SEMELHANÇA DIVINA – RABINO NISSIM KATRI

RABINO NISSIM KATRI


Só dois seres têm livre arbítrio: D’us e o homem. Este é o significado do fato do homem ter sido criado à semelhança Divina.

A liberdade de escolha é um presente Divino. D’us deu ao homem dois presentes incríveis: habilidades espantosas e liberdade de escolha. É trágico quando muito freqüentemente o homem rejeita ambas.

Alguns filósofos e psicólogos negam que o homem tem livre arbítrio. Um robô computadorizado pode parecer ter habilidade de escolher. Realmente, a única coisa que ele faz é aquilo que ele foi programado para tanto. Ele não pode iniciar algo à sua escolha. Eles dizem que isto é verdade também com o homem.

Há um apelo para este tipo de pensamento. Quando Jó não conseguia explicar porque ele tinha sido feito para sofrer, ele concluiu que todas as ações humanas são determinadas e não é resultado de livre arbítrio. Desta maneira, Jó foi capaz de se omitir de qualquer responsabilidade daquilo que lhe acontecia. É confortável ser capaz de evitar responsabilidade.

Algumas vezes a pessoa pode renunciar à sua liberdade de escolha. Ela pode deixar ser controlada pelo seu corpo, impulsos, amigos, ou pelo seu ambiente. Crianças algumas vezes dizem: “Ele que me fez fazer isto!”

Só dois seres têm livre arbítrio: D’us e o homem. Este é o significado do fato do homem ter sido criado à semelhança Divina. Pessoas sábias prezam sua identidade. Só um tolo renunciaria à ela.


RABINO NISSIM KATRI – É emissário do Rebe de Lubavitch e diretor do Beit Chabad de Belo Horizonte/MG. Saiba mais.       

 www.chabadbhz.com.br – e-mail: chabad.bhz@terra.com.br

20
20