PALAVRAS SÃO NOSSOS MESTRES – RABINO NISSIM KATRI
Cada pessoa tem um impulso inerente para controle e poder. Podemos usá-lo para o mal e, por exemplo, procurar o controle sobre outras pessoas. Por outro lado, podemos usá-lo para o bem e tentarmos controlar nossos próprios impulsos e necessidades. De qualquer maneira, é muito frustrante descobrir que algo está além do nosso controle.
Palavras estão dentro do nosso controle até as falarmos; depois, não podemos controlar seus efeitos. No melhor dos cenários, podemos nos retratar sobre aquilo que foi dito, mas isso só coloca uma força contentora para o efeito que já foi criado. Não podemos fazer um “recall” para as nossas palavras. Frequentemente nos achamos sem força e sujeitos às consequências daquilo que dissemos e, nesses casos, as palavras que dizemos realmente se tornam nossos mestres.
Como podemos evitar este sentimento de impotência? Devemos controlar o nosso discurso e aprender a calar quando não temos nada construtivo a dizer. E se, sim, temos o que falar, devemos escolher nossas palavras muito cuidadosamente.
Quando devermos escolher um patrão ou mestre, certamente seremos cuidadosos em nossa seleção. Não devemos ser menos cuidadosos com nossas palavras.
RABINO NISSIM KATRI
RABINO NISSIM KATRI – É emissário do Rebe de Lubavitch e diretor do Beit Chabad de Belo Horizonte/MG. . Foi dos primeiros rabinos a serem ordenados no Brasil.







