Ninguém é perfeito – Rabino Nissim Katri
Quando a pessoa não vê falhas em si mesmo, geralmente é porque elas se sentem tão mal que a consciência de qualquer defeito pessoal pode ser devastadora.
O Rei Salomão diz, em Eclesiastes: “Não há uma pessoa na Terra que seja justo, que só faça o bem e não peque”. O Rei Salomão diz algo que todos nós deveríamos saber: ninguém é perfeito. Pessoas que não conseguem facilmente achar suas imperfeições devem ter uma percepção tão distorcida que não estão conscientes até dos seus maiores defeitos. Por analogia, se uma pessoa não consegue escutar algo, não é porque o mundo todo tenha ficado em silêncio absoluto, mas é porque ele ou ela perdeu o sentido de audição e, por isso, não são capazes de escutar nem mesmo o trovão mais alto.
Em seu trabalho monumental, “Deveres do Coração”, Rabeinu Bachaie cita um sábio que diz aos seus discípulos: “se você não acha defeitos em você, me preocupo que você tenha o maior defeito de todos: vaidade!”. Em outras palavras, pessoas que vêem tudo da perspectiva “eu sou grande/certo”, com certeza acreditam que nunca cometem erros.
Quando a pessoa não vê falhas em si mesmo, geralmente é porque elas se sentem tão mal que a consciência de qualquer defeito pessoal pode ser devastadora. Ironicamente, a vaidade é uma defesa contra a baixa auto-estima. Se nós nos aceitarmos como seres humanos falíveis e tivermos um sentido de autovalor, podemos nos tornar melhores do que nós somos.
______________________________________________________________________________________
RABINO NISSIM KATRI
RABINO NISSIM KATRI – É emissário do Rebe de Lubavitch e diretor do Beit Chabad de Belo Horizonte/MG. . Foi dos primeiros rabinos a serem ordenados no Brasil. Saiba mais.