EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE E FAZ ACONTECER

Fred e Max Strozenberg, Claudio e Ida Lottenberg, Flavia de Picciotto Terpins, Claudio Epelman, Avi Gelberg, Jack e Denise Terpins e Paola de Picciotto, Senador americano John Fetterman, Deputada por NY Elise Stefanik, Ronald Lauder, Octávio Aronis , Victor Nigri, Lucas Gualtieri, Christian Vianna, Armando Antão Cortez, David Tabatschnic, Leonardo Vissoky, Andressa Lima, Tiago Amaral, Prefeito de Londrina, Agostinho Turbian, Nadav Peretz, Mariam Dimitri, Debora Sór, Mórris Litvak, Elaine Pimenta, Fabio Chelmiski, Eve Pekelman e Laura Feldman.


PRÊMIO THEODOR HERZL É ENTREGUE PELO CONGRESSO JUDAICO MUNDIAL EM NY

O Congresso Judaico Mundial (WJC) realizou no dia 10/11, o seu jantar anual em NY, homenageando com o Prêmio Theodor Herzl, dois proeminentes legisladores americanos por sua liderança na defesa das comunidades judaicas e por seu firme apoio ao Estado de Israel.

Fred e Max Strozenberg, Claudio e Ida Lottenberg, Flavia de Picciotto Terpins, Claudio Epelman, Avi Gelberg, Jack e Denise Terpins e Paola de Picciotto.

O presidente do WJC, Ronald S. Lauder, concedeu o reconhecimento mais elevado da Organização ao senador pela Pensilvânia John Fetterman e à deputada por Nova York Elise Stefanik, outorgando o Prêmio Herzl, pela dedicação de ambos no combate ao antissemitismo, tanto nacional quanto internacional, bem como à sua firmeza em preservar e fortalecer o vínculo singular entre Israel e os Estados Unidos.

O nome do Prêmio, Theodor Herzl do WJC, é um pleito ao visionário fundador do sionismo moderno, e é concedido anualmente a indivíduos de destaque cujo trabalho reflete os ideais de Herzl e sua crença na proteção do povo judeu e na garantia de seu futuro.

Max Strozenberg e Jack Terpins com a Deputada Elise Stefanik

Na ocasião, o presidente do WJC Ronald Lauder destacou a posição dos políticos: “Vocês se posicionaram contra a assustadora ascensão do antissemitismo e do ódio ao sionismo, de forma pública, sem desculpas de modo inequívoco, em defesa do Estado de Israel e do povo judeu”.

Jack Terpins, na oportunidade, deu as boas-vindas ao ativista Avi Gelberg que, a partir deste ano, passa a integrar o Congresso Judaico Mundial.

A Conib esteve representada pelo seu presidente Claudio Lottenberg, e do Brasil também participaram do evento, Chella Safra, Denise Terpins, Flavia de Picciotto Terpins, Paola de Picciotto, Ida S. Lottenberg, Max e Fred Strozenberg.

A cerimônia de premiação, realizada em Nova York, reuniu líderes de governo, diplomacia, filantropia e das artes, refletindo a ampla coalizão do WJC engajada na defesa dos valores democráticos e no combate ao antissemitismo em todas as suas formas.

Crédito das fotos: Shahar Azran


CONIB PARTICIPA DE EVENTOS E ENCONTROS COM AUTORIDADES EM BRASÍLIA

A CONIB participou nos dias 12 e 13 de novembro de uma série de eventos e reuniões com autoridades em Brasília para discutir temas como terrorismo e segurança.

O evento promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESPMU), sob a organização do Procurador da República Lucas de Morais Gualtieri, abordou o tema “Nexo Crime-Terror: Os vínculos entre o crime organizado e o terrorismo no Brasil”.

O painel “Redes de Ameaças Híbridas e o Papel da América Latina no Terrorismo Internacional” ministrado pelo cientista político Emanuele Ottolenghi, teve como objetivo a apresentação de uma visão estratégica sobre o papel da América Latina nas redes globais de financiamento e apoio ao terrorismo, com foco na atuação do grupo terrorista Hezbollah como ameaça híbrida, enquanto o painel “Os nexos do crime e o terror na América Latina”, ministrado pelo agente da Polícia Federal Christian Vianna de Azevedo, teve como objetivo apresentar a essência e um breve histórico do terrorismo global, analisando suas diversas circunstâncias, com especial destaque para a relação direta entre a atuação do crime organizado e o terrorismo.

Também foi abordado “O nexo entre o terrorismo e o crime organizado transnacional: o caso AMIA, o papel do Hezbollah e os desafios contemporâneos da cooperação jurídica internacional”, ministrado por Armando Antao Cortez, titular da Secretaria da Análisis Integral del Terrorismo Internacional (SAIT, Argentina), que analisou a ligação entre o terrorismo e crime organizado transnacional sob a ótica argentina, a partir do caso AMIA e da atuação do Hezbollah.

Participaram do encontro Lucas Gualtieri (Procurador da República), os diretores de Segurança da CONIB Octávio Aronis e Victor Nigri e a advogada da instituição Andressa Lima; Armando Antão Cortez (Titular da SAIT, Argentina), David Tabatschnic (Gerente de Segurança da Federação Israelita do Paraná); Leonardo Vissoky (Gerente de Segurança da Federação Israelita do Rio Grande do Sul), além de representantes da Polícia Federal.

