Em evidência – Gente que acontece e faz acontecer
Marcos Knobel, Miriam Vasserman, Elisa Nigri Griner, LucianaTemer, Eve Pekelman, Laura Feldman, Adriana Benjamin, Wilson Simoninha, Avi Bursztein, Ale e Isa Edelstein, Lia Levin, Idê Guimarães, Sônia Bittencourt, Rosa Carrion, Marcos Corrêa, Estela Tichler E. de Araújo, Pedro Celino Guimarães, Felipe Canterji Gerchman, Debora Katri e Talia Rosenfeld, Ilana Rabinovici Iglicky, Beatriz e Fernanda Szanto Rodrigues, Fernanda Ferreira dos Santos, Marcelo Brandão, Cônsul Geral de Israel Rafael Erdreich, Embaixador Mattanya Cohen, deputados Danilo Campetti, Gilmaci Santos, Oseias de Madureira, Sebastião Santos, Ricardo Berkiensztat, Maite Schneider, Andrea Herskowicz, Patrícia Porchat, Petria Chaves, Sabrina Nudeliman Wagon e Fabi Saad.
LEN ELF/FISESP coordena ala Conexão Mulheres na sétima Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Menina
Evento foi organizado pelo grupo Mulheres do Brasil e ocorreu na Avenida Paulista
No último domingo,1/12, ocorreu, na Avenida Paulista, a sétima Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas. O evento foi organizado pelo grupo Mulheres do Brasil e contou com diversas alas, incluindo a judaica, com a ala Conexão Mulheres, coordenada pelo LEN ELF/ FISESP.
“Estamos aqui para lembrar que ainda existem 12 reféns mulheres na mão do Hamas e mostrando nossa cidadania como paulistanos e nosso orgulho de sermos da comunidade judaica”, afirmou Marcos Knobel, nosso presidente.
“Chamamos a comunidade para tentar trazer as reféns de volta, fazer um barulho grande. Nós não podemos deixar essas meninas e mulheres nas mãos desses monstros”, disse Miriam Vasserman, nossa vice-presidente.
“A motivação da caminhada é dizer ‘não’ a violência contra a mulher. O ELF não podia ficar de fora dessa caminhada. Somos as vozes das 12 mulheres israelenses reféns em Gaza por inaceitáveis 422 dias. Essas mulheres são escravas sexuais, e precisamos gritar pela libertação de cada uma delas”, reiterou Elisa Nigri Griner, coordenadora do LEN ELF/ FISESP.
“Hoje é um dia super especial. Um agradecimento a todo mundo que faz parte do ELF e que está conosco na nossa ala “Conexão Mulheres”, comentou Luciana Langer, voluntária do LEN ELF/ FISESP.
“Toda e qualquer violência contra mulheres e meninas é inadmissível. E isso não implica em raça, cor, idade, nacionalidade… Em nada. Temos que ser um mundo que não admite nenhum tipo de violência”, pontuou Luciana Temer, diretora-presidente do Instituto Liberta.
Texto: Beatriz Novik Falcão
Foto: Gabriel Kosman
Show em prol da CIP com Simoninha e São Paulo Big Band lota o Teatro das Artes
Eve Pekelman, Laura Feldman e Adriana Benjamin com Wilson Simoninha
A Congregação Israelita Paulista (CIP) realizou um show beneficente memorável no Teatro das Artes, no Shopping Eldorado. Wilson Simoninha e a São Paulo Big Band comandaram a noite com carisma e talento, apresentando um repertório recheado de sucessos como Lobo Bobo, Palco, Não Deixe o Samba Morrer, Mas Que Nada e o samba-enredo É Hoje. O espetáculo, que lotou o teatro, teve parte da renda revertida para os projetos sociais da CIP, reforçando o compromisso da comunidade com a cultura e a solidariedade.
A energia vibrante dos músicos contagiou o público, que cantou, dançou e se emocionou durante toda a apresentação. O carisma de Simoninha e a excelência musical da São Paulo Big Band, composta por 20 músicos talentosos, criaram uma sinergia especial. Para abrilhantar ainda mais a noite, os chazaním da CIP Avi Bursztein e Ale Edelstein ao lado de sua filha Isa Edelstein e a cantora Lia Levin – fizeram participações especiais.
