HOSPITAL ALBERT EINSTEIN TERÁ CURSO DE MEDICINA EM 2015
Cem vagas anuais para um novo curso de medicina vão ser oferecidas, a partir de 2015, pelo Hospital Israelita Albert Einstein, um dos mais bem conceituados do país.O Einstein deve investir R$ 50 milhões para a construção da faculdade e o prédio ficará ao lado da instituição, no bairro do Morumbi, em São Paulo.
Há cerca de seis meses, a instituição discute com o Ministério da Educação a abertura da graduação e a decisão foi confirmada nesta semana.
“O Einstein tem uma área de atuação no ensino bastante significativa. Já caminhávamos nesse sentido, e coincidiu de o governo estar preocupado com essa questão”, disse à Folha Claudio Lottenberg, presidente da instituição.
O hospital já oferece vagas de enfermagem, residências médicas, pós-graduação e cursos técnicos.
A nova graduação será na cidade de São Paulo e utilizará a estrutura do hospital, referência no atendimento de alta complexidade. Os alunos poderão ainda atuar no hospital municipal do M’ Boi Mirim, administrado pelo Einstein.
“Isso não significa que esses médicos são para São Paulo. A formação é geral”, afirma Lottenberg.
A intenção do governo é criar 11,4 mil vagas de Medicina até 2017. A expectativa é que a disposição do hospital paulistano estimule outras entidades de peso a tomar decisão semelhante.
“É uma grande iniciativa para a medicina no Brasil. Temos excelentes faculdades privadas, mas vamos ter um centro de referência nacional abrigando o processo de formação”, disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
Ainda não há decisão sobre o valor da mensalidade do curso no Hospital Israelita Albert Einstein. O hospital pretende ainda ampliar o número de vagas de residência – das atuais 70 para 100 -, a partir de 2014.
Fonte: Folha de São Paulo – www1.folha.uol.com.br