“Etmol, Haiom Vegam Machar” – a espetacular apresentação de danças Dorot no Rena – Por Glorinha Cohen

É incontestável. Cada ano que passa o espetáculo de danças Dorot do Colégio Renascença se supera. E desta feita não foi diferente. Tendo à frente as coordenadoras Luciane Aksenfeld e Lucy Rasinovsky, o público que lotou a sinagoga do Rena pode aplaudir os mais de 200 dançarinos em coreografias que representavam a nossa história e cultura, aqui valendo ressaltar a participação de pais e avós em algumas danças.

Abrindo o espetáculo, o Presidente do Renascença, Daniel Lisak, disse:

“O nome deste show “Etmol, Haiom Vegam Machar” – que significa ontem, hoje e também amanhã – está diretamente ligado às tradições judaicas e, principalmente, aos nossos grupos de danças. É a transmissão da nossa cultura e conhecimentos, de geração em geração – o famoso Ledor Vador.

Há mais de um ano, estamos vivenciando situações inimagináveis, com Israel sob ataque e o sentimento de dor e medo presentes em nossa comunidade. Tudo começou num ataque a um festival de música e a kibutzim do Sul de Israel. Dos sobreviventes do atentado, nasceu o slogan “we will dance again”. Uma manifestação de protesto, de esperança e de celebração da vida. No Rena, nunca deixamos de dançar e sempre iremos dançar novamente… Vamos nos orgulhar de nossas leakót, que representam nosso passado, presente e futuro”.

.

Luciane Aksenfeld, pedagoga e há 14 anos na coordenação do Dorot, explica que todos os alunos do Rena podem optar por fazer o curso de dança israeli; basta se matricular. E o tema do show é escolhido junto com a equipe, levando em consideração os acontecimentos atuais e sempre pensando em resgatar nossas origens, histórias e tradições.

.

.Na plateia, vibrando com a apresentação da neta, estava Eliana Rosebaum, que assim se expressou:

“O show de danças israeli no Renascença foi sensacional. Dos pequenos até avós e família; músicas, arranjos e figurino de muito bom gosto que combinaram com a dança, a alegria dos dançarinos, do público presente e o entusiasmo dos familiares com o show foi emocionante.

Tive muito orgulho de ver minha neta, que é a terceira geração do Renascença, dançando alegre, ficada e o principal, se divertindo muito”.

.

E tudo isso está comprovado nas fotos abaixo para você sentir o gostinho do que foi aquela tarde mágica.

.