Durante sua fala, a presidente da CIP, Laura Feldman, destacou a importância do evento:” Hoje temos o privilégio de contar com o talento, carisma e energia vibrante de Wilson Simoninha e da excelência musical da São Paulo Big Band. Além disso, as participações especiais de nossos chazanim e artistas tão queridos nos emocionaram profundamente”.
Frequentadoras da CIP prestigiaram o evento
Laura também reforçou a relevância dos projetos sociais apoiados pela CIP e destacou o papel de eventos como este na democratização da cultura e no fortalecimento das iniciativas da comunidade, como a capacitação de jovens líderes que viajarão para Israel em 2025, por meio do programa Shnat.
Fotos: Fabi Koren
Idê Guimarães é homenageada em noite de gala do Prêmio Qualidade Brasil
Evento recebeu empresários e personalidades de Cuiabá/MT e também celebrou os 22 anos do
Programa Sávio Pereira
Na noite do último sábado (30/11), a empresária Idê Guimarães, conhecida como “Rainha do Calcário”, foi uma das homenageadas e premiadas durante a noite de gala do Prêmio Qualidade Brasil, que tem como embaixadora a empresária Denise Gomes. O evento glamouroso, que aconteceu na AMAM (Associação Mato-grossense de Magistrados), em Cuiabá/MT, também celebrou os 22 anos do Programa Sávio Pereira, do SBT Cuiabá.
A cerimônia solene, organizada por Sávio Pereira, reuniu empresários, artistas e convidados especiais, reconheceu personalidades e empresas pelo impacto no desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso. Além de premiar os homenageados, a festa contou com um buffet exclusivo, música ao vivo e decoração assinada por renomados profissionais, como Sônia Bittencourt, Rosa Carrion e Marcos Corrêa.
“Foi uma noite inesquecível, que ficará para sempre na minha memória, pois além de receber um prêmio tão significativo, pude estar ao lado de pessoas incríveis, como empresários, artistas e tantos outros que fazem a diferença no nosso estado. E a organização, com toda a elegância e carinho, fez dessa noite um verdadeiro espetáculo. Muito obrigada a todos e a Cuiabá, que sempre me acolheu com tanto carinho!”, conclui.
Este evento faz parte de uma série de premiações realizadas em grandes capitais do país, consolidando Cuiabá como um polo de celebração e reconhecimento empresarial.
B´nai B´rith informa o resultado do Concurso Fábio Dorf 2024
A B’nai B’rith anuncia a conclusão da votação e avaliação dos trabalhos do Concurso Fábio Dorf 2024 Nacional, finalizada no final de novembro, cuja Comissão Julgadora foi composta por Simone Assayag, Lina Gorenstein e Olívio Guedes (São Paulo); Edgar Leite e Leonardo Gudel (Rio de Janeiro) e Frances Baras (Curitiba).
Os vencedores nacionais deste ano foram:
· 1º Lugar: Estela Tichler Ellwanger de Araújo e Pedro Celino Guimarães, orientados pelo professor Felipe Canterji Gerchman (Colégio Israelita Brasileiro – Porto Alegre).
· 2º Lugar: Debora Katri e Talia Rosenfeld, orientadas pela professora Ilana Rabinovici Iglicky (Colégio Iavne – São Paulo).
· 3º Lugar: Beatriz Szanto Rodrigues e Fernanda Szanto Rodrigues, orientadas pelos professores Fernanda Ferreira dos Santos e Marcelo Brandão (Colégio Renascença – São Paulo).
Embaixador Mattanya Cohen visita a ALESP
Cônsul Geral de Israel Rafael Erdreich e Embaixador Mattanya Cohen
Para encerrar a sua visita em São Paulo, o Embaixador Mattanya Cohen, vice-diretor geral do Ministério das Relações Exteriores de Israel e chefe da divisão da América Latina e Caribe, esteve na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), onde se encontrou com os deputados Danilo Campetti, Gilmaci Santos, Oseias de Madureira, Sebastião Santos, além do Presidente Executivo da Federação Israelita de São Paulo (FISESP), Ricardo Berkiensztat, e o Cônsul Geral de Israel Rafael Erdreich.
