COMEÇAR COM A FAMÍLIA – RABINO NISSIM KATRI
Ter a expectativa de que pessoas vão se comportar de maneira que
não estão acostumadas previamente não é real.
Um flagelo tem atingido o nosso povo durante sua história inteira – o conflito interno. Um povo judeu unido tem tanta força que o Talmud diz que quando há fraternidade entre todos os judeus, D’us deixa passar até mesmo suas maiores transgressões.
Como tal paz pode ser alcançada? O Talmud sugere um enfoque muito simples: começar com a família. A paz do lar é conseguida quando maridos, mulheres, pais e crianças aprendem a respeitar os desejos dos outros, a consolidar preferências pessoais, escutar os pontos de vista dos outros e resolver diferenças amigavelmente. Crianças que crescem em uma família onde não há conflito ou inveja, e onde todos fazem esforço para adequar e manter a paz vão incorporar essas atitudes como parte do seu caráter. Elas, então, vão praticá-las mesmo quando se relacionarem com pessoas fora da família.
Ter a expectativa de que pessoas vão se comportar de maneira que não estão acostumadas previamente não é real. Crianças que são criadas em lares onde há brigas freqüentes, sem conciliação ou compromisso entre os pais, e onde a rivalidade entre irmãos não foi resolvida de maneira apropriada, não irão construir uma sociedade pacífica e harmoniosa.
RABINO NISSIM KATRI
RABINO NISSIM KATRI – É emissário do Rebe de Lubavitch e diretor do Beit Chabad de Belo Horizonte/MG. . Foi dos primeiros rabinos a serem ordenados no Brasil. Saiba mais.