A equipe também esteve na sede da Polícia Federal, em Brasília, e no Superior Tribunal de Justiça, onde participou de reuniões com o intuito de estreitar relações institucionais, bem como promover diálogos e ações voltadas ao combate à intolerância, discurso de ódio, racismo e o terrorismo.

Na foto: Octávio Aronis (Diretor de Segurança da CONIB), Victor Nigri (Diretor de Segurança da CONIB), Lucas Gualtieri (Procurador da República), Christian Vianna (Agente da Polícia Federal), Armando Antao Cortez (Titular da SAIT, Argentina), David Tabatschnic (Gerente de Segurança da Federação Israelita do Paraná), Leonardo Vissoky (Gerente de Segurança da Federação Israleita do Rio Grande do Sul) e a advogada Andressa Lima, do departamento jurídico da CONIB.


FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO NORTE DO PARANÁ

Tiago Amaral, Prefeito de Londrina, será o anfitrião do Fórum Norte-Paranaense de Desenvolvimento Econômico que acontece no próximo dia 9 de dezembro, às 13h, no Parque de Exposições Governador Ney Braga, em Londrina, no Paraná.

Com foco em promover o desenvolvimento econômico da região norte do Paraná, o Fórum busca fortalecer ações conjuntas, atrair investimentos e incentivar parcerias público-privadas que impulsionem projetos estruturantes. Será realizado pela GCSM (Global Council for Sustaintable Management) que possui vasta experiência neste segmento, contando com apoio da Sociedade Civil Organizada, Prefeituras, Instituições, entidades, associações públicas e privadas e tendo à frente Agostinho Turbian (foto), presidente da organização.

O evento reunirá autoridades e lideranças dos municípios de Apucarana, Arapongas, Cambé, Ibiporã, Londrina e Rolândia, com o objetivo de promover integração, cooperação e alinhamento de políticas públicas e privadas voltadas ao fortalecimento do desenvolvimento econômico regional.

O encontro, restrito a convidados, contará com a presença de empresários, autoridades do governo federal e estadual, ministros, senadores, deputados, prefeitos, vereadores e secretários. Sua presença será de grande importância para o fortalecimento das ações conjuntas em prol do desenvolvimento do Norte Paranaense.


CIP DISCUTIU O FUTURO DOS 50+ EM ENCONTRO SOBRE EMPREGABILIDADE E EMPREENDEDORISMO

Nadav Peretz, Mariam Dimitri, Debora Sór e Mórris Litvak

A Congregação Israelita Paulista (CIP) realizou, no dia 18 de novembro, em sua Sede, o encontro “Empregabilidade e Empreendedorismo 50+”. O evento teve como objetivo inspirar, capacitar e criar conexões de valor entre profissionais maduros, discutindo tendências, desafios e oportunidades para quem busca reinvenção profissional após os 50 anos. O encontro contou ainda com tradução em Libras, reforçando o compromisso da CIP com acessibilidade e inclusão.

Com uma programação diversificada, o evento abordou temas como inovação, empreendedorismo, segurança financeira, protagonismo e futuro do trabalho. Para a presidente da CIP, Laura Feldman, discutir longevidade ativa é urgente e essencial:

“A demografia já fala por si. Essa geração é ativa e tem enorme potencial. Parcerias entre empresas e o Estado serão fundamentais para garantir fluidez na empregabilidade 50+, valorizando a qualidade desses profissionais e promovendo relações intergeracionais qualificadas. Precisamos ter consciência disso.”

Elaine Pimenta, Fabio Chelmiski, Eve Pekelman e Laura Feldman

Diretora da Rede Mulher Empreendedora, maior comunidade de empreendedorismo feminino do país, Lilian Natal destacou que o empreendedorismo pode ser um caminho potente para a maturidade, desde que acompanhado de abertura para o novo.
“A principal atitude é ter um pensamento de crescimento. É preciso desaprender velhos conceitos para abrir espaço para novos. No empreendedorismo, começar pequeno, validar ideias e entender qual dor você quer resolver faz toda a diferença.”

Fundador da Maturi — plataforma referência em recolocação e empreendedorismo para pessoas acima de 50 anos — Mórris Litvak apresentou dados do mercado e trouxe dicas práticas para quem busca recolocação. “O mais importante é estar aberto a mudanças e aprender coisas novas sempre. Não dá para ficar parado achando que só existe uma forma de trabalhar. Mesmo quem tem dificuldade digital consegue aprender — basta buscar ajuda, cursos e profissionais. Superar o medo é fundamental.”

Mariam Dimitri, especialista em longevidade e reinvenção, reforçou a importância de assumir o protagonismo na transição para novas fases da vida:
“Aos 50, 60 ou 70 anos estamos criando novos modelos de vida. É essencial ter curiosidade, aprender sempre e usar toda a experiência acumulada sem ficar preso ao passado. Protagonismo, propósito e sonho são pilares dessa nova etapa.”

Na sequência, Nadav Peretz, cofundador da consultoria de investimentos Mani, abordou organização financeira como base para autonomia e liberdade na maturidade: “Nunca é tarde para começar a guardar dinheiro. O essencial é disciplina — tanto para investir quanto para usar os recursos na hora certa. A aposentadoria não é apenas previdência: é planejamento, consciência e equilíbrio.”

Após as apresentações, os participantes se reuniram para um coffee e um momento vibrante de networking. O espaço favoreceu trocas ricas de experiências, início de novas parcerias, compartilhamento de desafios e estímulo à colaboração entre profissionais de diversas áreas, reforçando mais uma vez o compromisso da CIP com iniciativas que promovem qualidade de vida, inclusão e capacitação.