*/?>

Em evidência. Gente que acontece e faz acontecer

Jenny-Lee Mathias, Carmel Sochen, Sonu Kurien, Juliana Kraiser, Mario Fleck, Rajel Leghziel, Israel Christof, Renata Fornari, Jocelyne Harari, Eudóxia de Barros, Aline Torres, Marcos Knobel, Boris Berenstein, Tabata Amaral, Ricardo Berkiensztat, Drª. Marianne Hirsch e Dr. Leo Spitzer.


Jovens cientistas do Instituto Weizmann apresentam inovações em evento da Câmara Brasil-Israel

No dia 19 de setembro, a Câmara Brasil-Israel (BRIL) realizou na Unibes Cultural mais uma edição do ciclo “Cientistas do Amanhã”, um evento que trouxe ao Brasil três jovens cientistas do renomado Instituto Weizmann de Ciências, em Israel. O encontro foi uma oportunidade de fortalecer o intercâmbio científico entre os dois países e apresentar recentes inovações em áreas como sustentabilidade, saúde e cognição.

Os destaques deste ano foram Jenny-Lee Mathias, Carmel Sochen e Sonu Kurien, cujos trabalhos têm o potencial de transformar suas respectivas áreas de atuação. Jenny-Lee Mathias apresentou suas pesquisas sobre tecnologias sustentáveis voltadas para a indústria, com foco na preservação ambiental e na promoção da química verde. Carmel Sochen compartilhou avanços em biologia regenerativa e imunologia, com impactos em alergias alimentares e câncer, enquanto Sonu Kurien destacou suas investigações sobre as diferenças cognitivas entre os sexos, um tema emergente no campo da neurociência.

Durante o evento, Juliana Kraiser, diretora da Câmara Brasil-Israel, enfatizou a importância de expor a sociedade brasileira a essas pesquisas disruptivas, não só para inspirar jovens cientistas, mas também para mostrar como Israel integra ciência e negócios de forma rápida e eficiente. Segundo ela, a parceria entre o Instituto Weizmann e o Brasil é fundamental para trazer inovação e soluções tecnológicas que podem beneficiar a humanidade em diversas áreas, como saúde, tecnologia e sustentabilidade.

O presidente dos Amigos do Weizmann Brasil, Mario Fleck ressaltou o papel do Instituto Weizmann como um dos principais polos de ciência básica no mundo. “O Weizmann é uma das maiores jóias de Israel e tem contribuído para o avanço da humanidade há 90 anos. Ao trazer esses jovens cientistas ao Brasil, reafirmamos nosso compromisso com o intercâmbio de conhecimento e a inovação para o bem-estar global. Eventos como este ajudam a desmistificar narrativas negativas sobre Israel, destacando suas contribuições globais para o progresso científico”.

Para Rajel Leghziel, coordenadora do Instituto Weizmann para a América Latina, ” apesar das circunstâncias desafiadoras em Israel, a ciência continua muito ativa. A melhor forma de mostrar isso para o Brasil e para toda a América Latina é justamente trazer alguns de nossos jovens cientistas, pois são eles que estão nos laboratórios, fazendo o trabalho difícil da ciência”.

Ao final do encontro, que também contou com uma interação entre o público presente e os jovens cientistas, Sonu Kurien reforçou a importância da pesquisa básica e seu potencial de gerar inovações: ” A pesquisa básica é como uma árvore com raízes profundas: quanto mais sólidas forem suas bases, maior o potencial de gerar frutos, ou seja, novos conceitos e inovações que impulsionam o crescimento econômico e tecnológico. Essa analogia ajuda a entender como a ciência pode ser transformada em soluções práticas para o mercado”, concluiu.


A B’nai B’rith do Rio de Janeiro participou de comemoração dos 100 anos do Froien Farain

A B’nai B’rith do Rio de Janeiro, através do seu presidente, Israel Christof, participou da comemoração dos 100 anos do Froien Farain! Essa instituição beneficente, que acolhe e cuida de idosos que precisam de apoio e acompanhamento médico, celebrou sua trajetória de dedicação e solidariedade.

