AMIZADE VERDADEIRA – RAV EFRAIM BIRBOJM
Valorize seus amigos, em especial aqueles que realmente se importam e se preocupam com você.
“Um navio naufragou durante uma tempestade no mar, mas apenas Moshé e Reuven sobreviveram, nadando até uma pequena ilha deserta. Os dois, que eram bons amigos, sem saber o que fazer para serem resgatados, concordaram que não havia outro recurso a não ser rezar para D’us. No entanto, para descobrir de quem era a reza mais poderosa, eles concordaram em dividir o território entre eles e ficar em lados opostos da ilha.
A primeira coisa que fizeram foi rezar por comida. Na manhã seguinte, Moshé viu uma árvore frutífera no seu lado da ilha e pôde comer seus frutos, mas a parte de Reuven permaneceu estéril. Depois de uma semana, Moshé começou a se sentir muito sozinho e decidiu rezar por uma esposa. No dia seguinte, outro navio naufragou na região e o único sobrevivente foi uma mulher, que nadou até o lado dele da ilha. Do outro lado, nada aconteceu.
Logo Moshé rezou por uma casa, por roupas, por mais comida. No dia seguinte, como mágica, tudo isso foi dado a ele. No entanto, Reuven continuava sem nada. Finalmente, Moshé rezou por um barco, para que ele e sua esposa pudessem deixar a ilha. Ao acordar, ele encontrou um barco atracado no seu lado da ilha. Moshé, muito contente, embarcou com sua esposa, mas decidiu deixar Reuven na ilha. Ele considerou Reuven indigno de receber as bênçãos de D’us, uma vez que nenhuma de suas rezas havia sido respondida. Quando o navio estava prestes a partir, Moshé ouviu uma Voz Celestial estrondosa:
– Por que você está deixando seu amigo na ilha?
– Minhas bênçãos são somente minhas, já que fui eu que rezei por elas – respondeu Moshé – As rezas de Reuven ficaram sem resposta. Por isso, acho que ele não merece nada.
– Você está enganado! – a Voz Celestial o repreendeu – Ele fez apenas uma reza, e Eu o atendi. Se não fosse por isso, você não teria recebido nenhuma das Minhas bênçãos. E você sabe o que ele pediu? Ele rezou para que todas as suas rezas fossem atendidas.”
Valorize seus amigos, em especial aqueles que realmente se importam e se preocupam com você.
RAV EFRAIM BIRBOJM
Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, começou seu processo de Teshuvá (retorno ao judaísmo) aos 25 anos, através da Instituição “Binyan Olam”. Atualmente comanda uma comunidade em São Paulo, cuja missão é oferecer a oportunidade de crescimento espiritual para o público já observante da Torá, bem como oferecer a oportunidade de pessoas não observantes se aproximarem um pouco mais do judaísmo.