RECEITAS DA BRANCA

176_sabores_2.1

Nesta edição Branca Sister ensina a fazer um delicioso bacalhau gratinado e um quiche de espinafre. De quebra, dicas, truques e curiosidades.


BACALHAU GRATINADO

197_sabores_1.1

Ingredientes:
1 quilo de lombo de bacalhau dessalgado,
1 quilo de batata inglesa cortadas em rodelas finas,
½ quilo de cebola cortada em rodelas finas,
5 dentes de alho triturados,
1/2 litro de molho bechamel,
½ molho de cheiro verde,
½ molho de coentro,
½ xícara (de chá) de farinha de rosca,
50 gramas de queijo parmezão ralado,
1 xícara (de chá) de farinha de trigo,
250 ml de azeite de oliva,
50 gramas de champignon fatiado.

Modo de fazer:
Refogar a batata com azeite. Temperar com sal, juntar 1 xícara (de chá) de água, tampar a panela e deixar cozinhar. Reservar.
Refogar o alho e a cebola com azeite. Juntar o champignon fatiado, refogar bem e reservar. Temperar o bacalhau com limão. Passar na farinha de trigo e fritar com bastante azeite. Reservar.
Juntar a farinha de rosca com o cheiro verde picado, coentro picado e queijo picado. Reservar.
Arrumar em um refratário do seguinte modo: uma camada de batatas, uma camada de cebolas, o bacalhau e o molho bechamel. Salpicar com a mistura de farinha de rosca, regar com azeite e levar ao forno para gratinar.


QUICHE DE ESPINAFRE

197_sabores_1.2

Ingredientes:
1 maço de espinafre cozido em água e sal
1 ovo
50 gramas de queijo parmesão ralado
½ xícara de leite
50 gramas de queijo amarelo cortado em cubinhos (opcional)

Modo de fazer:
Picar o espinafre e colocar em um refratário pequeno untado com margarina. Colocar o queijo em cubinhos sobre o espinafre. Bater o ovo com um garfo, juntar o leite e o queijo parmesão e colocar sobre o espinafre. Levar ao forno à 180° C, sem tampar, até que esteja firme.


DICAS, TRUQUES E CURIOSIDADES

 – Como cozinhar massas

Cozinhe a massa só com água fervente e sal. Mexa bem para que fique bem soltinha. Antes de escorrer, reserve 3 conchas da água do cozimento (para cada 500 gramas de massa). Escorra, não lave, e volte para a panela. Junte azeite e a água reservada.

– Como cozinhar milho no microondas

Limpar e lavar a espiga de milho. Enrolar em filme plástico. Colocar no microondas, na potência máxima, por 3 minutos. Caso deseje cozinhar 2 espigas, bastam 5 minutos.

– Como cozinhar quiabo sem baba

Para que o quiabo não fique com aquela baba quando cozido, lave-o sem cortar e coloque-o numa tigela com um pouco de suco de limão. Deixe por 15 minutos. Depois lave ligeiramente, corte e cozinhe.

– Como fazer para que a couve flor cozida fique branquinha

Para manter a couve-flor branca, adicione um pouco de leite a água do cozimento.

– Como fazer um bolo fofinho

Retire os ovos, manteiga (ou margarina) e leite da geladeira com antecedência, para que esses ingredientes estejam em temperatura ambiente quando você for bater o bolo. Não bata demais as claras em neve. Isso deixa o bolo mais seco. Deixe a forma untada antes de bater o bolo, pois a massa do bolo não deve “descansar”. Ela deve ir ao forno imediatamente após terminar de bater. Quando retirar a forma do forno, não coloque sobre uma superfície fria, como mármore. Procure colocar sobre o fogão, sobre um prato.

– Como fazer uma salada de frutas sem que as frutas fiquem escuras

Quando você for fazer uma salada de frutas, evite que as frutas que já foram picadas fiquem escuras. Basta espremer um pouco do suco de laranja sobre as frutas ou usar umas gotinhas de limão.


BRANCA SISTER é carioca, formada em Administração de Empresas, com especialização em Psicopedagogia e sempre foi uma eterna apaixonada pela gastronomia. Já foi dona de um pequeno restaurante, de um bufê de sobremesas e, atualmente, trabalha com consultoria em gastronomia. É autora de dois livros, ambos sobre alimentação infantil. O primeiro, “Alimentação Infantil: um guia prático para as mães”,  foi lançado pela Editora LTC em 1989. O segundo, “Socorro, meu filho não quer comer”, foi lançado pela Editora Campus-Elsevier em 2004.

Fonte: www.receitasdabranca.com.br

20
20