EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE E FAZ ACONTECER
Prefeito, Ricardo Nunes, George Legmann , Suzana Venetianer, Renato Ochman , Sergio Kalili , Ida e Claudio Lottenberg, Omer Shem Tov, vereador Madson Henrique , Rav Sany, Jorge Bodanzky, Diane e Nelson Kuperman, Sargento Rebecca K. Kelner e Major Rafael Rozenszajn, dentre outros.
PREFEITO RICARDO NUNES VISITA O MEMORIAL DO HOLOCAUSTO E ANUNCIA CRIAÇÃO DO ESPAÇO ANNE FRANK EM SÃO PAULO
O Memorial do Holocausto recebeu (12/8) o prefeito de São Paulo Ricardo Nunes, para uma visita marcada pela emoção e pela memória, durante a qual ele anunciou a criação do Espaço Anne Frank na cidade.
Acompanhados dos sobreviventes do Holocausto George Legmann e Suzana Venetianer, o prefeito percorreu o espaço localizado na primeira sinagoga do Estado de São Paulo que preserva a história dos seis milhões de judeus assassinados durante a Segunda Guerra Mundial, além de homenagear ciganos, negros, pessoas lgbtqia+, testemunhas de jeová, pessoas com deficiência e todos que resistiram à perseguição nazista.
RENATO OCHMAN É PREMIADO PELA ANÁLISE ADVOCACIA REGIONAL 2025 (ESTADO DE SP)
Renato Ochman recebeu da Análise Advocacia Regional 2025 (Estado de SP) o prêmio como um dos advogados que mais se destacaram durante o ano. Em 2024 ele já havia recebido o prêmio pelo escritório como um dos mais destacados na área de fusões e aquisições.
Ex-presidente da Bril- Câmara de Comércio Brasil-Israel por duas vezes, Renato Ochman é Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestre em Direito Comercial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Membro do Conselho de Administração da Grendene S.A. desde 2004, ex-membro do Conselho de Administração da Ultrapar S.A. por 14 anos, autor dos livros “Vivendo a Negociação” (2009) e “Atos Societários Relevantes – A Companhia e os Investidores” (2013) e professor convidado da GVLaw/Fundação Getúlio Vargas/SP.
O anuário da ANÁLISE ADVOCACIA é o maior e mais relevante levantamento realizado do mercado jurídico brasileiro. Para identificar quem são os mais admirados escritórios de advocacia e advogados do país, a Análise Editorial conduz todo ano uma pesquisa detalhada com os que tem mais a dizer: seus clientes.
CRIADOR DA SÉRIE DE ANIMAÇÃO ”LIGA DA MATA” TOMA POSSE NA ACADEMIA BRASILEIRA DE ARTE
O empresário Sergio Kalili foi empossado no último dia 14, na Academia Brasileira de Arte, ocupando a cadeira de número 206, cujo patrono é Ziraldo. Kalili se destacou pela sua série de animação Liga da Mata, que recorre a personagens do folclore brasileiro, como o Saci, o Boto, o Curupira, a Iara e a Fulosinha, transformando-os em super-heróis defensores da natureza. Com uma abordagem lúdica e educativa, os personagens passaram a tratar de temas como preservação ambiental e espécies em extinção.
Em 2016, foi lançado o primeiro episódio da série animada. Logo depois, a produção foi descoberta pelo Rio WebFest, festival internacional de webséries que estava em sua segunda edição. Dois anos depois, em 2018, a série foi convidada para participar de um festival em New Jersey (EUA) e, em maio de 2019, obteve sua primeira vitória em um festival realizado em Miami, na Flórida. O reconhecimento internacional impulsionou o projeto, que passou a ser inscrito em diversos festivais em várias partes do mundo. A série já participou de mais de 150 festivais internacionais e venceu 97 prêmios, promovendo educação ambiental por meio da cultura popular. Também, vale destacar que um episódio foi feita uma coprodução com a Coreia do Sul.
OMER SHEM TOV, EX-REFÉM DO HAMAS É RECEBIDO PELO CASAL IDA E CLÁUDIO LOTTENBERG
O presidente da Confederação Israelita do Brasil (CONIB), Claudio Lottenberg, e sua esposa, Ida, abriram as portas de sua casa, em São Paulo, para receber Omer Shem Tov, ex-refém do Hamas, acompanhado de seus pais, Shelly e Malki.
Omer foi sequestrado durante o festival de música Nova, em 7 de outubro de 2023, e passou 505 dias em cativeiro na Faixa de Gaza. Ele ficou conhecido internacionalmente ao ser fotografado vestindo a camisa da Seleção Brasileira no momento de seu sequestro, durante os ataques do Hamas a Israel. Desde fevereiro de 2025, quando foi libertado, Omer percorre o mundo participando de eventos e encontros com líderes políticos para defender a causa daqueles que ainda permanecem em Gaza. Esta foi sua primeira visita ao Brasil após a libertação, marcada por momentos de forte emoção e solidariedade.
Omer relembrou detalhes dolorosos: o momento em que, ainda dançando no festival, ouviu os primeiros disparos de mísseis; quando foi levado para a Faixa de Gaza juntamente com Itay e Maya Regev, os 50 dias que passou sozinho em uma cela minúscula e totalmente escura nos túneis de Gaza, sem poder se levantar e sobrevivendo com apenas um biscoito por dia.
Claudio Lottenberg reforçou que a história de Omer vai além das fronteiras e simboliza a luta contra o extremismo: “Não é apenas sobre a dor do povo judeu, mas sobre a defesa de todos os que prezam pela liberdade e pela vida. Não podemos aceitar que o terrorismo continue impune. Ao receber Omer, reafirmamos nosso compromisso de combater o antissemitismo, a banalização do Holocausto e de defender o direito do Estado de Israel viver em paz e segurança.”
