DESIRÉE SUSLICK COMANDOU PALESTRA SOBRE OS “ACORDOS DE ABRAÃO”
A jornalista Desirée Suslick, que desde o início do ano dá palestras mensais na Hebraica de São Paulo, sempre na primeira quinta-feira de cada mês, comandou neste mês de novembro uma que, embora voltada ao público 60 +, atraiu pessoas das mais variadas faixas etárias, dada a importância do tema abordado que foi sobre os “Acordos de Abraão”, um marco recente da diplomacia no Oriente Médio. Desirée destacou sua relevância histórica e os desafios a eles associados.
E gabarito ela tem de sobra, pois tem acompanhado de perto, ao longo da sua trajetória como jornalista, temas como Israel, judaísmo, geopolítica do Oriente Médio e assuntos contemporâneos do mundo judaico.
Sobre os “Acordos de Abrahão” ela explica: “Firmados a partir de 2020, esses acordos estabeleceram relações diplomáticas formais entre Israel e países como Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Marrocos, Sudão e, mais recentemente, Casaquistão, abrindo caminhos de cooperação em áreas como economia, tecnologia, turismo e segurança. O objetivo central foi promover aproximação, estabilidade e diálogo em uma região historicamente marcada por tensões”.
Foi um encontro rico em informações e reflexões, que proporcionou ao público uma visão ampla e equilibrada sobre um tema de extrema relevância global. Ressalte-se, porém que, embora os “Acordos de Abraão” sejam um passo importante, a paz duradoura no Oriente Médio exige diálogo inclusivo, respeito mútuo e a resolução de questões profundamente enraizadas.






















