RECEITAS DA BRANCA

176_sabores_2.1


 

COSTELA DE BOI NA PRESSÃO

190_sabores_2.1

Ingredientes:

1 1/2 quilo de costela de boi em pedaços, 2 colheres de sopa de azeite, 2 cebolas em rodelas finas,3 dentes de alho amassados, 1 folha de louro, 4 colheres de sopa de folhas de sálvia fresca (opcional), sal

Modo de fazer:

Arrumar os ingredientes em uma panela de pressão, em camadas. Primeiro o azeite, metade da cebola, carne, sal, alho, cebola, salvia e louro.
Tampar a panela e deixar cozinhar por 40 minutos depois que der a pressão.


FAROFA ESPECIAL

Ingredientes:

200 gramas de farinha de milho em flocos, 50 gramas de farinha de mandioca torrada, 1/2 xícara de azeitonas verdes sem caroço, 2 dentes de alho picados, 1 cebola picadinha, 100 ml de azeite, 2 colheres de sopa de manteiga, 4 linguiças defumadas cortadas em rodelas, 1/2 xícara de cheiro verde picado, 2 ovos duros picados

Modo de fazer:

Aquecer o azeite e a manteiga. Refogar o alho e acebola. Juntar a linguiça e refogar bem. Juntar asfarinha de milho, sal, pimenta e mexer bem. Juntar a farinha de mandioca. Misturar e junatr os outros ingredientes. Servir imediatamente.


 

QUINDIM DIET

Ingredientes:

250 ml de leite
6 gemas
1/2 copo de adoçante em pó, que possa ir ao forno
1 col. sopa de manteiga sem sal
100 gramas de coco ralado em pacote, hidratado com 1/2 xícara de água

Modo de fazer:

Bater todos os ingredientes no liquidificador. Untar uma forma para pudim com margarina e polvilhar com adoçante. Assar, sem cobrir, em banho-maria por cerca de 20 minutos. Desenformar morno, quase frio.


 

DICAS, TRUQUES E CURIOSIDADES

– Beterrabas

Cozinhe as beterrabas com a casca e um pedacinho do caule para que elas não “desbotem” e fiquem bem vermelhinhas.

– Carne macia

Para verificar se um pedaço de contra-filé ou uma picanha estão macias, faça o seguinte com a carne ainda crua: contra-filé – aperte o dedo no meio da peça de carne. O dedo deve ficar bem marcado; picanha- aperte o dedo no meio da peça de carne. A marca do dedo não deve ficar marcada, o dedo entra na carne, mas ela volta ao normal.

– Cebola

Se você não quiser que a salada fique com cheiro forte de cebola, deixe a cebola, já picada, de molho em um pouco de água com açúcar por 30 minutos antes de usá-la. Para tirar o cheiro de cebola das mãos, passe um pouco de pó de café usado antes de lavar as mãos.


 

Branca Sister é carioca, formada em Administração de Empresas, com especialização em Psicopedagogia e sempre foi uma eterna apaixonada pela gastronomia. Já foi dona de um pequeno restaurante, de um bufê de sobremesas e, atualmente, trabalha com consultoria em gastronomia. É autora de dois livros, ambos sobre alimentação infantil. O primeiro, “Alimentação Infantil: um guia prático para as mães”, foi lançado pela Editora LTC em 1989. O segundo, “Socorro, meu filho não quer comer”, foi lançado pela Editora Campus-Elsevier em 2004.

20
20