MINHA MENSAGEM DE 4.000 ANOS PARA 2.500 ESTUDANTES JUDEUS EM NOVA YORK – POR TZVI FREEMAN
Neste último Shabat, 8 de novembro de 2025, cerca de 2.500 estudantes judeus de Casas Chabad ao redor do mundo se reuniram para um Shabat no Brooklyn. Tive o privilégio de fazer a drashah (suponho que isso se chame sermão) na manhã de Shabat.
Por entregar, quero dizer gritar. Não tem microfone no Shabat. É um salão grande. Estudantes universitários não são conhecidos por sua quietude. Eu conhecia o desafio, mas estava à altura. Não há grupo de pessoas com quem eu adoraria conversar—ou gritar—mais do que essas.
Aqui está o que eu disse:
Primeiro, vamos esclarecer isso. Não há multidão de pessoas mais importantes para o mundo agora do que as pessoas nesta sala. A energia nesta sala pode mudar tudo. Qualquer um de vocês pode mudar tudo. Estamos em um momento da história que é crítico, e vocês estão no vórtice. Tudo depende de você.
Acabamos de ler sobre Abraão. Abraão foi o primeiro judeu. Ainda existe realmente apenas um judeu, Abraão. E esse judeu é você, e você, e você, e todos os outros judeus nesta sala. O exterior muda, o interior permanece o mesmo. Você é Abraham.
Então, a questão é: Abraão era ortodoxo?
O que é ortodoxo? Pergunte ao Grok. Significa manter as crenças aceitas de alguma religião.
“Ei, Abe! Você é ortodoxo?”
Ele vai dizer: “O quê, eu sou ortodoxo? Minhas crenças são minhas crenças. Eu os posso. Eles são eu.”
Então, você é conservador?
“Conservadora?! Eu sou um revolucionário! Eu quero mudar o mundo!”
E quanto à Reforma?
“Eu não reformo ídolos. Eu quebro eles. Eu não reformo pessoas. Eu os ensino a serem a alma divina que Deus os fez ser.”
Portanto, nenhum desses rótulos funciona, certamente não para Abraão. Só há uma forma de descrever Abraão: tudo nele era autenticamente dele.
E é isso que significa ser judeu: ser real.
Vou te dizer o quão real. As convicções de Abraão eram tão profundas, tão reais, que ele repreendeu Deus, para garantir que Ele as mantivesse. E ele venceu. Isso é loucura. Mas é de verdade. Acabamos de ler sobre isso agora.
Dizem que ele quebrou todos os ídolos da casa do pai. Todos, exceto o maior. Quando o pai chegou em casa e perguntou o que diabos ele fez, ele respondeu: “Por que me culpar? Olhe para aquele ídolo grande, o que ainda está de pé. Talvez ele tenha feito!”
Seu pai disse: “Isso é ridículo! Não consegue se mover. Não pode lutar. Não pode fazer nada!”
Então Abraão retrucou: “Então você também não acredita neles. Ninguém acredita neles. Todo mundo está fazendo o que todo mundo faz. Eles fazem isso porque os professores lhes disseram. Ou simplesmente não querem ser cancelados. Ou porque é a coisa legal de se fazer. Ou porque eles usam palavras grandes que ninguém entende e palavras chocantes que ninguém quer repensar.”
“Faço o que acredito. Então eu quebrei seus ídolos.”
Abraham era um homem perigoso para a sociedade. Ele era um rebelde e um líder. Não um líder que olha por cima do ombro para ver se alguém está acompanhando. Um líder que caminha em frente porque sabe para onde quer ir. E quando as pessoas veem alguém que sabe para onde quer ir, elas seguem. Porque eles não fazem ideia de onde querem ir.
Para ser judeu hoje, você tem que ser um líder. Hoje, você não pode sobreviver como um judeu de verdade seguindo o caminho. Você tem que assumir sua identidade judaica. Você precisa aprender muita Torá e torná-la sua.
Você precisa ser uma pessoa que compartilhe sabedoria. Porque Abraão é sábio. E nós, judeus, temos sabedoria. Aprenda. Tire um ou dois meses para ficar na yeshiva e faça dela sua. Depois, compartilhe com o mundo.
Você tem que cuidar de cada pessoa que conhece. Porque Abraão se importava com cada ser humano, porque todos carregam dentro de si a imagem divina. E quando você cuida deles por causa dessa imagem divina, você a descobre e ela brilha.
Você tem que andar com firmeza. Porque Abraão é alto. Esqueça o clichê do sofrimento e das pessoas perseguidas. Nada foi mais prejudicial. Somos o povo judeu com uma longa e nobre história de orgulho e resiliência.
Vocês, jovens e vibrantes judeus nesta sala, têm o poder de mudar o mundo. De alguma forma, foram suas almas que foram escolhidas para o trabalho.
Quando Abraão olhou para o céu noturno, viu você brilhando ali. Ele continuou por sua causa. Ele sabia que haveria um despertar tremendo no fim do nosso exílio, uma geração de jovens reacendendo sua chama das brasas úmidas. Uma geração que tornaria realidade todos os sonhos de todos os seus descendentes de quatro milênios e traria esse sonho para a terra.
Faça isso. Agora. Sério.
FONTE: Minha mensagem de 4.000 anos para 2.500 estudantes judeus em NY – Chabad.org
Tzvi Freeman
Stream The Raw Chossid | Listen to Rabbi Tzvi Freeman on Teshuva playlist online for free on SoundCloud
Tzvi Freeman é o autor de Bringing Heaven Down to Earth e, mais recentemente, Wisdom to Heal the Earth . Assine The Daily Dose of Wisdom e Freeman Files para atualizações regulares.
Mais de Tzvi Freeman | RSS