Tanto a cidade quanto o Estado de São Paulo são grandes parceiros de Israel, e este encontro entre autoridades israelenses e brasileiras serviu para fortalecer esses laços. O Embaixador Cohen também agradeceu aos deputados pela amizade, principalmente neste momento tão difícil e delicado que o Estado de Israel tem vivido no último ano.
O Deputado Danilo Campetti foi quem organizou a frente parlamentar Brasil-Israel, que será de grande benefício para os dois países, tanto econômica quanto socialmente.
Diálogos na CIP: Reflexões Sobre Gênero, Sexualidade e Inclusão LGBTQIAPN+”
Representantes da CIP, MOV e HINENI/Fisesp
A Congregação Israelita Paulista (CIP), em parceria com o Mov, o HINENI/Fisesp, realizou na CIP mais uma edição do projeto “Diálogos”.
Com o tema “Gênero e sexualidade: qual a diferença? ” o bate-papo aberto e esclarecedor abordaou questões LGBTQIAPN+ e contou com a presença de Maite Schneider, Andrea Herskowicz e Patrícia Porchat e mediação da jornalista Petria Chaves
Maite compartilhou sua experiência como mulher trans bem-sucedida no mercado de comunicação e inclusão, trazendo uma perspectiva inspiradora e prática. Patrícia, psicóloga especializada em identidade de gênero e adolescência, enriqueceu o debate com seus conhecimentos e reflexões. Por fim, Andrea contribuiu de forma sensível ao relatar sua vivência como mãe de duas jovens que fazem parte da comunidade LGBTQIAPN+, oferecendo uma visão acolhedora e empática.
Durante a conversa, foram abordados temas como aceitação, rede de apoio, histórias e experiências pessoais. A família foi um tópico central da discussão, com reflexões sobre as melhores formas de acolher parentes que se identificam como parte da comunidade LGBTQIAPN+. Os participantes compartilharam bons exemplos de apoio e inclusão que já presenciaram, além de discutirem situações negativas, com o objetivo de evitar que esses erros se repitam no futuro.
Patrícia compartilhou exemplos de casos que chegam ao seu consultório, incentivando os participantes a refletirem sobre questões familiares. Ela abordou temas como o preconceito de alguns pais em relação a filhos que se identificam como parte da comunidade LGBTQIA+, questionando-se sobre possíveis “erros” na criação ou educação e buscando compreender onde, em sua perspectiva, poderiam ter falhado.
Este evento foi especialmente significativo, pois, além de proporcionar diálogos enriquecedores, marcou o lançamento de um programa de apoio psicossocial desenvolvido pelo HINENI em parceria com a FISESP. A iniciativa tem como objetivo oferecer suporte tanto às pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ quanto aos seus familiares, promovendo acolhimento e orientação em um espaço seguro e inclusivo.
Crédito fotográfico: Fabi Koren
Sabrina Nudeliman Wagon, CEO da Elo Studios, recebe prêmio de Fabi Saad em Nova York
Mulheres Positivas 2024 celebra, reconhece e valoriza talento, liderança e compromisso com transformação social de mulheres profissionais
Nesta sexta-feira, (6/12), aconteceu o Prêmio Mulheres Positivas 2024, no The Mark, em Nova York. A iniciativa é idealizada e realizada por Fabi Saad, sócia fundadora do Mulheres Positivas – um ecossistema de produtos e serviços focado no desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres por meio de cursos, vídeos de treinamento, histórias inspiradoras e vagas de trabalho.
Sabrina N. Wagon, CEO da Elo Studios – estúdio audiovisual que produz e distribui conteúdo nacional que reflete a diversidade do público brasileiro – foi uma das homenageadas da noite, ao ser premiada por seu trabalho no cenário audiovisual e no impacto que as obras, produzidas e distribuídas por sua empresa, impactam o público.