GASTRONOMIA COM SAÚDE – ZIVA BAHBOUTH

194_sabores-1.1


Aprenda a fazer gratin de berinjelas e tomates  e saiba porque a berinjela é uma grande aliada na luta contra o colesterol e tem propriedades diuréticas e laxativas.

 

BERINJELA

 

Benefício saúde

A berinjela tem muita água sendo por este motivo pobre em calorias. Ela é uma grande aliada na luta contra o colesterol e tem propriedades diuréticas e laxativas em razão de sua riqueza em potássio e fibras. Seu consumo contribui com a drenagem do fígado, do pâncreas e dos rins. As fibras (pectinas) que ela contém melhoram o trânsito intestinal, sem contudo agredir intestinos sensíveis.

 

Como escolher

Escolha uma berinjela de tamanho médio, de casca bem lisa e brilhante e de polpa bem firme.

 

Como conservar

A berinjela deve ser manipulada com cuidado. Ela conserva-se por uma semana no refrigerador e  congela-se melhor depois de cozida com outros legumes.

 

Você sabia?

Segundo estudos americanos, a berinjela teria a propriedade de limitar o aumento do colesterol no sangue e ajudaria também na proteção das artérias e na prevenção de doenças cardiovasculares.


GRATIN DE BERINJELAS E TOMATES

194_sabores-1.2 - Cópia

194_sabores-1.4


Modo de fazer

194_sabores-1.3 - Cópia

  1. Tire a pele dos tomates após tê-los aferventado durante 15 segundos. Corte-os em quatro e retire as sementes.

Lave as berinjelas. Corte cada uma em 6 fatias de

1 cm de espessura.

  1. Preaqueça o forno a 150C (termostato 5). Acomode os quartos de tomate em uma forma untada com óleo. Alinhe as rodelas de berinjela ao lado e vaporize com óleo de oliva. Ponha no forno e deixe por 30 minutos.
  2. Aumente a temperatura do forno para 175o C (termostato 5-6) e unte levemente com óleo uma forma refratária. Corte a mozzarela em fatias de 2 ou 3 mm de espessura. Tire a forma do forno, arrume metade das rodelas de berinjela na forma refratária e coloque uma fatia de mozzarela sobre cada uma delas. Recubra com os quartos de tomate, salgue e apimente e reinicie a operação com o resto das berinjelas e dos tomates. Distribua as alcaparras, as azeitonas, e os raminhos de alecrim e coloque no forno por 20 minutos.
  3. Espalhe os pinholes e sirva quente.

 

ZIVA BAHBOUTH – Pesquisadora permanente de assuntos relacionados com uma alimentação saudável. Saiba mais.

zivaba@hotmail.com

 

20
20