PELAS AÇÕES E NÃO PELO RESULTADO – RABINO NISSIM KATRI

Em nossa sociedade orientada para a produtividade, tendemos a pesar o valor no resultado ao invés de no processo. Sucesso é louvado e fracasso é condenado e temos pouco interesse nas circunstâncias nas quais eles ocorreram.

Esta atitude pode ser justificada na economia de mercado, já que o comércio vive pelo resultado. Ainda assim, nossa preocupação com o comércio não deveria nos influenciar ao ponto de pensarmos que o sucesso ou o fracasso seriam os parâmetros para nossos valores.

D-us não julga de acordo com o resultado. D-us sabe que o homem só tem controle sobre o que ele faz, não sobre os resultados. Virtudes ou pecados são determinados não por aquilo que se materializa, mas sim por aquilo que nós fazemos e por que.

Já que a Torá nos chama a “andar em seus Caminhos”, a imitar D-us da melhor maneira que podemos, faríamos bem se tivéssemos um sistema de valores que julgasse a pessoas pelas ações e não pelo resultado. Este sistema deveria ser aplicado a nós mesmos também. Devemos tentar fazer nosso máximo de acordo com as melhores orientações éticas e morais. Quando fizermos isto, nosso comportamento será louvável, não importando qual seja o resultado de nossas ações.


RABINO NISSIM KATRI

RABINO NISSIM KATRI – É emissário do Rebe de Lubavitch e diretor do Beit Chabad de Belo Horizonte/MG. . Foi dos primeiros rabinos a serem ordenados no Brasil. Saiba mais.

www.chabadbhz.com.br