Mosaico na TV faz 63 anos
Francisco Gothilf
O “Mosaico na TV” está completando 63 anos. O programa há mais tempo no ar na TV brasileira completa 63 anos em 16 de julho de 2024. Quando o Mosaico estreou na TV Excelsior, Canal 9, no dia 16 de julho de 1961, transmitido ao vivo do Teatro Cultura Artística, a televisão ainda era uma novidade, com pouco mais de uma década de transmissões no nosso país.
Nesses 63 anos o programa tem sido contemporâneo dos mais variados sucessos da televisão brasileira – do Programa Silvio Santos ao Jornal Nacional – passando pela Cultura, TV Tupi e Gazeta. Francisco Gotthilf (1932-2012), o “Senhor Mosaico”, marcou a história da comunidade judaica e da televisão brasileira.
Ele lançou Boris Casoy na TV e viu desde cedo a importância do Rabino Sobel, que teve uma coluna no Mosaico por mais de 30 anos. Pelo Mosaico passaram figuras de destaque, como Albert Sabin, o Papa João Paulo II, o rei Pelé, o Secretário-Geral da ONU Koffi Anan, o ex-presidente da União Soviética Mikhail Gorbachev, Bill Clinton e tantos outros.
Lais Louver e Victor Padovan
Hoje, o Mosaico é apresentado por dois jornalistas, Lais Louver e Victor Padovan, e dirigido por Roni Gotthilf, o filho mais velho de Francisco Gotthilf. O programa vai ao ar todas terças e quartas-feiras às 21h nos canais 9 da Net, 186 da Vivo, 8 Vivo Fibra e pelo canal Youtube/mosaiconatv (que conta com 24,9 mil inscritos).
Roni Gotthilf
O Mosaico mantém o ideal de Francisco Gotthilf, de levar o que de positivo a comunidade judaica traz para o Brasil, uma visão liberal e aberta do judaísmo, a promoção das relações Brasil-Israel e da convivência entre as diferentes religiões.
Rabino Michel Schlesinger e Moré Nelson
O Pergunte ao Rabino, as Notícias do Brasil e do Mundo, o Pinat Há Música, as Histórias do Moré Nelson, a Cozinha da Ídishe Mame, o MosaiCult e Eize Sheilot são seus quadros mais conhecidos. O Guinness Book brasileiro informa que “Mosaico na TV é o programa mais antigo da televisão brasileira”. Com o apoio do Hospital Albert Einstein, da Hebraica, da Chevra Kadisha, da CONIB e de alguns doadores anônimos, o Mosaico na TV é um ato de resistência, não somente para a história da televisão brasileira, mas para a história da comunidade judaica no Brasil.
_______________________________________________________________________________________
Programa especial de 63 anos; assista o vídeo: