UNIFESP INAUGURADA COMO CENTRO MÉDICO DE EXCELÊNCIA DA FIFA

182_medicina_1.1

“A união de forças das duas maiores universidades médicas do país (UNIFESP e USP) contribuirá e engrandecerá a ciência do futebol no cenário nacional e internacional”.

Credenciada pela FIFA, entidade máxima do futebol mundial, em cerimônia realizada no dia 1 de julho, no anfiteatro Leitão da Cunha, a disciplina de Medicina Esportiva e Atividade Física do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da EPM/UNIFESP passa a ser um Centro Médico de Excelência no Brasil para o tratamento e acompanhamento da saúde e bem-estar de atletas que encontrarão uma equipe de especialistas de diferentes ramos. Trabalhando em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), ambas as instituições realizaram atividades ligadas ao ensino, assistência e pesquisa na área do futebol e sob a coordenação do escritório médico da própria FIFA.

“A data de hoje é muito importante para nós, sendo um compromisso assumido com seriedade e responsabilidade pela nossa instituição. A união de forças das duas maiores universidades médicas do país contribuirá e engrandecerá a ciência do futebol no cenário nacional e internacional”, falou Moisés Cohen (foto), coordenador do Centro FIFA – Unifesp e chefe do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da EPM/Unifesp.

O professor Antonio Carlos Lopes, diretor da Escola Paulista de Medicina, concordou com a importância dessa parceria entre as instituições. “Esse é um momento muito importante para a EPM. Tenho a absoluta certeza que esse trabalho em conjunto não irá decepcionar a confiança que foi depositada pela FIFA, cumprindo com todos os objetivos no seu mais alto grau”.

“Nós temos a honra de sediar esse centro de referência que certamente trará conhecimentos para a nossa universidade”, disse a reitora Soraya Smaili, que assumiu o cargo em fevereiro deste ano e é a primeira mulher a dirigir a UNIFESP.

José Auricchio Junior, secretário do esporte do estado de São Paulo, destacou a relevância desse momento. “Acredito que a Unifesp vem sendo coroada com o reconhecimento da FIFA, transformando o seu departamento em um Centro de Excelência. Parabenizo a instituição que abraça conceitos primordiais que são o ensino, pesquisa e serviço, se tornando um destaque no cenário nacional e ganhando esse crédito significativo”.

O chefe do escritório médico da FIFA e presidente do F-Marc, professor Jiri Dworak, realizou uma palestra sobre os Centros de Excelências FIFA, ressaltando que a “união dessas universidades, com seu alto padrão científico, trará benefícios, experiências e troca de conhecimentos fora e dentro do campo de futebol”.

182_medicina_1.2

Por fim, duas homenagens foram realizadas: ao próprio professor Jidi Dworak, recebendo uma camisa da seleção brasileira de futebol, e aos atletas ali presentes – Clodoaldo, Nenê, Basílio, Zé Elias e Zetti –, exibindo um vídeo com os melhores momentos desses jogadores. Em seguida, fechando a cerimônia de acreditação, houve o descerramento da placa que sinaliza o Centro Médico de Excelência da FIF – EPM/Unifesp.

A cerimônia contou com a presença de outras autoridades políticas e da área da saúde e esporte, docentes e alunos da Unifesp.


Fonte: UNIFESP

20
20