NÃO JULGAR PELO RESULTADO – RABINO NISSIM KATRI

Em nossa sociedade, orientada para produtividade e resultado, tendemos a valorizar o resultado ao invés do processo. Sucesso é louvado e fracasso é condenado, e temos pouco interesse nas circunstâncias sob as quais eles foram alcançados.

Esta atitude pode ser justificável no mercado, já que o comércio vive de acordo com o resultado final. Mesmo assim, nossas preocupações com o comércio não devem influenciar nosso pensamento de que o sucesso ou o fracasso sejam nossos critérios de valor.

D’us não nos julga de acordo com os resultados. D’us sabe que as pessoas têm controle apenas daquilo que elas fazem, mas não sobre os resultados, que podem ter um caráter aleatório. A virtude ou o pecado são determinados não pelas concretizações, mas por aquilo que fazemos e porque fazemos.

Já que a Torá nos chama a “andar em Seus caminhos”, a imitar a D’us na melhor maneira que possamos, devemos julgar as pessoas por suas ações, e não por seus resultados. Este sistema é aplicado a nós mesmos também. Devemos tentar fazer nosso máximo de acordo com a melhor orientação ética e moral. Quando fazemos assim, nosso comportamento é louvável, não importando o resultado de nossas ações.


RABINO NISSIM KATRI

RABINO NISSIM KATRI – É emissário do Rebe de Lubavitch e diretor do Beit Chabad de Belo Horizonte/MG. . Foi dos primeiros rabinos a serem ordenados no Brasil. Saiba mais.

www.chabadbhz.com.brchabad.bhz@terra.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.