Importante saber
– Setur e Fisesp lançam o Guia Turístico Judaico do Estado de São Paulo
– Câmara Brasil-Israel marca presença na Expodireto-Cotrijal no Rio Grande do Sul
Setur e Fisesp lançam o Guia Turístico Judaico do Estado de São Paulo
Publicação reúne atrativos da cultura judaica e reafirma compromisso com a inclusão de culturas e religiões
Marcos Knobel, Felicio Ramuth, Roberto Lucena e Ricardo Berkinsztat
A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), em parceria com a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), o Memorial do Holocausto e o Museu Judaico de São Paulo, anuncia o lançamento do ‘Guia Turístico Judaico’ no mês de celebração da imigração judaica. O evento ocorreu na quinta-feira (20), às 14h, na sede da Setur-SP.
Com mais de 50 atrativos turísticos, entre eles, museus que recontam histórias de luta, sinagogas históricas, restaurantes kosher premiados, lojas especializadas e uma agenda de festivais, o guia reforça a tradição cultural de um povo cujo legado está impresso na identidade de São Paulo. A iniciativa é parte de um conjunto de ações prevista em protocolo de intenções assinado entre a Setur e a Fisesp.
O vice-governador Felício Ramuth, presente no evento, reforçou o papel do Estado de São Paulo “na inclusão e respeito a todas as manifestações culturais e religiosas do Estado de São Paulo”. O secretário Roberto de Lucena, da Setur-SP, acrescentou que a comunidade carrega consigo uma herança que engrandece São Paulo. “Um estado essencialmente inclusivo, que não tolera o preconceito, tampouco a discriminação e o antissemitismo”, disse. São Paulo recebeu a primeira comunidade judaica nas Américas e hoje abriga a segunda maior comunidade judaica da América Latina, com 110 mil judeus.
O ‘Guia Turístico Judaico’ integra o Programa de Turismo Religioso Paulista, que já lançou publicações que destacam destinos com atrativos evangélicos, católicos e também monumentos de Cristo no interior e no litoral de São Paulo. O objetivo é promover a diversidade cultural e religiosa do Estado de São Paulo, valorizando todas as manifestações de fé da população paulista.
“O lançamento deste guia é um marco para o turismo cultural em nosso Estado. Este projeto reforça nosso compromisso em tornar a cultura judaica cada vez mais acessível. O turismo judaico é um segmento em crescimento, e este guia será uma ferramenta essencial para quem deseja explorar essa herança, seja pela história, pela gastronomia ou pelas experiências culturais”, disse Marcos Knobel, da Federação Israelita de São Paulo.
“São Paulo foi o refúgio escolhido por inúmeros imigrantes judeus e sobreviventes do Holocausto que aqui reconstruíram suas vidas e deixaram uma marca indelével na cidade. Cada local destacado representa uma valiosa oportunidade de imersão na história, mostrando a força e a resiliência de uma comunidade que colaborou ativamente. É com grande alegria, portanto, que celebramos o lançamento de um roteiro, a valorização da memória e o legado da comunidade judaica”, disse o Rabino Toive Weitman, diretor do Memorial do Holocausto.
O ‘Guia Turístico Judaico’ está disponível em versão digital em português e hebraico: www.turismo.sp.gov.br/guia-de-turismo-judaico
Câmara Brasil-Israel marca presença na Expodireto-Cotrijal no Rio Grande do Sul
Entidade quer garantir o protagonismo de Israel na próxima edição do evento
A Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria (BRIL Chamber) esteve presente na 25ª edição da Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras agro e agrotech do Brasil, realizada em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul, de 10 a14 de março de 2025 .
A Câmara, representada pelos diretores Juliana Kraiser e Sebastian Watenberg, em parceria com Rafael Erdreich (todos na foto), cônsul de Israel em São Paulo e Yarden Iftach cônsul para assuntos econômicos do Israel Trade, buscou fortalecer relações e explorar oportunidades para garantir uma presença expressiva de Israel na feira em 2026.
Durante três dias intensos, Juliana e Sebastian participaram de encontros estratégicos com os principais players do setor agro, reforçando o compromisso da Câmara em trazer para o Brasil as mais inovadoras tecnologias israelenses em agricultura e agrotecnologia.
Durante a visita a BRIL também desenvolveu uma parceria com a Invest RS, Agência de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, com a proposta de trazer novas tecnologias israelenses e inovação para esse órgão que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento econômico do Estado por meio da atração de investimentos e da promoção comercial, em cooperação com poder público e sociedade.
“A Expodireto é um evento fundamental para o setor agro, reunindo os maiores nomes do mercado nacional e internacional. Em 2026, a presença de Israel na Expodireto poderá se dar por meio de um grande estande, com empresas de ponta do setor agro, ou até mesmo com a possibilidade de Israel ser o país anfitrião da área internacional da feira. Nossa missão é justamente garantir que Israel esteja representado de forma significativa na próxima edição, trazendo tecnologia, inovação e fortalecendo os laços entre os dois países”, destacou Juliana Kraiser, após um encontro com Nei Manica, presidente da Cotrijal, maior cooperativa Agro do RS e da Expodireto.
A participação da Câmara na Expodireto abriu portas para novas parcerias comerciais e trocas culturais, consolidando ainda mais a relação entre Brasil e Israel no setor agro. O trabalho agora segue para viabilizar a participação israelense na feira e ampliar as oportunidades de negócios no Brasil.