoramos o trigésimo Yahrtzeit do nosso Rebe. O Rebe é um farol para a nossa geração, um símbolo de claridade!

Ele nos ensinou como ver o mundo, como enxergar cada situação através das lentes de nossa missão na Terra e sem ter medo.

As pessoas que vinham falar com o Rebe saíam sentindo-se melhor e mais seguras.

O Rebe não compartilhava clichês de bem-estar. Mas ele conectava a pessoa ao seu verdadeiro eu.

Ele iluminava a alma, mostrava que a vida tem um propósito Divino.

Uma vez alguém lhe pediu um conselho: como lidar com o seu ego inflado? O Rebe respondeu: por que livrar-se dele? Por que não conviver com as expectativas que você tem de si próprio?

Seja a pessoa espetacular que você acredita ser!

Outra maneira de enxergar um desafio!

Foi isso que me inspirou a fazer o projeto 7 de outubro que lançamos esta semana.

Estive na Europa participando de uma conferência sobre educação e perguntei para um dos palestrantes qual sua visão para o próximo 7 de outubro e Simchat Torá.

Fiquei chocado quando ele respondeu que não pensa, deveria ser comemorado com tristeza, de forma solene.

Na hora eu pensei comigo mesmo: é isso que falta agora para nós? Para o povo de Israel? Colocar as pessoas ainda mais para baixo? Menos inspiração? Mais tristeza?

O que nosso Rebe diz? Não tive dúvidas: canalizar a emoção intensa, que todos nós estamos passando, em algo inspirador. Aproximar as pessoas, não o contrário.

Quantos jovens, e não jovens, teriam uma vida tão mais fácil se aprendessem esses ensinamentos básicos do Judaísmo.

Com os nossos valores milenares, quantas famílias seriam mais sólidas?!

Você viu as críticas ao novo primeiro-ministro do Reino Unido, que hoje toma posse? Ele disse que evita trabalhar depois das 18h às sextas-feiras, para passar um tempo com a família. O que acontece é, que sua esposa, aparentemente, é judia, e a família celebra os tradicionais jantares de Shabat.

Meus amigos, a vida de Yidishkayt, da comunidade, do estudo da Torá, do Shabat na sinagoga e em casa, etc., muda a concepção de tudo! Da vida, dos relacionamentos, do trabalho, do sofrimento, do amor… saber e sentir que a sua vida tem um propósito Divino, faz a diferença.

Entre no link abaixo para participar do projeto de 7 de outubro.

Estamos aqui com o propósito de adicionar luz.

Assista esse vídeo clicando aqui!


RABINO DOVI GOLDBERG

Sinagoga do Morumbi – São Paulo/Capital

20
20