O Froien Farain, a entidade judaica mais antiga do Rio de Janeiro, atua há 100 anos em atividades assistenciais. Fundada em 1923 por um grupo de senhoras, a instituição se destacou ao apoiar imigrantes europeus, oferecendo moradia, trabalho, alimentos, roupas e medicamentos.

Hoje, continua sua missão de promover justiça social, apoiando pessoas em vulnerabilidade, e mantém o Bem-Estar – Lar Israelita de Cuidado ao Idoso, referência em cuidados a idosos, tanto para residência permanente quanto para internações temporárias.

A B’nai B’rith foi reconhecida com destaque e classificada como VIP no evento, o que nos enche de orgulho.

Além disso, várias instituições manifestaram interesse em reativar o projeto Voluntários da Aliança – uma iniciativa que promete fortalecer ainda mais o espírito de comunidade e voluntariado!

Foi um momento positivo e muito gratificante para todos nós!


Renata Fornari realiza primeira edição do “Self Love Experience”

Imersão exclusiva oferece transformação pessoal intensa para grupo seleto, guiada pela especialista em autoconhecimento

Foto: Divulgação

Renata Fornari, a única formadora do método Louise Hay no Brasil, realizou com grande sucesso a primeira edição do “Self Love Experience”. O evento, que acontece em um ambiente exclusivo, oferece uma imersão profunda para um grupo seleto de cinco participantes, permitindo uma jornada de autoconhecimento e transformação pessoal personalizada ao perfil do grupo.

Renata Fornari é a única formadora do método Heal Your Life®️ no Brasil – e a que mais forma profissionais por ano no mundo. A metodologia oficial da maior precursora do autodesenvolvimento no mundo, a escritora best-seller Louise Hay, está presente em mais de 70 países.


3° Encontro com os Clássicos, Viagens & Cultura Henrique Goldberg

A professora e mestre em História da Arte, Jocelyne Harari, comandou na sede da B’nai B’rith, em São Paulo, o terceiro Encontro com os Clássicos, Viagens & Cultura Henrique Goldberg. Desta vez o tema abordado foi o Universo de Marc Chagall.


Casa Museu Ema Klabin recebe recital da pianista Eudóxia de Barros

Referência internacional, a pianista já se apresentou ao redor do mundo em palcos como o Carnegie Hall e o Town Hall, em Nova York

Foto: Leandro Armbrust.

A pianista Eudóxia de Barros realizou um recital de piano na Casa Museu Ema Klabin, localizada no Jardim Europa, em São Paulo.

Com 31 discos gravados ao longo de sua carreira e apresentações ao redor do mundo em palcos prestigiados como o Carnegie Hall e o Town Hall, em Nova York, Eudóxia ocupa a 14ª cadeira da Academia Brasileira de Música e, aos 86 anos, continua se apresentando pelo Brasil.


Fórum Mulheres na Política 2024 reuniu cinco candidatas à Câmara Municipal de SP na FISESP

Diretoria da Fisesp com Cila Schulman e as candidatas

Segunda-feira, 23 de setembro, a sede da Federação Israelita de São Paulo recebeu o Fórum Mulheres na Política 2024, promovido pelo grupo Advocacy ELF/FISESP. O evento foi uma oportunidade única para ouvir as vozes de cinco candidatas à Câmara Municipal de São Paulo, que compartilharam suas visões e propostas sobre temas cruciais para o desenvolvimento da cidade.

O debate contou com a participação de Aline Torres, gestora pública e ex-secretária de Cultura de São Paulo (MDB), Cris Monteiro, vereadora pelo NOVO com foco em educação e modernização da administração pública, Elza Paulina de Souza, defensora da segurança urbana e do combate à violência doméstica, Marcia Raicher, advogada e CEO da Câmara de Mediação e Arbitragem Latino Americana (CALA), e Patrícia Gama, psicóloga e ex-vereadora e deputada estadual. A mediação ficou a cargo de Cila Schulman, jornalista e CEO do Ideia Instituto de Pesquisa.