Com serenidade, Omer resumiu a força que o sustentou: “A fé me manteve firme. Sempre acreditei que voltaria para casa, mesmo sem saber como ou quando.” E encerrou o encontro com uma frase que emocionou a todos: “Eu sou Omer Shem Tov e sou um homem livre. Am Israel Chai.”
RAV SANY RECEBE MADSON HENRIQUE, VEREADOR DE JUNDIAI/SP
O vereador Madson Henrique (PL), de Jundiai, interior de São Paulo, se reuniu com Rav Sany, num encontro abençoado, produtivo, em que falaram do trabalho do parlamentar, que está em seu segundo mandato e vem defendendo os valores conservadores, em geral, e Israel, em particular, com forte atuação contra o antissemitismo e a desinformação. Falaram também sobre o trabalho realizado pelo Instituto Rav Sany e a respeito do novo livro do rabino a ser lançado em breve.
Madson Henrique nasceu em São Luís do Quitunde, interior de Alagoas, e encontrou em Jundiaí o ambiente ideal para desenvolver suas habilidades. Em 2020 foi eleito vereador com 3.052 votos, dando início a um mandato marcado pelo diálogo, pela proximidade com a população e pela busca de soluções reais. O reconhecimento veio em 2024, quando foi reeleito com expressivos 5.167 votos, consolidando sua representatividade e compromisso com Jundiaí.
JORGE BODANZKY NA KOBBI GALLERY
Aconteceu em São Paulo, mais precisamente na Kobby Gallery, localizada na Vila Madalena, no Beco do Batman, um bate papo com o fotógrafo e diretor de cinema Jorge Bodanzky.
Jorge Bodanzky nasceu em São Paulo em 1942 e formou-se em cinema pela Escola de Design de Ulm, na Alemanha.
Iniciou sua carreira como fotógrafo e estreou como diretor de cinema com o filme Iracema, uma transa amazônica de 1974, após ter fotografado dez filmes de longa-metragem entre 1968 e 1974.
No bate papo, ele respondeu perguntas sobre seu curta metragem “Brasília em super-8”, que conta com registros de 1964 a 1970 feitos quando Bodanzky era estudante da Universidade de Brasília. Além de falar um pouco sobre seu curta, sua exposição de fotos também foi debatida com os convidados.
CHAZIT RIO RECEBE NELSON KUPERMAN, SEU FUNDADOR E EX-PRESIDENTE DA ARI – ASSOCIAÇÃO RELIGIOSA ISRAELITA
Shnat Chazit 2025, snifim RJ, SP e POA com Diane e Nelson Kuperman, fundador da Chazit
Pra sempre Chazit! O ex-presidente da ARI, Nelson Kuperman, foi convidado pela madrichá do Shnat da Chazit, Sargento Rebecca K. Kelner, a falar sobre a criação do Movimento Juvenil do qual foi fundador.
Os jovens da mishkat Shnat Chazit 2025 – snifim RJ, SP, POA – compartilharam suas dúvidas ante os desafios que enfrentam para fortalecer a tnuá.
Chazit Rio no shnat 2025, com Diane e Nelson Kuperman (fundador da Chazit) e Rebecca K.Kelner, madrichá do shnat.
Demonstraram entusiasmo contagiante que merece, na sua volta, todo o apoio das lideranças comunitárias para desenvolver seus projetos fundamentais para a continuidade do movimento neste tempo tão difícil para o povo judeu.
Kol hakavod por seu engajamento. Exemplo de coragem e compromisso com o movimento e suas comunidades.
A GUERRA DAS NARRATIVAS: PRIMEIRO PORTA-VOZ BRASILEIRO DAS FORÇAS DE DEFESA DE ISRAEL LANÇA LIVRO SOBRE BASTIDORES DA COMUNICAÇÃO NO ORIENTE MÉDIO
Rafael Rozenszajn, primeiro porta-voz das Forças de Defesa de Israel (IDF) em português e advogado especialista em Direito Internacional, cumpriu agitada agenda no Brasil para mostrar o verdadeiro lado da guerra em Gaza, a convite do Hillel Rio de Janeiro e Hillel São Paulo, entidades voltadas ao fortalecimento da identidade judaica entre jovens universitários e vinculadas à organização global Hillel International. Foi recebido por vários canais de televisão e proferiu palestras em várias associações judaicas de São Paulo e Rio de Janeiro, como por Ricardo Berkiensztat no Fisesp Debate Podcast, Rav Sany e Hebraica de São Paulo, onde teve debate mediado pelo jornalista Roberto Cabrini (vide matéria nesta edição, na página da Hebraica).
Aproveitou para lançar o livro A Guerra das Narrativas (Editora Citadel). A obra revela como manchetes fora de contexto, imagens manipuladas e discursos parciais moldam a percepção internacional sobre Israel e o Hamas, transformando a comunicação em um campo de batalha tão decisivo quanto o militar.
Com base em sua experiência de 18 anos no Exército de Israel, onde atuou em funções militares e jurídicas, Rafael relata os bastidores da guerra informacional, analisando os desafios de enfrentar o terrorismo em meio à pressão internacional e à polarização nas redes sociais. O livro tem prefácio do ministro do STF André Mendonça e posfácio do presidente da Conib, Claudio Lottenberg.
Nascido no Rio de Janeiro, com mestrado em Direito Público e Internacional pelas universidades de Tel Aviv e Northwestern (EUA), Rafael destaca que “a guerra de narrativas é o maior desafio no combate ao terrorismo e para a construção de caminhos efetivos para a paz”.