Marcos Knobel, presidente da Federação Israelita SP, também sublinhou a importância de ouvir as propostas das candidatas em relação à comunidade judaica de São Paulo. ” Essas líderes têm potencial para serem decisivas nos rumos da política paulistana, trazendo soluções inovadoras e inclusivas que refletem a diversidade da capital. Elas podem não ser todas da nossa comunidade, mas estão alinhadas com nossos interesses e é fundamental ouvir o que têm a nos oferecer.”


Boris Berenstein autografa livro em Recife

No próximo dia 17 de outubro, às 17hs, na Livraria Jaqueira do Recife antigo, Boris Berenstein estará lançando sua autobiografia. A obra é denominada “O raio-X de Boris Berenstein.

O endereço é Rua Madre de Deus, 110, e você também está convidado.


Tabata Amaral apresenta propostas e reafirma compromisso com a democracia em encontro com lideranças da comunidade judaica

A candidata à prefeitura de São Paulo, Tabata Amaral, acompanhada de sua vice, a professora Lucia França, visitou a sede da Federação na terça-feira, 17 de setembro, para um encontro com as lideranças da comunidade. O evento foi conduzido pelo presidente executivo, Ricardo Berkiensztat.

A Federação, tradicionalmente, organiza uma série de encontros com os principais candidatos à prefeitura da capital paulista.

O presidente da Federação Israelita, Marcos Knobel, que não pode estar presente no evento devido a compromissos no exterior, preparou um vídeo especial para dar as boas-vindas a Tabata Amaral e a todos os participantes.

“Estou no meu segundo mandato como deputada federal, e hoje me apresento como candidata à prefeitura de São Paulo. Fico muito feliz de estar na FISESP. Recentemente, tive a oportunidade de visitar Israel a convite da Federação, e é uma honra poder retornar para compartilhar minhas propostas para a cidade. Quero falar da importância de investir em educação básica, segurança e sustentabilidade, áreas em que podemos aprender muito com o Estado de Israel e cidades como Tel Aviv. Além disso, reafirmo meu compromisso com a democracia, a liberdade religiosa e com a construção de uma São Paulo segura para todos os povos que aqui vivem”, afirmou a candidata.

No encontro, foram discutidos temas como educação, gestão municipal, segurança pública e habitação, entre outros. Tabata Amaral e sua vice apresentaram suas propostas de governo, responderam perguntas das lideranças comunitárias e destacaram seus vínculos com Israel e a comunidade judaica de São Paulo.

A candidata também ressaltou a importância de combater o feminicídio, o racismo, a intolerância e o discurso de ódio, prometendo “ser intolerante com a intolerância”.

Berkiensztat finalizou o evento dizendo: “O seu sucesso é o sucesso de todos nós. Se você for eleita prefeita, estaremos com você; e, se por algum infortúnio isso não acontecer, você continuará sendo a melhor deputada federal ao fim de seu mandato”.


“Pós-memória no conflito entre Israel e Hamas”

Conferência intitulada “Repensando a Pós-Memória Depois de 7 de Outubro” foi ministrada pela Profª. Drª. Marianne Hirsch, da Universidade de Columbia, no último dia 27 de setembro, no Auditório da Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. A palestrante é Professora de Inglês e Literatura Comparada na Universidade de Columbia e no Instituto de Pesquisa sobre Mulheres, Gênero e Sexualidade.

No dia seguinte e ao lado do Prof. Dr. Leo Spitzer, professor emérito de história comparada da cultura, e escritor que atua no campo interdisciplinar dos Estudos da Memória, ela abriu no MAC-USP a exposição “Fotos de escola e suas sobrevidas: memória, arte e arquivo”. A mostra apresenta um conjunto de fotografias escolares, tomadas como um gênero convencional, para além de diferenças culturais, de época, e de lugar. Fotografia de escola como expressão de autoridade, mas também como espaço de diferenciação.